O vereador Carlos Apolinário (DEM) defendeu a implantação do pedágio urbano na cidade de São Paulo. O parlamentar, autor do Projeto de Lei (PL) 316/2010, que institui a criação da taxa, falou durante o grande expediente da sessão ordinária da Câmara Municipal nesta terça-feira (13). Para ele, São Paulo deveria se juntar a cidades como Londres, Estocolmo e Milão, que adotaram a medida e são consideradas exemplos de sucesso. Durante seu discurso, Apolinário ressaltou que o pedágio urbano é uma proposta defendida por vários especialistas. “Não sou eu quem está falando que a medida seria boa para cidade, o urbanista Cândido Malta, por exemplo, também defende a tarifa. De acordo com ele, cerca de 450 mil carros deixariam de circular no Centro de São Paulo, caso existisse o pedágio”, sinalizou o vereador. Ainda citando o urbanista, Apolinário apresentou um cálculo de que apenas para dar vazão ao volume de carros integrados à frota paulistana anualmente, a cidade precisaria construir 50 quilômetros de avenidas de duas mãos, com quatro pistas de rolamento cada, todos os anos. A criação de um pedágio urbano em São Paulo não seria eficaz apenas para solucionar os problemas de trânsito. “Se menos carros circulassem na cidade, a poluição do meio ambiente seria menor, o que seria bom para todos”, apontou o vereador. De acordo com o texto do Projeto de Lei de Apolinário, toda a verba arrecadada seria revertida para investimento em transportes públicos, como metrô. Contrário ao PL, o vereador Claudio Prado (PDT) argumentou que existem outras maneiras de solucionar esses problemas. “Sou contra a criação de um pedágio urbano. Outra saída para resolver a questão do trânsito seria a descentralização da cidade. Deveriam ser criados empregos em outras regiões para que as pessoas não precisassem se locomover tanto”, disse. LEI FEDERAL No início deste ano, a presidente Dilma Rousseff sancionou a Lei de Mobilidade Urbana, que permite aos municípios cobrarem pedágio para diminuir o trânsito de automóveis. Um dos principais objetivos desta medida seria estimular o transporte coletivo e reduzir a emissão de poluentes. |
quinta-feira, 15 de março de 2012
PEDÁGIO URBANO É DISCUTIDO DURANTE SESSÃO ORDINÁRIA
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário