Por ASCOM-SUSPREV- 15-09-11
Aperfeiçoar conhecimentos sobre adestramento de cães e imprimir técnicas para serem desenvolvidas em situações de patrulhamento e vigilância. Esses são alguns dos aprendizados repassados para componentes do Corpo de Bombeiros e Guardas dos municípios de Salvador e de Luis Eduardo Magalhães - LEM, através do Curso de Guarda, Proteção e Ataque, na sede da Guarda Municipal do Salvador, na avenida San Martin, desde segunda-feira (12). Com encerramento previsto para amanhã (16), as aulas práticas têm sido realizadas na Estrada Velha do Aeroporto. “Essa é uma das formas de requalificar nosso efetivo para oferecer melhor serviço ao cidadão”, disse coronel Sergio Raykil, Superintendente de Segurança Urbana e Prevenção à Violência – SUSPREV.
O curso com duração de 40 horas foi coordenado pela Gerência de Desenvolvimento e Corregedoria da Guarda Municipal de Salvador, através do seu Centro de Formação, com o objetivo de ampliar os conhecimentos dos agentes de segurança em mais uma iniciativa que a prefeitura de Salvador, através da SESP, faz para qualificar os Guardas que atuam na capital baiana. De acordo com o instrutor do Corpo de Bombeiros, capitão Allan Guanais, os 29 participantes aprenderam Métodos de Disciplina, Seleção de Filhotes, Psicologia Canina,
Comportamento, Instintos e Análise de Expressão Corporal.
O curso visa basicamente a formação dos agentes de segurança que entendem o cão como ferramenta de trabalho e percebem como funciona a cabeça do animal para o adestramento e otimização da sua operacionalidade. “Com o aprendizado, os participantes estão aptos a preparar cães para trabalhar em prédios públicos, praças e parques e assim evitam gastos, pois um cão representa o emprego de 20 homens”, disse Ubirajara Azevedo, coordenador técnico do curso e responsável pelo canil da Guarda Municipal do Salvador. “Eles vão poder otimizar os custos de suas instituições”, concorda o capitão Allan Guanais.
Dentre os participantes do curso, quatro são membros do Corpo de Bombeiros como instrutores, e quatro como alunos, 17 são Guardas de Salvador, e 08 Guardas de Luis Eduardo Magalhães. O aluno João Batista, presidente do Sindicato dos GM’s e Vigilantes do Município Luis Eduardo Magalhães, disse que na referida cidade em caso de sinistros, o combate é feito através de 15 Guardas brigadistas, em parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente. As chamadas são feitas pelo telefone 153. Já Armando Nonato, comandante do Grupamento de Operações com Cães de Luis Eduardo, acrescenta a importância de reforçar a segurança ao cidadão. “Vamos levar a experiência para melhorar o patrulhamento nas praças e atuar em situações que exijam o emprego dos cães”.
Atenciosamente,
Noel Tavares DRT 2720
Assessoria de Comunicação
Superintendência de Segurança Urbana e Prevenção à Violência- SUSPREV
Guarda Municipal do Salvador
71 3183-8304/ 9984-2710
EMAIL : ascomsusprev@gmail.com
SITE: www.segurancaurbana.salvador.
TWITTER: www.twitter.com/guardasalvador
FACEBOOK: www.facebook.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário