terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Guardas Ambientais da Freguesia do Ó flagram invasão em área de preservação


A ação aconteceu nesta quinta-feira (30/11), após denúncia ao telefone 153 da corporação

Durante rondas nos perímetros ambientais, principais áreas a serem preservadas na cidade, os Guardas Civis Metropolitanos foram comunicados - pela Central de Telecomunicação da Corporação (CETEL) – e informados que na Rua Martinperere, 491 – Jardim Vista Alegre cerca de 30 pessoas haviam invadido uma área de preservação ambiental.

Cinco pessoas foram conduzidas ao 1º DP de crimes ambientais, bem como materiais que estavam sendo utilizados para a construção de moradias irregulares como chave de fenda, facão, foices, martelo e enxada. Foi elaborado o boletim de ocorrência e os autores responderão em liberdade por crime ambiental.

Atuação da GCM

A Guarda Ambiental protege áreas de interesse público, ambiental e de mananciais. Em toda a cidade, 540 guardas ambientais monitoram os 126 perímetros - que somam mais de 70 milhões de quilômetros quadrados divididos por regiões e por subprefeituras, além de parques. A fiscalização é realizada com viaturas, motos, barcos e sobrevôos de helicóptero, em parceria com a Secretaria do Verde e Meio Ambiente. O objetivo é coibir depredação, ocupações irregulares, descartes irregulares de entulho, entre outras ações, juntamente com fiscais da Secretaria do Verde e Meio Ambiente, Subprefeituras, Polícias Militar e Civil e com a participação da comunidade.

Denúncias

Os munícipes podem contribuir com a proteção ambiental do município, denunciando irregularidades através do telefone 153 da GCM ou 156 da prefeitura.

Para descarte de entulhos e resíduos, a Prefeitura ainda dispõe de Ecopontos e Operações de Cata Bagulho nas cinco regiões da capital. Para mais informações, procure a Subprefeitura de sua região.

Texto: Ivonete Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário