A Secretaria Municipal de Segurança Urbana, através da Guarda Civil Metropolitana e integrantes da Campanha de Desarmamento realizaram hoje (02/11), Dia de Finados, o "Ato pela Vida"', uma ação que visou simbolizar as 177 vidas poupadas/salvas graças ao recolhimento até agora de 3.183 armas durante a Campanha do Desarmamento, no município. Segundo estudo do IPEA - Instituto de Pesquisas Aplicadas, para cada 18 armas recolhidas 1 vida é poupada.
No ato, 177 pessoas vestidas de branco se deitam sobre as "lápides" no gramado do Cemitério Parque dos Girassóis - Zona Sul de São Paulo, formando a palavra vida, simbolizando as pessoas que estariam mortas não fosse a Campanha de Desarmamento. Houve toque de silêncio em homenagem as vítimas da violência, entoado por integrante da Banda da GCM, momento em que as 177 pessoas se pocionaram em frente de 177 jazigos. A formação foi feita em favor da campanha num ato pela vida, para estimular que mais pessoas entreguem voluntariamente suas armas. Imagens, inclusive aéreas estão sendo disponibilizadas à imprensa e no site da Prefeitura.
Em seguida o Secretário Municipal de Segurança Urbana, Edsom Ortega depositou uma coroa de flores na lápide do GCM Classe Distinta, Osvaldo Franco de Morais Neto, morto em 25/11/1989. Ele trabalhava na Inspetoria de Santo Amaro e foi alvejado por ladrões na estação ferroviária local. O Secretario do Verde Eduardo Jorge também visitou o jazigo do CD e destacou a importância do trabalho da GCM na campanha de desarmamento, registrando que ela foi uma das pouca instituições no pais que nao interrompeu a campanha de desarmamento.
Durante o evento, o Secretário Edsom Ortega falou do projeto de construção, que está em andamento, do mausoléu da GCM, onde serão sepultados os guardas civis metropolitanos mortos durante o serviço. "Os heróis da nossa Guarda merecem ter um local digno para repousar após relevantes serviços prestados para nossa sociedade paulista, no cumprimento do dever", completou.
Participaram da solenidade, além do Secretário Municipal de Segurança Urbana, o Secretário Municipal do Verde e Meio Ambiente, Eduardo Jorge e o administrador do cemitério Nelson Borges, e ainda Comandantes Regionais da Guarda Civil Metropolitana, representantes das subprefeituras, do Instituto Sou da Paz, entidades religiosas, entre outros.
Campanha do Desarmamento
Em três anos de Campanha, coordenada pela Prefeitura de São Paulo, 3.183 armas foram recolhidas nos postos da Guarda Civil Metropolitana de São Paulo, no período de 2009 a 2011, incluindo recolhimento em parceria com entidades religiosas. Na última semana 272 armas foram recolhidas. Estudo da ONU divulgado recentemente destacou São Paulo pela drastica redução dos homicídios que caíram em mais de 70% nos últimos dez anos e está agora em 9,4 homicídios por grupo de 100 mil habitantes, números comparáveis a países europeus. Atribui a Campanha de Desarmamento um dos principais fatores para a redução dos homicídios.
Para entregar uma arma nao precisa se identificar nem explicar a origem da arma. E ainda recebe na hora um "voucher" de credito de até R$ 300,00 que pode sacar imediatamente em qualquer posto do Banco do Brasil. A Guarda Civil Metropolitana de São Paulo possui 34 postos de arrecadação permanente de armas. Para saber o endereço e mais detalhes, basta ligar para o telefone da GCM 153.
Veja a relação dos endereços dos postos da GCM e mais informaçoes sobre a campanha: http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/seguranca_urbana/campanha_desarmamento/index.php?p=11305
Veja relação das paróquias, endereços, datas e horário de funcionamento: http://desarmasp.files.wordpress.com/2011/10/postos9.pdf
A entrega de armas seguirá o mesmo procedimento da Campanha Nacional: www.entreguesuaarma.gov.br
Outros detalhes sobre a Campanha: http://desarmasp.wordpress.com/acontece/religioes-unidas-pelo-desarmamento/
Central da GCM: 153.
Texto: Ivonete Pereira/SMSU
Imagem: Marcelo Ulisses/SMSU
Nenhum comentário:
Postar um comentário