Por ASCOM SUSPREV- 30-12-11
Durante o ano de 2011, a Superintendência de Segurança Urbana e Prevenção à Violência- SUSPREV intensificou conquistas e obteve êxito com a busca de maior visibilidade junto à população e visitantes de Salvador. Com a entrada de seu novo gestor em janeiro, coronel Sergio Raykil, houve maciça atuação do efetivo nas festas tradicionais do verão (Lavagem do Bonfim, de Itapuã, Yemanjá e Carnaval) e eventos cívicos, a intensificação dos trabalhos de prevenção à violência nas escolas, praças, logradouros e vias públicas da cidade, e o crescimento da solicitação dos órgãos públicos para eventos diversos, a instituição chega ao seu terceiro ano de criação com a estima, solidez e confiança do cidadão que tanto protege.
De acordo com o Setor de Estatística (SEEST), em 2011, a Guarda Municipal de Salvador alcançou mais de 600 solicitações, contra cerca de 450 em 2010, feitas por outros órgãos da prefeitura e instituições, em eventos de fiscalização, cidadania, lazer e saúde coordenadas por órgãos diversos, tais como: SECULT, Câmara Municipal, Entidades Civis, SMA, SESP, SETAD, CODESAL, COGEL, SMS, FGM, Mais Social, SALTUR, SEMUR, SEPLAG, SUCOM, dentre outros. No caso das ocorrências registradas pela supervisão operacional e encaminhadas ao SEEST, foram cerca de 370 nos mais diversos ramos de atuação dos agentes pelas ruas da cidade. Destacam-se também no âmbito operacional, as criações do Grupamento Rondas da Capital (RONDAC), Grupamento Especial de Motociclistas – GEM, Grupo de Apoio ao Turista (GAT), e a regulamentação do Grupamento de Operações Especiais (GOE).
A capacitação e a valorização dos Guardas Municipais de Salvador ganharam destaque em 2011, através da sua Gerência de Desenvolvimento e Corregedoria (GDCOR). O curso de Defesa Pessoal abrangeu cerca de 90% dos 1.350 GM´s durante todo o ano corrente. Através do Centro de Formação (CFGMS), outras iniciativas merecem destaque: a Jornada Formativa de Direitos Humanos; o Curso de Procedimentos Operacionais do Serviço Motorizado, Comunicação Via Rádio Portátil e Veicular; Seminário Tatuagem Criminal e seus significados; Capacitação para Formação de Multiplicadores na Promoção da Cultura de Paz nas Relações de Gênero e Étnico-raciais; Curso para Condutores de Veículos de Emergência; Treinamento do GAT - Grupo de Apoio ao Turista; Curso de Relações Interpessoais; Seminário Internacional sobre Políticas e Estratégias de Enfrentamento ao Crime Organizado; Cursos de Resgate, Busca e Salvamento com Cães; Uso do Spray de Pimenta; Adestrador de Cães de Guerra; Operador de Taser; e Pilotagem Avançada em Moto, dentre outros. O Centro de Valorização Humana (CEVGM/ Serviço Social), também ligado à GDCOR, desenvolveu projetos de grande importância para o servidor da SUSPREV, tais como o Projeto Ginástica Laboral; o Processo de Seleção para Capacitação de Instrutor Interno da SUSPREV; e o Concurso do Hino Oficial da GMS.
Nas ações educativas, destacam-se a continuidade dos trabalhos do Núcleo de Projetos Especiais - Nupe, com a ampliação do Projeto Guarda Municipal: Escola de Cidadania, em ações pedagógicas nas escolas e comunidades, com temas específicos, como o bullying nas escolas. Em 2011, a instituição ganhou outro grande aliado oficial em sua atuação cidadã, em prol do bem estar social: a Banda de Música da Guarda Municipal (BMGM) veio para elevar o nome da instituição, ao se tornar referência de organização e postura sempre que se apresenta aos cidadãos e visitantes da capital baiana.
Em 2011, outra grande conquista foi alcançada pela Guarda Municipal de Salvador: seu novo fardamento. “A partir daquele dia, começamos uma nova etapa na instituição”, afirmou o superintendente, Cel. Sergio Raykil, satisfeito em fazer parte deste momento histórico para a SUSPREV.
Ainda como parte de suas atividades realizadas neste ano, a Guarda Municipal do Salvador, em ato heroico e humanitário, arrecadou cerca de 130 toneladas entre alimentos, roupas, produtos de limpeza e de higiene pessoal. Todos os produtos arrecadados foram encaminhados aos desabrigados da Região Serrana do Rio de Janeiro. Outras ações deste porte foram desenvolvidas com sucesso, tais como a Campanha Natal Solidário, com a entrega de brinquedos a crianças nos hospitais Martagão Gesteira e Irmã Dulce; e a Campanha Boas Festas, destinada a alertar a população como evitar assaltos em ambientes onde o cidadão, preocupado com as compras de final de ano, se distrai facilmente. Foram mais de 20 mil panfletos distribuídos em diversos locais da cidade. De acordo com coronel Sergio Raykil, em 2012, a meta principal é qualificação total do efetivo, para melhor realização das atividades.
Atenciosamente,
Noel Tavares DRT 2720
Assessoria de Comunicação
Superintendência de Segurança Urbana e Prevenção à Violência- SUSPREV
Guarda Municipal do Salvador
71 3183-8304/ 9984-2710
EMAIL : ascomsusprev@gmail.com
SITE: www.segurancaurbana.salvador.
TWITTER: www.twitter.com/guardasalvador
FACEBOOK: www.facebook.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário