segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Criminalidade cai na região, segundo secretaria






Dos 10 tipos de crime mais cometidos na região Oeste, segundo dados da Secretaria Estadual de Segurança Pública, 5 registraram baixa, 3 permaneceram estáveis e outros 2 tiveram alta entre os meses de setembro e outubro.

Dentre as reduções, a liderança foi dos homicídios, que caíram 28,5% entre um mês e outro. Em outubro, 15 pessoas morreram assassinadas nas 8 cidades dessa área, contra 21 em setembro. Apesar da queda média, Barueri e Carapicuíba foram exceção. Na primeira, o total de casos subiu de 1 para 2. E, na segunda, de 4 para 6.

Na sequência, aparecem os furtos de veículos, que baixaram 16,2%. Um dos destaques foi Osasco, onde o total de casos baixou de 232 para 192. Por outro lado, Parnaíba, que estava com casos zerados em setembro, registrou 1 caso em outubro.

Os roubos de carga, por sua vez, tiveram uma redução de 10,6%, passando de 22 para 19 registros. Osasco concentra a maioria dos casos, mas eles caíram de 16 para 14 nesse período. Carapicuíba e Jandira tiveram dois registros cada (contra 2 e 1, respectivamente, em setembro). Completa a lista um roubo em Barueri.

Também estão em queda os casos de tráfico de drogas. O total geral passou de 110 para 96 no período analisado. Mas, em algumas cidades, as altas foram expressivas. Em Cotia, por exemplo, eles dobraram, passando de 6 para 12. E em Jandira, cresceram ainda mais, de 2 para 7. Outra alta acontece em Barueri, de 11 para 15.

Uma queda de 10,6% foi contabilizada entre os furtos praticados na região, que baixaram de um total de 1068 em setembro para 954 em outubro. Houve redução em todas as cidades.


Em alta

Já entre os crimes que tiveram alta, os roubos de veículo lideraram. Foram 316 carros, motos e caminhões levados pelos ladrões, sob ameaçada das vítimas, em outubro, contra 234 em setembro, uma elevação de 35%. A exceção, nesse caso, foi Barueri, onde o total de registros baixou de 19 para 0 no período. Já Osasco teve uma das maiores altas: de 122 para 164.
Os casos de estupro, por sua vez, subiram 11,6% na região, com total saltando de 43 para 48. Jandira registrou a única queda, e bastante acentuada, de 6 para 2.

Estáveis

Dentre as ocorrências que permaneceram praticamente estáveis estão os latrocínios (roubos seguidos de morte), que passaram de 3 para 1. A única ocorrência de setembro aconteceu em Cotia.
Os roubos em geral também tiveram pequena variação, de 788 para 793. E os casos de roubos a banco permanecem zerados não só nos dois meses analisados, mas em todo o ano.

Roubo de veículo liderou entre os crimes que estão em alta na região. Homicídios tiveram maior queda

Erica Celestini - Webdiario

Nenhum comentário:

Postar um comentário