Segurança Pública Comunitária, Direitos Humanos e Cidadania |
O Núcleo de Formação Cidadã da Universidade Metodista de São Paulo oferecerá entre Julho e Dezembro de 2011 o Curso de Extensão Universitária “Segurança Pública Comunitária, Direitos Humanos e Cidadania", com o intuito de realizar uma reflexão crítica sobre a luta pelos direitos humanos e a elaboração de uma nova proposta de Segurança Pública visando formar um coletivo de agentes multiplicadores desse debate no interior das Guardas Civis Municipais. Contamos com a parceria do Núcleo Sindical da Escola Nacional Florestan Fernandes, Sindicato dos Servidores Públicos e Autárquicos de São Bernardo do Campo, Sindicato dos Servidores Públicos de Diadema, Sindicato dos Servidores Públicos de Santo André e a Rede Social de Justiça e Direitos Humanos.
O curso terá carga horária de 80 horas, sendo realizado quinzenalmente, aos sábados, das 8h às 12h, na Universidade Metodista. Os interessados devem preencher a ficha de inscriçãodisponibilizada no site www.metodista.br/nfc. O curso é gratuito.
Confira aqui a programação |
Ementa: O atual debate sobre Segurança Pública no interior das Guardas Civis Municipais. O papel dos movimentos popular e sindical no debate sobre um projeto de Segurança Pública Comunitária, Popular e Democrática. Lutas Sociais e Direitos Humanos nas Revoluções contemporâneas. Lutas Sociais e Direitos Humanos no Brasil. Reflexões sobre um Projeto Comunitário, Popular e Democrático para a Segurança Pública. Aspectos Jurídicos e políticos do processo de criminalização dos movimentos populares no Brasil. O direito à resistência e à luta pela transformação social na construção de um Projeto Comunitário, Democrático e Popular de Segurança Pública. Estudo de experiências concretas: direitos humanos e segurança pública em Cuba e Venezuela.
(30 de julho):
AULA INAUGURAL: Breve saudação de Oséias Francisco da Silva (Especialista e Consultor em Segurança Pública, Filósofo, Psicanalista e Escritor), da professora Elena Alves Silva (Núcleo de Formação Cidadã), do professor Marcelo Buzetto (Núcleo Sindical da Escola Nacional Florestan Fernandes), do presidente do SINDSERV SBC, Carlos Roberto Ketu. Contaremos com a presença de representantes de renome do Governo.
(13 de agosto): SISTEMAS, INSTITUIÇÕES E GESTÕES INTEGRADAS EM SEGURANÇA PÚBLICA
Aula 1 “O atual debate sobre Segurança Pública no interior das Guardas Municipais” – Oséias Francisco da Silva (Especialista e Consultor em Segurança Pública, Filósofo, Psicanalista e Escritor) e convidado a confirmar.
(27 de agosto): ÉTICA, CIDADANIA, DIREITOS HUMANOS E SEGURANÇA PÚBLICA
Aula 2 “Construindo um Projeto Comunitário, Popular e Democrático para a Segurança Pública” - André Luiz (Comandante da Guarda Civil de Ribeirão Preto) e convidado a confirmar.
(10 de setembro): ÉTICA, CIDADANIA, DIREITOS HUMANOS E SEGURANÇA PÚBLICA
Aula 3 “Lutas Sociais e Direitos Humanos nas Revoluções contemporâneas” – professora Suze de Oliveira Piza (UMESP), professora Elena Alves Silva (UMESP) e Professor Oswaldo de Oliveira Santos Junior (UMESP)
(17 de setembro): ÉTICA, CIDADANIA, DIREITOS HUMANOS E SEGURANÇA PÚBLICA
Aula 4 “O direito à resistência e à luta pela transformação social na construção de um Projeto Comunitário, Democrático e Popular de Segurança Pública” – Marcelo Buzetto (Doutor em Ciências Sociais pela PUC/SP, professor da Escola Nacional Florestan Fernandes, coordenador do Núcleo de Estudos Latino-Americanos do Centro Universitário Fundação Santo André (NELAM/CUFSA), membro da Direção Estadual do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra - MST). Ida a Escola Florestan Fernandes: a confirmar
(24 de setembro): GERENCIAMENTO DE CONFLITOS
Aula 5 “Gestão Estratégica aplicada à prevenção da violência e criminalidade” – Luiz Antônio Melhado
(8 de outubro): ÉTICA, CIDADANIA, DIREITOS HUMANOS E SEGURANÇA PÚBLICA
Aula 6 “Reflexões sobre um Projeto Comunitário, Popular e Democrático para a Segurança Pública” - Aton Fon Filho (Rede Social de Justiça e DH e RENAP)
(22 de outubro): SOCIEDADE, PODER ESTADO, ESPAÇO PÚBLICO E SEGURANÇA PÚBLICA;
Aula 7 “Aspectos Jurídicos e políticos do processo de criminalização dos movimentos populares no Brasil” - Juvelino Strozake (RENAP, advogado do MST, doutor em Direito pela PUC/SP) e Tarso de Melo (Doutor em Direito pela PUC/SP, com a tese: Ambiguidade e resistência: direito, política e ideologia na neoliberalização constitucional. Autor do livro Direito e Ideologia).
(05 de novembro): SOCIEDADE, PODER ESTADO, ESPAÇO PÚBLICO E SEGURANÇA PÚBLICA;
Aula 8 “Aspectos Jurídicos e políticos do processo de criminalização dos movimentos populares no Brasil” - Juvelino Strozake (RENAP, advogado do MST, Doutor em Direito pela PUC/SP) e Tarso de Melo (Doutor em Direito pela PUC/SP, com a tese: Ambiguidade e resistência: direito, política e ideologia na neoliberalização constitucional. Autor do livro Direito e Ideologia).
(19 de novembro): SISTEMAS, INSTITUIÇÕES E GESTÕES INTEGRADAS EM SEGURANÇA PÚBLICA
Aula 9 “Valorização das diferenças e a intervenção de órgãos da Segurança Pública em situações de conflito” – Capitão Teles
(3 de dezembro): SISTEMAS, INSTITUIÇÕES E GESTÕES INTEGRADAS EM SEGURANÇA PÚBLICA
Aula 10 “Estudo de experiências concretas: direitos humanos e segurança pública em Cuba” – Lázaro Mendes (Cônsul Geral da República de Cuba em São Paulo) e convidado a confirmar.
Encerramento (10 de dezembro):
Apresentação de TCC e exposição de Banners. Entrega dos certificados
Realização:
Núcelo de Formação Cidadã da Universidade Metodista de São Paulo
INSCRIÇÕES http://www.metodista.br/nfc
Parceria:
Núcleo Sindical da Escola Nacional Florestan Fernandes (ENFF)
Sindicato dos Servidos Públicos e Autárquicos de São Bernardo do Campo
Sindicato dos Servidores Públicos de Diadema
Sindicato dos Servidores Públicos de Santo André
Rede Social de Justiça e Direitos Humanos
|
--
Nenhum comentário:
Postar um comentário