O Ministério da Saúde desenvolveu o Programa de Medicamentos Excepcionais. A ação consiste em oferecer de graça remédios de alto custo ou uso continuado, denominados medicamentos excepcionais. O ministério banca o remédio (ou custeia uma parte, sendo que a outra fica por conta do governo estadual). Assim, o paciente não precisa gastar para adquirir o medicamento.
Para quem serve?
Pessoas que sofrem de diversas doenças consideradas raras ou crônicas, como insuficiência renal crônica, hepatite viral B e C, osteoporose, problemas de crescimento, mal de Alzheimer, mal de Parkinson, mal de Gaucher e imunossupressores para pacientes transplantados, entre outras. Só estarão habilitados ao cadastramento, pacientes que estão fazendo tratamento em Unidades de Saúde Públicas do Estado ou conveniadas com o SUS.
Passo a passo
A página da Secretaria de Saúde de São Paulo fornece a relação de medicamentos considerados excepcionais. A lista é definida por uma portaria do Ministério da Saúde. Para saber qual doença o remédio combate, clique em “Detalhes”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário