Secretária Nacional de Segurança Pública visita o Comando Geral da Guarda Civil Metropolitana – SP.






            No dia 04 de maio de 2012, a Secretária Nacional de Segurança Pública Regina Miki visitou o Comando  Geral da Guarda Civil Metropolitana de São Paulo.
            Na ocasião a mesma foi recebida pelo Comandante Geral da Guarda Civil Metropolitana e Presidente do Conselho  Nacional das Guardas Municipais Joel Malta de Sá  e pelo Secretário Municipal de Segurança Urbana Edsom Ortega Marques.
            A Secretária conheceu a Central de Telecomunicações, a Sala de Videomonitoramento, além da Sala de Situação e outras instalações do Prédio do Comando Geral da GCM.
            Dentre os assuntos tratados e de interesse da Corporação, os principais foram:

  1. Aposentadoria Especial para as Guardas Municipais:

Ao contrário de alguns informes de que as Guardas Municipais foram retiradas do Projeto de Lei Complementar que dispõe sobre a aposentadoria especial, cabe informar que  as Guardas Municipais estão contempladas no   Substitutivo ao Projeto de Lei Complementar Nº 330, de 2006, o qual considera como atividade de risco a atividade exercida em Guarda Municipal.

  1. Marco Regulatório das Guardas Municipais

A Sra. Secretária informou que o texto final do Projeto de Lei que trata do  Marco Regulatório das Guardas Municipais está em fase final de revisão, o texto será encaminhado ao Presidente do Conselho Nacional das Guardas Municipais para divulgação.

A expectativa é de que o mesmo seja aprovado este ano.

  1. Congresso Nacional das Guardas Municipais

A Sra. Secretária achou importante e estratégica  a mudança da data de realização do 22º Congresso Nacional das Guardas Municipais, o qual ocorreria nos dias 26, 27 e 28 de setembro de 2012.

A previsão é realizarmos o Congresso no mês de novembro-12, em data a ser divulgada dentre alguns dias.

 A Sra. Secretária informou que fará todos os contatos necessários para que a Excelentíssima Sra. Presidenta da República Dilma Roussef  faça a abertura do Evento, o que seria de extrema importância para as Guardas Municipais em um ano tão importante para o nosso segmento.
Brasília - O governo federal pretende lançar nos próximos meses o Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública. A ferramenta, anunciada em fevereiro pelo ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, prevê um sistema de informação com dados atualizados de segurança pública e padronização do registro de ocorrências no país.

Outros informes serão transmitidos posteriormente.

Um  grande abraço a todos.

JOEL MALTA DE SÁ
Comandante Geral da Guarda Civil Metropolitana
Presidente do Conselho Nacional das Guardas Municipais


Um comentário:

  1. MUITO BOM PARA NOSSA EVOLUÇÃO DE SEGURANÇA PÚBLICA RECONHECIDA PELA AUTORIDADE DE SECRETÁRIA, DRa. REGINA MIKI .

    ResponderExcluir