Por Fau Barbosa (portal viva)
Aconteceu na noite desse sábado(24), por volta das 22:00 hs o início das atividades da Corregedoria Ostensiva da Guarda Civil. O intuito do grupo é atuar na fiscalização dos guardas civis e verificar se não estão sendo cometidos abusos.
O Portal Viva esteve presente na primeira noite de trabalho da equipe, conhecendo a nova sede da Corregedoria, que fica ao lado da Secretaria de Segurança, na Rua Santo Antonio 144, na Vila Santo Antonio, próximo à sede da OAB.
A Corregedoria da Guarda Civil é formada pela parte administrativa, que cuida dos processos e investigações, e a parte ostensiva, que vai a campo, fiscalizar o trabalho dos guardas.
Corregedoria tem uniforme diferenciado e foi apelidada pelo Portal Viva como "Os Boinas Azuis".
A corregedoria ostensiva é parte de um projeto piloto, com probabilidade do aumento do efetivo no futuro. Ela contará com uniforme e viatura diferenciados. Em sua primeira atividade na noite de sábado, foram visitadas as inspetorias de Caucaia, Granja Viana e centro de Cotia. O trabalho transcorreu sem novidades.
O Secretário de Segurança, Almir Rodrigues falou à nossa reportagem: "Estou dando continuidade ao trabalho do Dr. Bruno e fortalecendo a corregedoria, para dar legalidade à suas ações. Dessa forma estamos protegendo a população e as ações dos guardas", ressaltou.
Segundo o Inspetor Pires, irregularidade é tudo aquilo não compatível com a função. "Os Guardas Civis devem tratar a todos com humanidade, não ser omissos, não permanecer em lugares e situações incompatíveis com sua função, além de sempre permanecer ao lado das viaturas, entre outras coisas", disse.
Qualquer irregularidade pode ser denunciada por meio do telefone de Disk-denúncia 4702-0266. Não é necessário se identificar e o telefone aceita ligação à cobrar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário