Balanço: Atuação da GCM nas festas de Réveillon da cidade e na Corrida de São Silvestre


No total, 700 agentes e 150 viaturas estiveram empenhados durante a corrida e nas festas da virada do ano na Paulista e na represa Guarapiranga. Mais de 3.100 produtos ilegais foram apreendidos, além de duas crianças encaminhadas para o CRECA e dois homens conduzidos à delegacia por furto e desacato

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Os guardas civis tiveram como principais objetivos o controle do espaço público e fiscalização do comércio ambulante, apoio aos agentes da prefeitura, proteção ao patrimônio e encaminhamento às pessoas em situação de risco, além de orientar a população paulistana e turistas que prestigiaram os eventos. O trabalho garantiu o aumento da sensação de segurança dos visitantes.

Nas festas de Réveillon da Avenida Paulista e da Guarapiranga, 1.720 produtos ilegais foram apreendidos. Na represa do Guarapiranga, duas crianças, de 10 e 11 anos, foram encaminhadas à assistência social e um homem conduzido ao DP por desacato.

Durante a São Silvestre, realizada tradicionalmente no dia 31, os guardas apreenderam 1.470 itens e conduziram uma pessoa ao 8ºDP por furtar a carteira de um munícipe. A GCM ficou posicionada em diversos pontos do percurso de 15 quilômetros da maratona. A ação integrada contou com os agentes operacionais da Coordenação das Subprefeituras.

As 20 Teaser, armamentos não letais adquiridos recentemente, foram empregadas pela GCM, pela primeira vez, nos eventos desta natureza. Os guardas civis foram treinados por especialistas e orientados com rigor e critérios para sua utilização, que será sempre objeto de relatório.

As equipes da Guarda Civil Metropolitana contaram ainda com o auxílio da Central de Telecomunicações (CETEL), da corporação, composta por sistema de videomonitoramento, rádio e despacho, onde foram balizadas as informações. Os agentes da CETEL orientaram, com imagens e transmissão de informações relevantes, os guardas civis operacionais atuantes nos eventos. Este trabalho integrado facilitou as ações, bem como a pronta resposta aos atendimentos.

Texto: Monique Correa/SMSU

Imagem: Guty/SMSU

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