segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Guarda Civil Municipal: "Profissionalismo e Eficiência". Confira!!!

GCM´s e Amigos,
Mais uma vez venho, respeitosamente, a presença de vocês trazer notícias atualizadas da Guarda Civil Municipal de Ribeirão Preto (GCM-RP), que norteia suas ações nos princípios da Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade e Eficiência (artigo 37 da Constituição Federal - Princípios da Administração Pública). Sendo este Informativo um dos meios pelo qual se dá publicidade as ações da GCM-RP e mantém-se contato com os GCM´s e Comunidade.
Contem com os serviços da GCM-RP e também enviem suas críticas e sugestões para que possamos aperfeiçoar a cada dia o atendimento a nossa estimada população e colaborarmos com a manutenção da paz social.
Sumário das notícias GCM*RP:
Saudações Azul Marinho!!!



André Tavares
Comandante GCM-RP
Coordenador Defesa Civil RP
Presidente Associação dos GCM´s Interior SP

Acompanhe o dia a dia do Superintendente da GCM-RP acessando: http://twitter.com/GCMAndreTavares
Site oficial da GCM-RP: http://www.ribeiraopreto.sp.gov.br/guarda/i23principal.php
Meu blog: http://gcmandretavares.blogspot.com/

Programa “Educando para a Vida” da Guarda Civil Municipal de Ribeirão Preto encerra curso e forma mais 590 alunos de escolas municipais

Solenidade de entrega de certificados e apresentações artísticas culturais reuniu alunos, pais e professores no Theatro Pedro II. Programa enfoca a importância das ações de prevenção às drogas


Fotos: Carlos Natal

Neste segundo semestre o Programa “Educando para a Vida” atendeu 590 alunos, de 9 a 11 anos, das 4ªs séries de cinco escolas da rede municipal de ensino

Em clima de alegria e satisfação pela importância de mais uma ação voltada à prevenção ao uso de drogas, a Guarda Civil Municipal promoveu na segunda-feira, dia 21 de novembro, no Theatro Pedro II, a solenidade de entrega de certificados e apresentações artísticas culturais de 590 alunos pertencentes ao “Educando para a Vida” – programa destinado a atender alunos, de 9 a 11 anos, das 4ªs séries da rede municipal de ensino.
O programa, resultado de um trabalho da Guarda Civil Municipal em parceria com a Secretaria Municipal da Educação e Associação Nacional de Prevenção ao Uso de Drogas (ANPUAD), defende a prevenção as drogas e enaltece a valorização familiar. “Nosso principal objetivo com o programa é trabalhar junto aos alunos com orientações essenciais que os direcionam por meio de aulas/ atividades a entender os perigos das drogas lícitas e ilícitas e principalmente a necessidade da prevenção. Além disso, o programa prepara os alunos a enfrentarem o mundo, ressaltando a valorização dos vínculos familiares para a formação do jovem cidadão e ajuda ao próximo”, explica André Tavares, superintendente da Guarda Civil Municipal.

O superintendente da Guarda Civil Municipal, André Tavares, fala da importância do trabalho preventivo às drogas e destaca o fundamental papel da família para a formação do jovem e prática de uma vida saudável

Os 590 jovens que concluíram o curso neste segundo semestre são estudantes das escolas municipais - Emef Alcina dos Santos Heck, Emef Profº Anísio Teixeira, Emef Paulo Monte Serrat Filho, Emef Professor Raul Machado, Emef Professor Dr. Waldemar Roberto.
Programa - O Programa “Educando para a Vida” tem a duração de dois meses, com uma carga horária total de oito aulas, e aborda temas que orientam os jovens sobre a importância da prevenção às drogas. Durante cinco anos de existência, cerca de 7 mil crianças de escolas municipais foram beneficiadas pelo programa. Cinco guardas civis municipais foram treinados para atuarem como agentes de prevenção. Eles atuam diretamente com os alunos; conseqüentemente, conhecem o perfil de cada um, fato que garante o bom resultado do referido programa.


Alunos das escolas participantes recebem o certificado de conclusão do curso
O aluno Vitor Hugo Moreira, da Escola Alcina dos Santos Heck foi um dos contemplados com um dos kits de livros sorteados entre os alunos

Evento ainda contou com o sorteio de cinco bicicletas,
sendo uma para cada escola participante do projeto

Fonte: www.ribeirãopreto.sp.gov.br
Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto - Praça Barão do Rio Branco, s/nº - Centro - CEP 14010-140 - Fone (16) 3977-9000Desenvolvido por Coderp (Cia. de Desenvolvimento Econômico de Ribeirão Preto) e Coordenadoria de Comunicação Social

Casa Civil recebeu o Comando da GCM e todas as Entidades de Classe que representam os GCM´s de Ribeirão Preto

Integrantes da Guarda Civil Municipal solicitaram o debate de reivindicações da categoria

Foto Carlos Natal


Ao receber os representantes, o secretário da Casa Civil, Layr Luchesi Jr.,
se mostrou receptivo em relação ao debate de novas propostas

Na tarde de terça-feira, dia 22, o secretário da Casa Civil, Layr Luchesi Junior, esteve reunido com o superintendente da Guarda Civil Municipal, André Tavares, e representantes de entidades, como Sindicato dos Servidores Municipais/CTB, Associação dos Guardas Civis Municipais, Federação dos Trabalhadores na Administração e do Serviço Público Municipal - Fetam/CUT, e Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA/GCM. Na oportunidade, o secretário recebeu uma proposta para debater reivindicações da categoria, bem como o projeto de gratificação por Regime Especial de Trabalho - RET.
“O atual governo mantém o diálogo aberto junto aos servidores, que representam o alicerce da administração. As ações que possam trazer crescimento e desenvolvimento no trabalho prestado à população e o bem estar da equipe, será bem recebido e sempre terá espaço para o debate”, afirmou Luchesi, na oportunidade.
Durante a atual administração, diversas melhorias foram efetivadas para garantir a qualidade dos serviços prestados, como a contração de 43 novos guardas, regulamentação da carga horária, diminuindo de 40 para 36 horas semanais, realização de curso de qualificação de todo o efetivo, cursos de habilitação e manuseio para armas semi-automáticas ministrado pela Polícia Federal, aquisição de novos equipamentos e veículos, implantação de novas bases, reformas das salas de divisão operacional, entre outros.
“Percebemos um maior envolvimento entre as entidades, que puderam superar as divergências, se reunir e buscar melhorias para o serviço público. Com apoio da atual Administração e do Comando da Guarda Civil Municipal, os servidores entendem a abertura desta comunicação para manifestar suas expectativas. Também deve se ressaltar que pela 1ª vez todas as entidades se reuniram e com discurso único solicitaram benefícios reais para os GCM´s e demonstraram a União da Categoria, explica o superintendente da Guarda Civil Municipal, André Tavares.
Fonte: http://www.ribeirãopreto.sp.gov.br/

Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto - Praça Barão do Rio Branco, s/nº - Centro - CEP 14010-140 - Fone (16) 3977-9000Desenvolvido por Coderp (Cia. de Desenvolvimento Econômico de Ribeirão Preto) e Coordenadoria de Comunicação Social

Guarda Civil Municipal flagra furto no antigo prédio da Cianê

A Guarda Civil Municipal de Ribeirão Preto flagrou, na tarde desta terça-feira, dia 22, dois homens furtando ferragens do prédio da antiga tecelagem Cianê, localizado nos Campos Elíseos, local onde a Prefeitura tem projetos para restauração e instalação da Fatec (Faculdade Tecnológica) e de um complexo Cultural.
Um Guarda a paisana presenciou o momento em que os indivíduos saiam do prédio levando janelas e ferragens para vender em um ferro velho localizado na rua Amazonas, no mesmo bairro, e pediu apoio.
Encaminhados ao 2º Distrito Policial, o delegado Ariovaldo Torrielo Júnior, lavrou um Boletim de Ocorrência de apreensão de objetos.


Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto - Praça Barão do Rio Branco, s/nº - Centro - CEP 14010-140 - Fone (16) 3977-9000Desenvolvido por Coderp (Cia. de Desenvolvimento Econômico de Ribeirão Preto) e Coordenadoria de Comunicação Social

Guarda Civil Municipal de Ribeirão Preto organiza Curso de Qualificação Profissional para os Agentes de Segurança Municipal

Ribeirão Preto, 26 de Novembro de 2011
Agentes de segurança da Assistência Social passaram por curso de capacitação durante esta semana. Vice-prefeito Marinho Sampaio esteve no encerramento do curso para parabenizar os agentes

No total, 35 agentes de segurança da Assistência Social receberam certificados pela capacitação realizada
Um total de 35 agentes de segurança da Secretaria de Assistência Social receberam nesta sexta-feira, dia 25, certificados pela capacitação realizada durante esta semana, no auditório da Secretaria da Cultura, localizado no Morro do São Bento.
O vice-prefeito Marinho Sampaio, acompanhado da secretária de Assistência Social, Maria Sodré, estiveram no encerramento do curso. “Venho em nome da prefeita de Ribeirão Preto, Dárcy Vera, parabenizar todos vocês pelo curso realizado”, declara Marinho. O objetivo do curso foi humanizar o serviço público. Fazer com que cada funcionário aprenda mais e possa aprimorar sua função.

André Tavares, superintendente da Guarda Civil Municipal, lembrou que a realização de um curso de qualificação para agentes de segurança vem sendo debatida há muitos anos. “Hoje, na prefeitura, somos mais de 300 agentes de segurança e 230 guardas civis municipais para garantir a segurança dos cerca de 500 próprios municipais”, informou.

Para Maria Sodré, secretária de Assistência Social, este curso é muito importante, “Esta capacitação é de extrema importância. A qualificação profissional é um dos pontos de referência desta administração. Agradeço a presença de todos os agentes que participaram durante toda a semana do curso e parabenizo pela finalização do mesmo”, finalizou Sodré.
Durante esta semana, os agentes discutiram temas como "Legislação", “Prevenção de Incêndio e Combate ao Fogo”, “Ribeirão Preto e seu Patrimônio”, “Ética Profissional e Pessoal, Postura e Apresentação”, “Prevenção ao Uso de Álcool e Drogas”, “Segurança Física e Instalações”, “Primeiros Socorros” e “Motivação Profissional”.

“A iniciativa desta capacitação foi ótima e de muita importância para nós”, declarou Ailton Pereira e José Carlos de Souza.

Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto - Praça Barão do Rio Branco, s/nº - Centro - CEP 14010-140 - Fone (16) 3977-9000Desenvolvido por Coderp (Cia. de Desenvolvimento Econômico de Ribeirão Preto) e Coordenadoria de Comunicação Social

Pesquisa IBOPE - CNI aponta as Guardas Civis Municipais em 3º lugar na confiabilidade da população



CIDADE RIBEIRÃO PRETO, DOMINGO, 20 DE NOVEMBRO DE 2011
PATRÍCIA GENTIL
Gazeta de Ribeirão
patricia.gentil@gazetaderibeirao.com.br


Ribeirão Preto possui 370 Guardas Civis Municipais (GCM) a menos do que a determinação da Organização das Nações Unidas (ONU), de um guarda para cada mil habitantes. Atualmente 230 guardas fazem a segurança diária da cidade. Os GCMs fazem a segurança em postos de saúde, escolas, secretarias da Prefeitura, Câmara de Vereadores e parques públicos, além do patrulhamento das viaturas e das bases comunitárias.
Apesar do baixo número de guardas na cidade, uma pesquisa realizada pelo Ibope a pedido do Centro Nacional de Indústrias (CNI) revelou que depois das Forças Armadas e da Polícia Federal, a Guarda Civil Municipal é o órgão em que a população mais confia em nível de segurança pública. A pesquisa foi realizada em todo o País e registrou que 42% da população considera a Guarda ótima, 38% boa e 21% ruim. De acordo com o diretor da Federação dos Trabalhadores da Administração e do Serviço Público Municipal (Fetam), Alexandre Pastova, a pesquisa incluiu Ribeirão e tornou-se positiva para a melhoria da GCM. “Temos um papel importante porque aproximamos a segurança da comunidade. As pessoas passam a confiar nos guardas, e quando existe algum problema eles são os primeiros a serem chamados.” No entanto, Pastova aponta fatores que poderiam melhorar a qualidade da Guarda. “A falta do efetivo e a baixa remuneração desmotivam os profissionais.”

O superintendente da GCM, André Tavares, está contente com o resultado da pesquisa e informou que muitos benefícios podem surgir para a cidade. “No momento estamos requalificando os profissionais, vamos receber novas viaturas e futuramente teremos a contratação de novos guardas”, explicou.
Para o especialista em segurança pública José Vicente, o investimento é fundamental para melhorar a qualidade da segurança da cidade. “Precisamos valorizar a função de quem está nas ruas. Eles têm um grau de risco elevado e precisam ser compensados.”
A Guarda Civil Municipal implantou este ano as bases comunitárias de Bonfim Paulista e do jardim dos Bancários, em Ribeirão Preto. Até o próximo ano existe projeto de implantação de uma base no Jardim Aeroporto e na Vila Tecnológica. As áreas são consideradas carentes e precisam de segurança comunitária. “Queremos criar vínculos com a população daquelas regiões. Mas essa é uma decisão que precisa ser estudada a médio prazo”, explicou o superintendente da GCM, André Tavares. (PG)

Comandante GCM André Tavares destacou as ações da GCM de Ribeirão Preto em Seminário de Segurança Pública na Cidade de Betim-MG

I Seminário da Superintendência de Segurança Pública de Betim recebe especialistas para debater o tema e comemorar o Dia Municipal de Combate à Violência

Na foto vemos: CMT da GCM de Varginha Maciel, CMT da GCM de Rieirão Preto André Tavares, Diretor da GCM de Varginha Miguel e o CMT da GCM de Betim Fernando

Em Betim, a lei municipal nº 3751, institui o Dia Municipal de Combate à Violência Urbana , em 23 de novembro. A data, comemorada anualmente, é uma oportunidade para colocar o assunto em pauta. Pensando nisso, a Superintendência de Segurança Pública da Prefeitura de Betim promoveu o seminário "O Papel do Município na Segurança Pública" , nos dias 23 e 24 de novembro, de 8h às 17h, no auditório do Centro Administrativo João Paulo II (Rua Pará de Minas, 640, Brasileia - Betim/MG).
Segundo o superintendente de Segurança Pública de Betim, Ricardo Alexandre Alves Antunes , a preservação da paz social só é possível com a harmonia e interação entre os três poderes, que se complementam e dão continuidade ao esforço do outro na preservação da ordem pública. Para ele, a questão da segurança pública passou a ser considerada um dos principais desafios ao estado de direito no Brasil. "A amplitude e os problemas do tema alertam para a necessidade de qualificação do debate sobre a segurança pública com o objetivo de entender os diversos cenários para a formação de políticas públicas", afirmou Ricardo Antunes.

Confira os temas debatidos:

23 de Novembro de 2011

10h - Mesa 1: Ações Governamentais de Prevenção à Violência

- Ricardo Alexandre Alves Antunes , superintendente de Segurança Pública da Prefeitura de Betim abordará a política de prevenção de segurança pública da Prefeitura

- Talles Andrade , coordenador de Prevenção à Criminalidade da Secretaria de Estado de Defesa Social falará sobre as ações de prevenção à criminalidade da SEDS

- Deputada Maria Tereza Lara , deputada Estadual e vice-presidente da Comissão de Segurança Pública da ALMG trará a experiência das audiências públicas do Fórum Técnico de Segurança Pública: drogas, criminalidade e violência


14h - Mesa 2: A Guarda Municipal no contexto da Segurança Pública

- Cmte Antônio Marcos Fernando , comandante da Guarda Municipal de Betim abordou a atuação da Guarda Municipal de Betim

- Sr. André Tavares, Comandante da Guarda Civil Municipal de Ribeirão Preto/SP falou sobre o trabalho desenvolvido pela GCM Ribeirão Preto.

- Cmte Maurício Maciel - Comandante da Guarda Municipal de Varginha abordou a atuação da Guarda Municipal de Varginha.


24 de Novembro de 2011

9h - Mesa 3: A Participação Comunitária na Segurança Pública

- Walison Santos, tenente da Polícia Militar de Minas Gerais abordará o Conselho Comunitário de egurança Pública - Consep¿s

- Maurílio Leite Pedrosa, gestor do Instituto Minas Pela Paz e coordenador do Disque Denúncia, 181, em parceria com a Secretaria de Estado de Defesa Social e das corporações policiais e de bombeiros falará sobre o funcionamento do Disque Denúncia

- Profª. Elza Machado de Melo - Graduada em Medicina pela UFMG, Mestrado em Ciência Política/UFMG e Doutorado em Medicina Preventiva pela USP. Professora do Departamento de Medicina Preventiva e Social da Faculdade de Medicina da UFMG e Coordenadora do Núcleo de Promoção de Saúde e Paz da Faculdade de Medicina/ DMPS/FM/UFMG e da Rede Saúde e Paz (confirmado)/tema: participação comunitária na segurança pública.

14h - Mesa 4: Gestão Municipal da Segurança Pública: Possibilidades e Desafios

- Profª. Andréia dos Santos , doutora em Sociologia e professora do departamento de Ciências Sociais da PUC Minas falará sobre a atuação da rede parceira na segurança pública. - Márcia Cristina Alves , especialista em Estudos da Criminalidade e Segurança Pública, e professora do Mestrado Profissional de Promoção da Saúde e Prevenção da Violência pela Faculdade de Medicina da UFMG, vai abordar a importância da discussão sobre territórios na segurança pública.
- Filipe Galgani , superintendente de Integração e Promoção da Qualidade Operacional do Sistema de Defesa Social da Secretaria de Estado de Defesa Social, abordará sobre a gestão municipal na segurança pública.


"Parabéns ao Municiípio de Betim pela organização e sucesso do evento, que debateu segurança pública em alto nível envolvendo Governo Federal, Estadual e Municípal, cada qual trazendo sua parcela de contribuição, em prol da população. Ainda, conferindo especial destaque as atuações das Guardas Civis Municpais como Instituições de suma importância na manutenção da paz social", ressalta o Comandante da GCM de Ribeirão Preto André Tavares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário