O Presidente da Assembleia Geral pediu hoje (09/11) aos Estados-Membros para avançar nas negociações destinadas a tornar o Conselho de Segurança um órgão mais eficiente, transparente, universal e democrático. Alguns países têm argumentado que a estrutura atual não representa a realidade do mundo.
“Esta questão é central para a reforma das Nações Unidas”, disse Nassir Abdulaziz Al-Nasser aos 193 membros da Assembleia, referindo-se à representação equitativa e ao aumento do número de membros do Conselho, propostas da reforma.
As negociações intergovernamentais sobre a reforma do Conselho já ocorrem há 18 anos e as principais questões em discussão são as categorias dos membros, a questão do veto, a representação regional, o tamanho da ampliação do Conselho e os métodos de trabalho do Conselho e sua relação com a Assembleia Geral.
“Acredito que se um verdadeiro progresso for feito na reforma do Conselho de Segurança, trará uma contribuição positiva, melhorando a capacidade e a eficácia das Nações Unidas em responder aos desafios globais”, afirmou Nassir.
Nenhum comentário:
Postar um comentário