A reunião aconteceu nesta quinta-feira (20/10), às 19 horas, no Edifício Matarazzo e teve como objetivo ampliar aprimorar a articulação do Sistema de Defesa Civil com a comunidade para melhor enfrentamento de situação de emergências na cidade
Integração foi o foco do encontro, que reuniu o Secretário Municipal de Segurança Urbana e Coordenador do Gabinete de Segurança, Edsom Ortega; o Coordenador- Geral da Defesa Civil da Cidade -, Jair Paca de Lima; o Coordenador Estadual dos Conseg’s da Secretaria de Segurança Pública, Evaldo Coratto, além de representantes de todas as Coordenadorias Distritais de Defesa Civil (CODDECs), os Conselhos Comunitários de Segurança (Consegs) e os Comandantes Regionais da Guarda Civil Metropolitana.
O Secretário Ortega destacou a importância das ações dos Consegs na cidade e informou que ferramentas de comunicação serão utilizadas para melhorar ainda mais o contato entre o poder público e as lideranças comunitárias. ”Vocês têm informações privilegiadas tanto para alertar a população quanto os órgãos públicos, sobre enchentes, problemas com a segurança, desordem pública, lixo jogado irregularmente. E também receberão informações de situações de emergência para melhorar a prevenção e diminuir ou eliminar riscos”, reforçou. Ele finalizou, sensibilizando a todos, que além das pessoas que terão atenção prioritária, os animais domésticos e silvestres atingidos também serão objeto da atenção da comunidade e da Defesa Civil, da Zoonose e da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente.
Durante a apresentação, do Plano Preventivo de Chuvas (PPDC) – Operação Chuvas de Verão 2011/2012, que será divulgado na próxima semana, foram abordados pelo Coordenador da Defesa Civil temas como as catástrofes como a queda das torres gêmeas nos Estados Unidos, o acidente da TAM em 2007, entre outras, como forma de esclarecer aos presentes, que São Paulo vem aprendendo com as experiências de outros países. “As boas experiências estamos praticando; o que não deu certo, nós melhoramos para não errarmos aqui. Os senhores, que conhecem seus bairros, os problemas e a comunidade nos dão preciosa ajuda e a Defesa Civil quer ampliar e melhorar essa comunicação,” finalizou Paca de Lima.
O Coordenador Estadual dos Conseg’s, Evaldo Coratto também relatou a experiência de quando foi chefe de gabinete na Subprefeitura do Butantã. “Naquela época, o trabalho articulado da Subprefeitura do Butantã com a população serviu para salvar vítimas, o enfrentamento de outras enchentes, além da elaboração do primeiro mapeamento das áreas de risco da região”, relatou.
O Superintendente de Operações da Guarda Civil Metropolitana (GCM), Rubens Trapiá, aproveitou para divulgar as ações da corporação na cidade. Ele anunciou que a Guarda está atuando desde o início do mês de outubro no combate do lixo e entulho, em parceria com a Secretaria de Serviços para evitar suas conseqüência nos alagamentos e inundações. A população pode denunciar as ocorrências de descarte irregular de resíduos sólidos, na sua região, através dos telefones 153 da Guarda, 156 da Prefeitura, 0800-727-0211 Limpurb e 190 da Polícia Militar”, enfatizou Trapiá.
Texto: Ivonete Pereira
Nenhum comentário:
Postar um comentário