quinta-feira, 15 de março de 2012

PEDÁGIO URBANO É DISCUTIDO DURANTE SESSÃO ORDINÁRIA


PLENARIO-1332012-Rtto_1707-72-ABRE

O vereador Carlos Apolinário (DEM) defendeu a implantação do

pedágio urbano na cidade de São Paulo. O parlamentar, autor do

Projeto de Lei (PL) 316/2010, que institui a criação da taxa, falou

durante o grande expediente da sessão ordinária da

Câmara Municipal nesta terça-feira (13).


Para ele, São Paulo deveria se juntar a cidades como Londres,

Estocolmo e Milão, que adotaram a medida e são consideradas

exemplos de sucesso. Durante seu discurso, Apolinário ressaltou

que o pedágio urbano é uma proposta defendida por vários especialistas.

“Não sou eu quem está falando que a medida seria boa para cidade,

o urbanista Cândido Malta, por exemplo, também defende a tarifa.

De acordo com ele, cerca de 450 mil carros deixariam de circular no

Centro de São Paulo, caso existisse o pedágio”, sinalizou o vereador.

Ainda citando o urbanista, Apolinário apresentou um cálculo de que

apenas para dar vazão ao volume de carros integrados à frota paulistana

anualmente, a cidade precisaria construir 50 quilômetros de avenidas de

duas mãos, com quatro pistas de rolamento cada, todos os anos.

A criação de um pedágio urbano em São Paulo não seria eficaz apenas

para solucionar os problemas de trânsito. “Se menos carros circulassem

na cidade, a poluição do meio ambiente seria menor, o que seria bom para

todos”, apontou o vereador.

De acordo com o texto do Projeto de Lei de Apolinário, toda a verba

arrecadada seria revertida para investimento em transportes públicos,

como metrô. Contrário ao PL, o vereador Claudio Prado (PDT)

argumentou que existem outras maneiras de solucionar esses problemas.

“Sou contra a criação de um pedágio urbano. Outra saída para

resolver a questão do trânsito seria a descentralização da cidade.

Deveriam ser criados empregos em outras regiões para que as

pessoas não precisassem se locomover tanto”, disse.

LEI FEDERAL

No início deste ano, a presidente Dilma Rousseff sancionou a

Lei de Mobilidade Urbana, que permite aos municípios

cobrarem pedágio para diminuir o trânsito de automóveis.

Um dos principais objetivos desta

medida seria estimular o transporte coletivo e reduzir

a emissão de poluentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário