O comandante da Guarda Municipal, Carlos Natanael Geremias, foi eleito esta semana 1º vice-presidente do Conselho Nacional de Guardas Municipais. A eleição da nova diretoria aconteceu durante o XXI Congresso Nacional de Guardas Municipais realizado em Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul. Entre outros, o objetivo do evento foi debater a regulamentação das guardas municipais, como destacar as suas atribuições e competências, além de discutir sobre o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci).
Depois do resultado da eleição, Natanael declarou estar satisfeito por ter sido escolhido o primeiro vice-presidente do Conselho. Para ele, o Conselho é o órgão máximo do segmento das guardas municipais no país. "Este cargo foi fruto dos trabalhos que Barra Mansa vem desenvolvendo na área de segurança, através da Secretaria de Ordem Pública e da Guarda Municipal. Vimos implantando com sucesso novas políticas de segurança pública, de acordo com a matriz curricular da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e do Pronasci", declara.
Natanael declarou ainda que a partir deste Conselho, que tem assento no Ministério da Justiça, sua missão é coordenar a integração das guardas municipais no Brasil, principalmente no Estado do Rio. "A oportunidade é uma grande responsabilidade. Com isso, Barra Mansa se incluí, ainda mais no cenário nacional das discussões de políticas de segurança pública propostas pelo Ministério da Justiça", completa.
ELEITO POR UNANIMIDADE
Para presidente do Conselho foi eleito, por unanimidade, o comandante da Guarda Civil Metropolitana de São Paulo, Joel Malta de Sá. Ele tem como principal desafio promover discussões e troca de experiência entre as diversas corporações municipais para que possa contribuir com o grupo de trabalho da Secretaria Nacional de Segurança Pública. Joel lembrou que o grupo tem como finalidade propor a regulamentação das atribuições das guardas municipais de todo país, como está previsto no parágrafo 8º, do artigo 144, da Constituição Federal.
Outro que falou sobre a importância do encontro e da eleição para o Conselho de Guardas foi o prefeito Zé Renato. Além disso, ele falou sobre a importância de investir na segurança pública e na prevenção à violência. O prefeito fez questão de destacar que os recentes resultados que a GM tem alcançado ao participar de congressos, seminários e outros eventos de destaque nacional. "Além disso, integrar cargos de confiança, só mostra o quanto a cidade vem crescendo neste aspecto", destaca o prefeito. Ele ressaltou ainda que o município inovou ao implantar o Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) que é a nova política de integração de segurança pública. "Tenho certeza que estas parcerias só tendem a crescer", completa.
Além do comandante da GM, fez parte também da delegação que participou do congresso, o gestor municipal de Segurança Pública, Jefferson Mamede. O evento contou com a participação de mais de mil profissionais de segurança pública de 166 municípios de 24 estados do Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário