O tema da corrupção no Brasil é pauta para os poderes: imprensa, judiciário, legislativo, executivo, religioso e das ONGs. A enxurrada de denúncia que veiculam diariamente nas mídias é reflexo de um problema estrutural de nossa Nação. Sabemos que a exposição repetitiva dos fatos pode causar o fenômeno da psicoadaptação, que é a adaptação psicológica, que cria mecanismos psíquicos de resistência à reação, ou seja, cria um estado de passividade. Para romper com esse estado de passividade é preciso pensar e agir, porque a práxis é o antídoto para o entorpecimento físico e mental.
Diante de tamanho escândalo os brasileiros apenas comentam no seu dia a dia, na hora do almoço e no cafezinho, depois dormem e sonham. No dia seguinte a rotina das agendas se apresenta e o passado, passou. Esse conformismo, que muitas pessoas culpam o próprio povo, pelo simples fato do povo votar é angustiante, revoltante e indignante. Podemos perguntar: quem é culpado pela corrupção? Todos nós, principalmente os mais bem formados e informados. Darcy Ribeiro nos ajuda com essa questão: Somos inocentes? Quem, letrado, não tem culpa neste país de analfabetos? Quem, rico, está isento de responsabilidades neste país da miséria? Quem, saciado e farto, é inocente neste nosso país da fome? Somos todos culpados.
Atualmente Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, supostamente o engenheiro de uma empresa gigantesca de corrupção, que se ramificou em setores diversos do Estado e da sociedade civil, está nas pautas e agendas. O que veio a tona é o efeito necessário da causa. Um País estruturalmente corrupto produz corrupção. Por trás da cachoeira descobriu-se o oceano. Surpresa! A pergunta é simples: de onde vem e para onde vão as águas? As águas, os dinheiros... se mergulhar fundo na cachoeira acessará um oceano de peixes grandes e pequenos, será que os mergulhadores dessa cachoeira tem coragem e braços suficientes para ir até o limite e romper as fronteiras e encarar o oceano? Eis o grande desafio! Por isso, e infelizmente, é mais provável que a cachoeira termine na pizzaria.
*Guarda Civil de São Bernardo do Campo, Especialista em Segurança Pública, Filósofo, Psicanalista e Escritor.
Oséias Francisco da Silva
Especialista e Consultor em Segurança Pública
Filósofo
Psicanalista
Tel,: 8309-3008
Twitter: @oseiasfilosofo
Facebook: oseiasbrasileiro@ig.com.br
"A segurança é indivisível. Ou existe igual segurança para todos ou não há segurança para ninguém. ( ... ) A segurança de cada nação depende da segurança de todos os membros da comunidade humana."
(Mikhail Gorbachev)
Nenhum comentário:
Postar um comentário