Guarda promete reforçar rondas no São George




Essa foi a promessa do Inspetor Meirelles, comandante da Guarda Civil de Cotia que participou na sexta-feira de reunião com moradores, assustados com a onde de assaltos no bairro, conforme relataram ao cotiatododia na semana passada. (leia aqui).
A reunião, na quadra do bairro, foi organizada por moradores e comerciantes. Aproximadamente 90 pessoas compareceram, a maioria comerciantes, muitos vítimas de mais de um assalto nos últimos meses.  Além do inspetor Meirelles, que representou o secretário de segurança Cilso Cardoso. Também participou o Tenente Dias, da Polícia Militar.
APROXIMADAMENTE 90 PESSOAS PEDEM O FIM DA VIOLÊNCIA NO PARQUE SÃO GEORGE
Duas horas antes, para surpresa dos moradores, na região da quadra onde ocorreria a reunião, cones obrigavam motoristas  a reduzir a velocidade, viaturas, motos e dezenas de policiais  faziam blitz. Tudo uma grande coincidência, segundo o Tenente Dias. Ele também disse que nem sabia da reunião e que a blitz no São George já estava programada e contava com reforços de policiais de outras cidades. 
O tenente, que embora tenha dito que foi pego de surpresa com a reunião e que não poderia participar o tempo todo porque estava no comando da operação, acabou ficando até o final. Disse que não tinha números específicos dos crimes na região e que esses assuntos são tratados na reunião do Conselho de Segurança – Conseg, que acontecem uma vez por mês. E lamentou a não participação dos comerciantes e moradores do bairro. “Se vocês tem interesse em resolver esse problema precisam participar”, enfatizou.  A fala do policial foi reforçada pela vice presidente do Conseg Maria Goreti Camarano. Segundo ela, a única forma de a comunidade ser ouvida é por meio do Conselho de Segurança, pois lá todas as reclamações são encaminhadas à coordenadoria estadual e posteriormente ao Governador Geraldo Alckmin.  E reforçou a importância da realização do Boletim de Ocorrência.
Os moradores seguiram questionando a falta de policiamento no bairro e a ausência, principalmente da Policia Militar, o que facilita a ação dos bandidos.
Tanto a PM como a Guarda Civil  garantem que as rondas estão sendo feitas, o que não convenceu os moradores.  “Qual a solução então? Os responsáveis pela segurança perderam a linha?” perguntou Luiz Gustavo Napolitano.  A comerciante Neide Silva reforçou a importância da união dos moradores na resolução do problema.
COMUNIDADE, PM E GUARDA CIVIL DISCUTEM SEGURANÇA
O inspetor Meirelles, disse que tão logo leu a matéria docotiatododia com as reclamações dos moradores intensificou a ronda no bairro e reforçou para que todos usem os telefones de emergência disponíveis a qualquer sinal de movimentação suspeita.  Segundo ele, Guarda Civil e PM vem fazendo operações conjuntas em toda a cidade. “O prefeito pediu que déssemos apoio à PM devido à falta de policiamento do Estado. E estamos fazendo o possível”.  
E DO LADO DE FORA, A COINCIDENTE BLITZ DA PM
O vice prefeito Moises Cabrera chegou no final da reunião e disse que o Prefeito está em conversas com o Governador do Estado em busca de mais recursos para diminuir os índices de violência na cidade e que enquanto isso, reforçam a Guarda Civil.
O responsável pela resposta que toda a comunidade esperava foi o inspetor Meirelles: “A partir de hoje (1º de junho), estamos colocando mais 3 viaturas da ROMU – Ronda Ostensiva Municipal - na região da Granja Viana”, disse o comandante da Guarda à reportagem do cotiatododia.  Segundo ele atualmente a Granja Viana conta com seis viaturas circulando entre o Parque São George e o Jardim Santa Maria, no km 21. Agora serão 9, que devem permanecer até que o índices de furtos e roubos diminuam.
O Tenente Dias foi mais modesto e disse apenas que irá 

enviado por 
GCCotia 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário