sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Operação apreende 46 mil produtos pirateados em Shopping no Brás

O Gabinete de Segurança e a Secretaria Municipal de Segurança Urbana iniciaram nesta quinta-feira (26/1) uma operação de fiscalização no Shopping Galeria Family, localizado no Brás, ao lado da Feira da Madrugada. No total, foram apreendidos 46 mil produtos de pirataria/falsificados e ilegais.


O Gabinete de Segurança e a Secretaria Municipal de Segurança Urbana divulgaram balanço parcial das apreensões da operação conjunta dos organismos, iniciada nesta quinta-feira (26/1), com vistas a coibir irregularidades no Shopping Galeria Family, localizado no Brás, ao lado da Feira da Madrugada. Até o momento foram vistoriadas 34 lojas das 230 que serão fiscalizadas. No total, foram apreendidos 46 mil produtos de pirataria/falsificados e ilegais, predominando relógios, bolsas e vestuário. O término da operação dependerá do andamento dos trabalhos de fiscalização dos organismos do Gabinete de Segurança e do volume de apreensões que forem feitas.

crédito da foto - Marcelo Ulisses

O Shopping Galeria Family já foi multado duas vezes pela Prefeitura por falta de documentação e deverá ser lacrado após o término da fiscalização. A Subprefeitura da Mooca e o Procon poderão aplicar novas multas no estabelecimento e nas lojas por irregularidades e crime contra o consumidor.

A Subprefeitura Mooca notificou além do estabelecimento, todas as lojas do Shopping para providenciarem a apresentação de licença de funcionamento. Os documentos fiscais dos produtos e das lojas serão analisados pela Receita Estadual e Secretaria de Finanças.

Na operação, 218 pessoas foram qualificadas, das quais 160 brasileiros e 58 estrangeiros, sendo que quatro foram conduzidos à Polícia Federal, por falta de documentação e podem ser expulsos do país. Todos os demais responderão a inquérito e poderão ser indiciados pelo DEIC, conforme o enquadramento nos crimes que forem constatados.

Durante semanas, os órgãos de inteligência confirmaram o comércio de produtos ilegais em grande parte das 230 lojas do estabelecimento, que fica ao lado da do Pátio do Pari-Feira da Madrugada.

Atuam na operação, direta ou indiretamente, agentes Guarda Civil Metropolitana, das Polícias Federal, Civil (DEIC) e Militar, das Secretarias Municipais de Segurança Urbana e de Coordenação das Subprefeituras-CCOI/Sub Mooca, integrantes do Conselho Nacional de Combate à Pirataria (Ministério da Justiça), entre outros. A Guarda Civil Metropolitana está preservando o local para a agilidade e segurança da operação.

O objetivo das operações é a verificação de documentos fiscais e pessoais de lojistas, administradores, funcionários e outros no local, com vistas a identificar irregularidades, sobretudo produtos envolvidos em pirataria/falsificação/contrafação, contrabando/ descaminho, origem duvidosa/carga roubada, sonegação fiscal, funcionamento irregular e outros delitos penais, civis e administrativos.


Balanço das Operações


Foram apreendidos na cidade de São Paulo, entre dezembro de 2010 a janeiro de 2011, 37 milhões de produtos ilegais, avaliados em 1,9 bilhão de reais, em 67 operações nos grandes estabelecimentos e shoppings na cidade de São Paulo. Além disso, foram apreendidos 20 milhões de produtos irregulares, incluindo os falsificados, em ações do comércio ilegal nas ruas de São Paulo, pelas Subprefeituras com apoio da Operação Delegada e da GCM.

A participação da comunidade é fundamental, denunciando através dos telefones: 153 da Guarda Civil Metropolitana e 190 da Polícia Militar, ao tomar conhecimento de locais e estabelecimentos que vendam produtos ilegais, pirateadas e contrabandeadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário