Escritório da ONU abordará a direção sob o efeito de drogas para prevenir mortes nas estradas


(UNDOC)Apesar de o álcool ser a substância psicoativa que conta com mais registros de acidentes entre os motoristas, há uma crescente preocupação com os relatos cada vez mais frequentes de mortes nas estradas relacionadas ao uso de medicamentos ou drogas ilícitas. Para debater esse tema, em evento paralelo durante a Comissão das Nações Unidas sobre Entorpecentes 2012, delegações discutirão os avanços alcançados e os resultados do 1º Simpósio Internacional sobre Direção Prejudicada por Causa do Uso de Drogas, realizado em Montreal, no Canadá em julho do ano passado.

Essa é também a agenda do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes (UNODC), que terá foco na conscientização sobre os riscos para a segurança pública de dirigir sob o efeito de drogas em seus próximos programas de apoio. O órgão devem incluir em seus programas o conhecimento sobre a situação legal e métodos de aplicação da lei.

“Precisamos desenvolver mensagens específicas para cada grupo de pessoas, tais como a juventude que fuma maconha enquanto dirige, ou motoristas mais velhos que podem estar tomando medicamentos de prescrição por diferentes motivos”, disse Michel Perron, diretor do Centro Canadense sobre o Abuso de Substâncias, instituição que ajudou na realização do Simpósio.

Em reconhecimento a esse problema emergente, em 2011, a Sessão da Comissão de Drogas Narcóticas (CND) do UNODC aprovou a Resolução 54/2 que reconhece a importância de uma abordagem coordenada para tratar das consequências para a saúde e para a segurança pública da direção sob o efeito de drogas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário