A capacitação teve como objetivo a formação de multiplicadores, além de mostrar quais são os procedimentos em emergências com produtos perigosos para prevenir os acidentes e oferecer um atendimento integrado de forma qualificada

O curso “Primeiro no local” foi promovido pela Comissão Municipal de Transporte de Cargas e Produtos Perigosos (CMTCPP), presidida pela Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, e aconteceu nos dias 15 e 16 de fevereiro no auditório do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), na Rua Jaraguá, 858 – Bom Retiro.
Para o Coordenador de Ações Preventivas e Recuperativas da Defesa Civil Municipal, Ronaldo Malheiros Figueira, a capacitação foi relevante e “mostrou aos agentes, principalmente àqueles que circulam nas ruas da cidade, como que devem agirem ao se depararem com tais emergências”. Ronaldo ainda enfatizou que um dos principais assuntos abordados foram as normas de segurança, “pois todo cuidado é necessário para que não haja graves conseqüências”, ressaltou.
Participaram do encontro cerca de 50 agentes entre Coordenadores Distritais de Defesa Civil e representantes da Guarda Civil Metropolitana (GCM), da Secretaria do Verde e Meio Ambiente (SVMA), da Coordenação de Vigilância em Saúde (COVISA), da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), Serviço De Atendimento Móvel De Urgência (SAMU), do Corpo de Bombeiros e do Centro de Controle Integrado da Secretaria Municipal das Subprefeituras (CCOI).
No primeiro dia, os alunos aprenderam o conteúdo teórico. E, no segundo, foram apresentados alguns casos práticos e, logo após, os participantes se dividiram em três grupos e realizaram um simulado sobre como agir em acidentes de produtos químicos, colocando em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula.
Durante a capacitação foram abordados os seguintes assuntos: Plano de Ação de Emergência; competências de cada órgão; fluxos de acionamento; Objetivos, composição e ações realizadas pela CMTCPP; Introdução às emergências químicas; Perigos associados aos produtos químicos; Aspectos básicos da legislação no TRPP; Identificação e classificação de produtos perigosos; Ações de resposta do Setor Saúde; e Procedimentos básicos como a avaliação inicial da ocorrência, o acionamento e as ações de combate.
O Inspetor de Superintendência de Planejamento da GCM, Ricardo Franco de Melo, disse que “o curso foi importante, pois capacitou servidores de diversos órgãos que podem se deparar com um acidente de produtos químicos e ensinou a identificar o produto e seus riscos”.
A Comissão
A CMTCP, que é presidida pelo coordenador geral da Defesa Civil, Jair Paca de Lima, foi criada pela lei nº 11.638, de 17 de maio de 1993, para discutir e traçar estratégias referentes ao transporte de produtos químicos na cidade.
O cadastro e a licença especial para o transporte de produtos perigosos devem ser requeridos junto ao Departamento de Operação do Sistema Viário (DSV). Além disso, é necessário que seja enviado o Plano de Atendimento a Emergências – PAE à Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente (SVMA).
Produtos Perigosos
Os produtos perigosos são as substâncias ou artefatos que colocam em risco a vida das pessoas, o meio ambiente e a segurança pública. Podem ser de natureza inflamável, explosiva, tóxica, corrosiva e radioativa; além disso, podem estar na forma sólida, líquida ou gasosa.
Texto: Camila Diodato/SMSU
Imagem: Marcelo Ulisses/SMSU
Nenhum comentário:
Postar um comentário