quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Cartilha será arma contra crime na 25 de Março


CAMILLA HADDAD

Para evitar crimes e proporcionar um dia de compras tranquilo durante o período que antecede o Natal, a Polícia Militar vai entregar a partir de sábado uma cartilha com dicas de como se comportar dentro e fora das lojas da Rua 25 de Março e em outras ruas de comércio de São Paulo.

O encarte faz parte da Operação Natal Seguro 2011, que inclui ainda o reforço de 400 homens no patrulhamento. Só na 25 de Março, por onde devem passar 1 milhão de pessoas por dia no período de festas, serão 150 policiais extras, além dos 200 que já atuam na Operação Delegada – quando PMs trabalham fardados para a Prefeitura nas horas vagas.

A utilização de cartilhas tem sido uma estratégia utilizada com frequência pela Polícia Militar. Já foram feitos panfletos para combater os crimes na região da Avenida Paulista e também para os clientes de bancos e caixas eletrônicos.

Segundo o comandante da Polícia Militar na região central, coronel Pedro Borges de Oliveira Filho, a cartilha terá desenhos e dicas para os compradores. A bolsa, por exemplo, acessório mais levado pelas mulheres, estará em um dos tópicos da cartilha. Além dos cartões de crédito e débito e das grandes quantias em dinheiro.

“Durante toda a operação nós teremos também o apoio do Canil, da Cavalaria e alunos das escolas de formação para garantir a segurança”, lembra o oficial. “Como recomendação, o mais importante é em relação aos furtos, que são praticados com muita habilidade pelos criminosos, nos bolsos das roupas e nas bolsas”, comenta.

“Por isso, as bolsas devem estar sempre bem guardadas”, alerta o oficial. Para facilitar a identificação de policiais, caso ocorra algum crime, mais de 38 bases da PM estão espalhadas pelo centro.

O capitão Cleodato Moisés, porta voz da corporação, destaca que, apesar do efetivo maior nessa época do ano, é preciso ter atenção constante. “Mesmo com o fortalecimento da segurança, ainda existe um número alterado de crimes no mês de dezembro.”

Moisés conta que até mesmo dentro dos comércios é necessário cuidados. “Uma boa dica é sempre olhar antes o valor digitado nas máquinas de cartões de crédito. Isso vai estar descrito na cartilha”, afirma. Outro ponto destacado no encarte será quando levar crianças para as compras, principalmente as de colo.

Ocorrências
Dados obtidos pela reportagem mostram que, em dezembro do ano passado, as ruas 25 de Março, Oriente (região central), José Paulino e Largo da Concórdia, na região central, registraram 821 furtos e 28 roubos. Para se ter uma ideia, a média mensal dos meses anteriores –entre janeiro e outubro – foi de 304 furtos e 19 roubos.

Outras áreas conhecidas por atrair o público para o consumo antes do Natal, como o Bom Retiro e Brás, onde fica o Largo da Concórdia, não estarão descobertas. Ali, também serão entregues as cartilhas novas da PM e ainda haverá reforço policial. A quantidade exata por ruas não foi informada por questões estratégicas da corporação.

De acordo com a corporação, o efetivo de cada uma das operações delegadas, um total de 4 mil policiais na capital, serão mantidos. Na Avenida Brigadeiro Faria Lima, entre os trechos da Avenida Rebouças e Cidade Jardim, o patrulhamento normal será reforçado de 30 a 40%, além dos mais de 50 PMs da Operação Delegada.

Eles coíbem, entre outras situações a atuação de camelôs irregulares. Os PMs já fazem hora extra também na Vila Mariana, em Pinheiros, Santana, além da Avenida Paulista. O diretor da União dos Lojistas da Rua 25 de Março, Alexandre Navarro, acrescenta que quem for visitar a região pode procurar um contêiner da PM na Rua Lucrécia Leme.

Isso caso a pessoa precise resolver algum problema relacionado à segurança. “Esse promete ser mais um Natal tranquilo”, acredita. Segundo Navarro, na Rua 25 de Março e imediações os PMs se comunicam via rádio e estão totalmente em contato caso seja registrado um furto e roubo entre clientes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário