O município de Contagem, em Minas Gerais, é o primeiro a ter concluído o diagnósticoque vai servir de base para um plano de ação integrado de segurança cidadã destinado a crianças e jovens em situação vulnerável. A ação faz parte do Programa Conjunto “Segurança com cidadania: prevenindo a violência e fortalecendo a cidadania, com foco em crianças, adolescentes e jovens em condições vulneráveis nas comunidades brasileiras”, desenvolvido pela ONU.
“Este programa conjunto representa uma oportunidade para os governos locais identificarem as principais questões relacionadas à segurança pública e as trabalharem por meio de uma abordagem integral em seus municípios”, explica Erica Machado, analista de programas do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).
O diagnóstico integral de convivência e segurança cidadã surge da percepção de que não se podem implantar políticas de prevenção ao crime sem que se tenha conhecimento aprofundado do seu público-alvo, do seu espaço de atuação, dos diversos atores envolvidos e de suas potencialidades. “Não pode haver solução para o problema sem que se tenha conhecimento sobre o problema, suas raízes, seus elementos”, reforça Erica.
Além de Contagem, outros dois municípios estão contemplados pelo programa: Lauro de Freitas, na Bahia, e Vitória, no Espírito Santo.
A ampliação do conceito de segurança pública para segurança humana – uma segurança que vai além da defesa nacional – foi apresentada pela primeira vez no relatório do PNUD em 1994.
Nenhum comentário:
Postar um comentário