A GCM passou a usar vinte armas Teaser, de imobilização, que serão empregadas no policiamento preventivo na região central da cidade de São Paulo, no Parque Ibirapuera e em grandes eventos. Os equipamentos funcionam por impulso elétrico e não trazem danos à saúde, pois emitem “Ondas T” que paralisam o alvo imediatamente. O objetivo é evitar o uso de arma de fogo em situações de alto risco. Os guardas civis foram treinados por especialistas e orientados com rigor e critérios para seu emprego, que será sempre objeto de relatório.
“Os novos equipamentos possuem um chip onde ficam registrados todos os disparos realizados, sendo que os dados vêm com o número da arma, o que é possível identificar o agente que os disparou”, explicou o inspetor Sanches da Inspetoria de Operações Especiais que apresentou os novos equipamentos ao Secretário Municipal de Segurança Urbana, Edsom Ortega e convidados.
Para o Secretário Edsom Ortega, a entrega das armas Teaser faz parte da política de modernização da Guarda Civil Metropolitana e da redução do uso de armas letais onde isso não é recomendado para redução de letalidade. Após um período de avaliação, a GCM deverá receber maior número destas armas que foram obtidas junto à SENASP.
Texto: Ivonete Pereira/SMSU
Imagens: Guty/SMSU
Nenhum comentário:
Postar um comentário