Veículos blindados


Por Siderley A. de Lima*

Com o avanço da criminalidade, nos tornamos alvos vulneráveis a ação de marginais a todo instante. Sabemos que a incidência de roubos nos congestionamentos e semáforos é grande, o alto índice de violência nos centros urbanos, tem aumentado a procura por proteção contra a marginalidade. Com isso, um dos equipamentos que está em alta é a blindagem de veículos.

Para aqueles que desejam aumentar sua segurança e têm condições financeiras, a blindagem de carros deixou de ser luxo, a procura por blindados no Brasil cresce a cada dia. Segundo a pesquisa da Associação Brasileira de Blindagem 63% dos proprietários que utilizam carros blindados são empresários, os carros mais blindados são os Toyota Corolla, Passat e Chevrolet Vectra. Veja algumas dicas para você que tem ou pretende adquirir um carro blindado:

- Ao blindar seu automóvel, questione a respeito da garantia;

- Verifique o tipo e o nível de blindagem que será utilizado;

- Ao procurar uma empresa de blindagem, siga recomendações de um consultor/especialista em segurança, procure referência de amigos que utilizaram os serviços da empresa, escolha uma que dê maior segurança e garantia e que seja registrada no Exército Brasileiro;

- A melhor opção é blindar automóveis com motor no mínimo 1.8, após o serviço a carro irá ficar mais pesado, exigindo mais do motor;

- Procure ter procedimentos de segurança preventiva;

- Verifique o funcionamento do sistema de travas das portas mensalmente;

- Atenção ao entrar e sair do veiculo, para que o usuário não seja um alvo vulnerável dos assaltantes;

- Faça um curso de direção defensiva e evasiva, ou se tiver motorista particular recomende que o mesmo faça.

Lembre-se : " Um carro blindado é uma ótima medida de segurança, mas não significa 100% de proteção, pois você não está totalmente seguro e não irá ficar 24h dentro dele."

*Siderley A. de Lima, Consultor de segurança patrimonial e articulista do DicaSeg

Um comentário:

  1. Num país em que não podemos sair de casa sem ter o medo de assaltos a qualquer hora do dia. É lamentável, mas a única foma de nos proteger num transito infernal.

    ResponderExcluir