terça-feira, 20 de março de 2012

ENCONTRO BUSCA ENVOLVIMENTO DA CIDADE EM AÇÕES SUSTENTÁVEIS


SUSTENTABILIDDAE-1332012-RttodSousa_1698-72-ABREO I Encontro de Ações Afirmativas para uma Cidade Sustentável ocorreu nesta terça-feira na Câmara Municipal e chamou a população para tomar parte nas ações de melhoria da qualidade de vida na cidade, em especial no que diz respeito aos resíduos sólidos.

Annabella Andrade, da ONG Comunidade Brasil, organizadora do encontro, explicou que o objetivo do evento é "buscar maneiras de replicar ações afirmativas em bairros verticalizados", ao exemplo do que tem sido feito na Bela Vista e Consolação.

Nos dois bairros citados por Annabella, mutirões mensais para revitalizar as regiões têm sido bem-sucedidos. Segundo ela, além de melhorar o ambiente, com pinturas, manejo de canteiros e recolhimento de lixo, eles fazem com que as pessoas "se conversem". "Usamos até carro de som para chamar os moradores", lembrou.

Para o vereador Eliseu Gabriel (PSB), que trouxe o evento ao Palácio Anchieta, a configuração dos bairros é o maior entrave da cidade de São Paulo às mudanças. “As comunidades estão desestruturadas. Não há o encontro", lamentou. "Não dá para por a culpa no Prefeito, nem em ninguém. A cidade está crescendo no isolamento, em condomínios fechados que não interagem com o resto", explicou.

O parlamentar criticou ainda a parcela da população que tem “mania de reclamar e não de ajudar”. Annabella também acredita que falta ativismo na sociedade civil, e que caberia ao poder público sensibilizá-la. "Os serviços já existem, basta procurar. Tudo que foi requisitado nos mutirões foi feito", argumentou.

(13/3/2012 - 15h42)

Nenhum comentário:

Postar um comentário