sexta-feira, 9 de março de 2012

COI - Centro de Operações e Inteligência



COI

Além do orçamento previsto para a área de Segurança, em 2009, o prefeito Reinaldo Nogueira (PMDB) destinou mais R$ 1,9 milhão para investimentos. A maior conquista para o setor naquele ano foi a implantação do COI (Centro de Operações e Inteligência). Ele possui ferramentas digitais e equipamentos de última geração para monitoramento e fiscalização. O Coade (Centro de Operações, Atendimento e Despacho) foi modernizado e transferido para o COI, localizado no entroncamento da avenida Presidente Getúlio Vargas com a Conceição.

Até o final de 2011 foram recebidas 70 visitas de polícias, do Ministério da Defesa, estados como Amazonas e Bahia, além das cidades de Buenos Aires (Argentina) e Miami (EUA). Até o momento, seis secretários de estado de Segurança Pública conheceram a inovação. Autoridades do Rio de Janeiro também vieram conhecer o sistema para que ele seja implantado na Copa do Mundo, em 2014 e nos Jogos Olímpicos, em 2016.

Conheça as ferramentas do COI:

GPS – todas as viaturas foram equipadas com GPS. O sinal emitido por cada uma delas é recebido em um mapa digital de 3 x 2 metros que está no COI. Ele mostra a localização em tempo real de cada veículo. Com isso fica mais fácil saber quem está mais próximo da ocorrência a ser atendida ou ainda na localização de um desses carros ou motos quando estiver em local de difícil acesso.

Rádio Digital – as viaturas também foram equipadas com rádio digital. Isso impede que os bandidos consigam "copiar" a freqüência e ouvir o que a GM comunica. Com o Rádio Digital só tem acesso os cadastrados no sistema. Ele possui ainda um botão de "pânico". Caso o guarda esteja com algum problema ou em alguma situação de risco, não precisa fazer nenhuma chamada, basta apertar o botão que automaticamente os operadores do COI passam a ter acesso livre ao áudio produzido dentro da viatura. Também é possível acender o giroflex, falar pelo alto falante e desligar a viatura via COI, mas isso ainda não foi habilitado.

Geofone - quando alguém liga para o 153, na tela do computador do atendente, aparece uma foto da casa de onde chega a ligação, número do telefone e endereço. Com um click no mouse é possível visualizar outras fotos da residência, inclusive uma vista do alto. Também se pode ver o quarteirão inteiro apenas passando as imagens. Isso pode dar suporte para os guardas chegarem até a casa com as características dela, no atendimento de uma ocorrência ou para evitar trotes e avisar um morador sobre um assalto no vizinho.

Câmeras – já começaram as instalações de câmeras de segurança e elas se estenderão durante os próximos anos para os principais pontos e entradas e saídas da cidade. São câmeras estáticas e Dome (que têm giro 360º e zoom). Teve início estudo para integrar as câmeras dos radares no sistema de Segurança. Elas ajudam a fiscalizar veículos e atitudes de suspeitos. Até o momento, funcionam 14 câmeras Dome e 18 fixas, um total de 32.

Software de monitoramento de placas – a Prefeitura uniu o que há de melhor em tecnologia de Segurança em cada município visitado desde o ano passado e criou um software completo. Ele fiscaliza sozinho, sem a necessidade de funcionários para monitorar, placas de todos os veículos que entram e saem da cidade. Se a placa de um automóvel suspeito for inserida no programa, quando ele for flagrado por alguma das câmeras de monitoramento um alarme é acionado dentro do COI e o operador aciona as viaturas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário