sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Especialistas discutem segurança em Salvador: a importâncida da gcm, para a prevenção da violência


A Superintendência de Segurança Urbana e Prevenção à Violência (Susprev) participa, até esta quarta-feira (21), do Seminário sobre Políticas e Estratégias de Enfrentamento ao Crime Organizado: Saberes e Práticas. A proposta é aprofundar a análise sobre a violência, discutindo políticas e estratégias de enfrentamento do crime organizado, no âmbito internacional, nacional e estadual, focando saberes e práticas com olhares múltiplos.

Na cerimônia de abertura do evento, realizado no Hotel Fiesta, o assessor-chefe da Susprev, Fabiano Coppieters, destacou a importância das ações da Guarda Municipal para a prevenção da violência na capital baiana. “Damos apoio a diversas ações promovidas pela Prefeitura de Salvador na proteção do patrimônio público, além de colaborarmos com a Polícia Militar em eventuais casos que perturbem a ordem pública”, declarou.

Os guardas municipais Ademir Vilas Boas, Luciene Tavares, Benedito Neto e André Valadares, que são estudantes da especialização em Políticas e Gestão de Segurança Pública, ressaltaram a importância do debate. “Através dos conhecimentos adquiridos, podemos reunir os guardas e discutir a violência e encontrar maneiras de combate. Podemos também abordar o assunto junto a grupos sociais e comunidades, sempre com a certeza de diminuir os casos de violência”, afirmou Benedito Neto.

A estudante Virginia Garcez, que desenvolve trabalhos em educação e cultura da paz, faz especialização na UFBa em Segurança, Cidadania e Direitos Humanos. Atenta aos altos índices de violência, ela afirma: “temos que mudar o nosso comportamento de cultura de guerra pela cultura da paz, através do resgate dos grandes valores humanos como amor e compaixão”. De acordo com especialistas, cinco métodos se destacam para resolver a violência com a cultura da paz: resgatar grandes valores da humanidade; mediar conflitos e resolução de problemas; praticar a comunicação não violenta; terapia comunitária; e viver em paz.

O evento, voltado para especialistas da área, é uma realização conjunta do programa de estudos, pesquisa e formação em Políticas e Gestão de Segurança Pública (Progesp) da Escola de Administração da UFBa e alunos do IV curso de especialização em Políticas e Gestão de Segurança Pública da Rede Nacional de Altos Estudos de Segurança Pública (Renaesp).

Nenhum comentário:

Postar um comentário