
O que acontece quando dou 'pipocos' com a motocicleta?
Quando o motor está em funcionamento, o movimento do pistão faz com que seja "sugado" para a camâra de combustão a mistura fresca ( mistura de ar + gasolina em vapor, antes da queima), esta mistura é detonada pela faísca da vela de ignição. Ao funcionar o motor e desligar a chave ou o stop ignition, acontece que a vela não envia mais faísca, mas o motor ainda está girando, este movimento do motor resulta em um acumulo de mistura fresca na camâra de combustão e também no escapamento. É nesta hora que se liga novamente a chave ou o stop ignition, e a vela retorna a soltar faísca queimando o excesso de mistura fresca que está acumulada, com isso ocorre uma explosão grande.
Danos prejudiciais
A grande explosão que ocorre, resulta sim e danos para a sua moto. Primeiramente e menos importante no pistão, pois o mesmo recebe um impacto fora do normal para o que foi dimensionado. Em segundo lugar, as válvulas de escape também sofrem com o impacto e podem ocorrer pequenos empenos nas válvulas. Em terceiro lugar o cano de escapamento, o qual ocorre ruptura das paredes, e também superaquecimento dado que muitas vezes chega a sair fogo pelo escapamento. E para terminar, o sistema do motor em um todo, acaba sofrendo, podendo ocasionar um desgaste prematuro.
Fonte - http://www.motokando.com/index.php/dicas-de-oficina/5971-pergunte-a-oficina-estouros-com-a-motocicleta-danifica-o-motor em 08/09/2011 às 12:49 hs
Nenhum comentário:
Postar um comentário