sexta-feira, 29 de julho de 2011

Guarda Civil Municipal colabora com Banco de Sangue do Hemocentro de Botucatu













Em uma ação social, integrantes da Guarda Civil Municipal (GCM) realizaram, na manhã de sexta-feira, 23 de julho, doação de sangue ao Hemocentro do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB). A mobilização integrou as comemorações de cinco anos da corporação e colaborou também com a campanha Bombeiro Sangue Bom”, do Corpo de Bombeiros de São Paulo.

Ao todo, vinte e cinco guardas realizaram a doação. O Hemocentro tem enfrentado problemas com a escassez de bolsas em alguns tipos sanguíneos, como A e O positivos, além de O negativo. A ideia é reforçar o estoque durante o inverno e as férias de julho, períodos em que o número de doações cai significativamente, segundo os responsáveis pelo Banco de Sangue do HCFMB.

Atualmente, o estoque dos tipos A e O negativos é de 100 e 86 bolsas, respectivamente. O ideal seriam 200 unidades para as duas tipagens. Já o de O negativo é de 15, sendo necessárias 40 bolsas ao dia. “Essa doação foi importante para que o Hemocentro reforce o estoque do Banco de Sangue. Esperamos que a iniciativa seja inspiradora para que empresas e pessoas em geral ajudem nosso estoque”, declarou a assistente social do Hemocentro, Aparecida Donizete Franco.

Para o comandante da Guarda Civil Municipal, Paulo Renato da Silva, a iniciativa- que também encerrou a semana de comemoração dos cinco anos da GCM- tem se tornado rotineira junto aos integrantes da corporação. “Essa ação de colaborar com o Banco de Sangue do hospital também pretende estimular a população a se mobilizar em prol do próximo. Já realizamos uma conscientização em nossos guardas para que sempre venham e façam sua doação”, ressaltou.

A opinião é compartilhada pelo secretário municipal de segurança, Adjair de Campos e pelo capitão José Milton Franco responsável 12º Grupamento do Corpo de Bombeiros. De acordo com o militar, esse é o segundo ano que a Guarda Municipal colabora com a campanha “Bombeiro Sangue Bom”, que acontece desde o início de julho.

“A colaboração, não só da GCM, mas da população como um todo é primordial para que o Hospital das Clínicas continue salvando vidas”, disse Franco. “As forças de segurança, seja civil ou militar, trabalham de forma integrada em prol da sociedade e qualquer ação de cunho social terá a participação da Guarda”, complementa Campos.

O Hemocentro do Hospital das Clínicas está localizado dentro do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu, no campus da Unesp, em Rubião Júnior. Funciona de segunda à sexta-feira das 7 às 16 horas e aos sábado das 7 às 13 horas. Grupos acima de vinte pessoas podem ter o horário de doação agendado, inclusive à noite. Informações podem ser obtidas através do telefone (14) 3811-6041 ou pelo emaildoesangue@fmb.unesp.br.

Condições para doar:

- gozar de boa saúde;

- Você deve ter mais de 18 e menos de 67 anos;

- Seu peso deve ser superior a 50 kg;

- Se homem, deve ter doado há mais de 60 dias;

- Se mulher deve ter doado há mais de 90 dias; não estar grávida; não estar amamentando; já terem se passado pelo menos 3 meses de parto ou aborto;

- ter dormido no mínimo 6 horas na noite anterior à doação;

- não ter ingerido álcool nas últimas 24 horas;

- não estar em jejum e ter ingerido alimentos leves e sem gordura antes da doação (ex: frutas, suco, leite desnatado, etc).

Flávio Fogueral/ Jornal da FMB

Nenhum comentário:

Postar um comentário