Evento comemora cinco anos da Operação Defesa das Águas em São Paulo


No período, invasões desenfreadas foram contidas e 12.500 construções ilegais foram demolidas

O evento aconteceu neste sábado (31/03), no Parque Barragem, localizado na Represa Guarapiranga – Rua Doutor Caetano Pedaglia Sobrinho, 41. Participaram das comemorações o Secretário municipal de Segurança Urbana, Edsom Ortega, o diretor geral de parques da SVMA Valdir Ferreira, representando o Secretário municipal do Verde e Meio Ambiente, Eduardo Jorge; o Subprefeito da Capela do Socorro, Marco Antonio Augusto; a Inspetora Regina Carla do comando Sul e membros da Guarda Civil Metropolitana, a Policia Militar Ambiental, o Grupo de escoteiros Mirins e de entidades da sociedade civil.

Durante o encontro foi lançado livro alusivo a Operação, que foi autografado pelo Coordenador da Operação, Edsom Ortega e por Valdir Ferreira, além do plantio de árvores, atividades esportivas, culturais e exposição dos trabalhos realizados pela Secretaria do Verde e Meio Ambiente, Subprefeituras, Guarda Ambiental e Policia Militar Ambiental.

“Agradeço a participação dos organismos integrantes da Operação e do apoio da população, que foi fundamental para que pudéssemos conter as invasões e as depredações e também devolver à represa para os paulistanos. Doze mil e quinhentas construções irregulares foram demolidas em toda cidade, em áreas de interesse ambiental. Outra conquista foi à criação da Guarda Ambiental que hoje conta com mais de 540 Guardas, 80 viaturas Pickups, motos e barcos e voos de helicópteros para fiscalizar os parques e perímetros ambientais coibindo os crimes contra o meio ambiente e fazendo a proteção necessária. Se hoje temos um resultando positivo é pela participação de todos”, afirmou Ortega.

Para o diretor de parques Valdir Ferreira “O aniversário é momento de revermos o que fizemos, quais foram os avanços e o que precisar ser aprimorado. Quando fazemos isso, eu fico muito feliz, muito satisfeito por saber que há cinco anos atrás começamos um projeto modesto que hoje já melhorou as condições de nossas águas, restaurou nossos mananciais, proporcionou lazer e qualidade de vida aos cidadãos com a construção de parques e foi expandido para outras regiões da cidade. Mais de cinquenta novos parques já foram entregues."

Além dos trabalhos com vistas à preservação dos mananciais, a Guarda Ambiental também esta atuando de forma integrada com a Marinha para alertar os condutores de motos aquáticas e embarcações, orientar banhistas e a população para que todos possam utilizar a represa Guarapiranga e a “praia paulistana” com segurança.

A ação integrada que está sendo implantada na represa Guarapiranga vai se estender à Represa Billings e Várzea do Tietê. As operações envolvem agentes da Marinha, do Corpo de Bombeiros, da Guarda Civil Metropolitana, da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente e das Subprefeituras de Parelheiros, Campo Limpo, M´Boi Mirim.

Sobre a Operação Defesa das Águas


Criada em 2007, a Operação Defesa das Águas trata-se de um conjunto de medidas da Prefeitura de São Paulo e do Governo do Estado para proteger, controlar e recuperar as áreas de interesse público, ambientais, mananciais e de risco. A Guarda Ambiental, com a colaboração dos órgãos parceiros da Operação, impede invasões e propicia a manutenção das áreas recuperadas, evitando crimes ambientais.
Até o momento, foram realizados 12.500 desfazimentos de construções ilegais e implantados 50 parques para garantir a recuperação dos espaços que foram protegidos ou mantidos preservados sem alterações referentes e/ou expansões de construções ilegais.
Também foram realizados trabalhos de conscientização com a sociedade, investidos mais de cem milhões na criação e revitalização de parques, além do trabalho de despoluição de mais de cem córregos.


A Guarda Ambiental


Para atuar na Operação Defesa das Águas, a prefeitura criou a Guarda Ambiental em 2007, braço da GCM, que atualmente possui um efetivo de 540 guardas. A fiscalização dos 126 perímetros ambientais, que somam uma área de 70 milhões de m², realizada pela corporação conta com viaturas, motos e vôo de helicóptero.

Texto: Monique Côrrea

Fotos: Guty/SMSU

Nenhum comentário:

Postar um comentário