sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Grupo de Operações Táticas Especiais da GCM completa 4 anos

PQAAAG4QX_66Gm1u4JCGbgc83lGY3Da4zLhR-6OMELQ8gA7BdNQQ4_ihYIcOB8CIZRSGaIlqly6eRx7Qy0f-lH4y1oIAm1T1UNiJrIruZD0_ztSmKG71on1eWE6-[1]
PQAAAF89TSB6m80RO_m7nOnjLrzPbMVhsjpMPpoGcvGFvEeFrQl68bZKs66bc1pAVKnrlgP1UIRimudjggbSrASBeAYAm1T1UIC-tf6-FSdc-39ZUep9LJcPOIBY[1]
PQAAAEpVt97EQrpLOHr_FXjyGxqsn1qXSS94gEOVejR5RB_nRSBP20U9yGsJhaR-012ulXPzv-mZwhcAMD69UXnURVYAm1T1UEipMp67aTJweiWWhn2jbKdmVm70[1]


Nesta terça-feira (4), o Grupo de Operações Táticas Especiais (GOTE) da Guarda Civil Municipal de Guarulhos completou quatro anos de atuação. Desde que iniciou suas atividades em 2007, o grupamento já realizou dezenas de prisões em flagrante, operações e escoltas, além de cumprir centenas de ordens de serviço. É um dos seis grupamentos especializados criados pela GCM e tem se aprimorado através de cursos em técnicas operacionais para dar à corporação o suporte necessário em situações críticas e de tensão social.
A decisão de preparar uma equipe de GCMs especializada em ações operacionais pontuais partiu do comando da guarda. “A GCM cresceu muito, suas atribuições também. Cada dia somos mais requisitados, inclusive para escolta, tanto de personalidades políticas e artísticas que circulam em nossa cidade. As desocupações de áreas também requerem maior empenho de nossa parte. Com a disponibilidade de um grupamento treinado especificamente para cumprir essas missões, os resultados são mais positivos”, explicou o subcomandante da GCM, Francisco Borotta, um dos idealizadores do GOTE.
Agilidade e treinamento
Uma das principais características do GOTE é a utilização de motocicletas para deslocamento o que torna o atendimento mais ágil. “Hoje nosso grupamento conta com 27 homens, sendo 20 motociclistas. Por este motivo conseguimos chegar mais rápido ao local dos fatos, e isso pode ser decisivo no desfecho de uma ocorrência”, afirmou o comandante do GOTE, CD Lemos. “O foco principal desse grupamento é apoiar os colegas da corporação em ocorrências de vulto. O guarda que estiver em ronda ou nos postos e se deparar com ocorrência sabe que terá apoio com rapidez”, concluiu o comandante da GCM, Luiz Carlos Barreto. Segundo apuramos, praticamente todas as situações ocorridas na GCM durante o expediente do GOTE contaram com apoio do grupamento.
“Outro diferencial da equipe são os treinamentos específicos para atuar em situações de extremo conflito que necessite a utilização de escudo, capacete, bastão tonfa e espingarda calibre 12”, explica o secretario para Assuntos de Segurança Pública de Guarulhos, João Dárcio Ribamar Sacchi. Dentre os cursos, ele destaca os aperfeiçoamentos em CDC (controle de distúrbios civis) e pilotagem segura na CET (Companhia de Engenharia de Tráfego).
Combate ao tráfico
No último mês de setembro, equipes do GOTE apreenderam mais de um quilo de cocaína, dezenas de trouxinhas de maconha e crack, e prenderam diversos traficantes. Em um único dia os guardas encontraram 628 pinos de cocaína, aproximadamente 725 gramas da droga, em poder de dois homens que acabaram presos por tráfico. “Trata-se da maior apreensão na história da GCM, que neste ano completará 14 anos de atividades. Isso é motivo de orgulho para nós, pois nessa administração foi estipulada a tolerância zero para esta prática criminosa tão nociva em nossa sociedade”, ressalta João Dárcio.

PARABÉNS AOS IRMÃOS




Nenhum comentário:

Postar um comentário