sábado, 10 de dezembro de 2011

Guardas Municipais recebem treinamento de segurança cidadã em Lauro de Freitas



Os guardas municipais efetivos de Lauro de Freitas estão sendo capacitados com curso de 60 horas que inclui noções de direito, defesa pessoal, primeiros socorros, direitos humanos e atividades físicas. Ministrado pela Federação Baiana das Associações de Guardas Municipais (Febaguam), a iniciativa atende a grade de formação de guardas municipais da Secretaria Nacional de Segurança Pública, por meio do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci). “A gente percebe que eles querem muito este conhecimento para aplicar em favor da comunidade” – destacou o superintendente municipal de Segurança Pública, Mozart de Oliveira Vivas.

Para a secretária municipal de Administração, Inglid Leila, os guardas ainda terão aulas de noções de inglês, espanhol e história do município. “A gente quer, sim, aproximar a Guarda dos moradores e do turista”. Segundo ela, serão 100 agentes capacitados e a segunda fase do curso acontecerá em março. A intenção, ainda de acordo com ela, é criar a Academia de Formação da Guarda Municipal em 2012. “Também teremos uma agenda de palestras que serão oferecidas pela Guarda aos estudantes do município”.

Segundo o instrutor da Febaguam, Izdalfredo Nogueira, um dos objetivos é motivar os agentes, estimulando-os para que ajam “com conhecimento e responsabilidade”. Ele, que trabalha emSalvador, salienta que a Guarda de Lauro de Freitas é uma das que mais recebe verba do Pronasci, sendo um dos três municípios baiano que oferecem bolsa formação aos seus agentes. “Os recursos são utilizados principalmente na qualificação destes profissionais”. Instrutores de Jacobina, Maragojipe de Cruz das Almas também contribuem com suas experiências.

O presidente da Febaguam, Nelson Querino, salienta que um dos intuitos do curso é dividir a Guarda em grupamentos: de Operações Especiais, de Proteção Ambiental, de Proteção e Ronda Escolar e de Educação para o Trânsito. “Vamos tornar a corporação de Lauro de Freitas uma Guarda cidadã, amiga e protetora”. Ele revelou a intenção do município formar a Guarda Mirim, composta por crianças entre 7 e 12 anos, para trabalhar com atividades lúdicas, como dança e teatro, na educação para o trânsito e ambiental. “Estes jovens aprenderão sobre cidadania, respeito e disciplina”.

A padronização da Guarda Municipal também é um dos focos do curso, de acordo com o presidente da Associação de Guardas e Agentes de Trânsito de Lauro de Freitas, Jarbas Pires Santos. “Queremos ganhar mais confiança e respeito da sociedade e dos nossos gestores. A Guarda precisa andar de mãos dadas com a comunidade”. O esforço, ainda segundo ele, é torná-la referência na Bahia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário