quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

[Blog da GCM de Itanhaém] Verão e chuvas (lembrando 2009

Nesta época do ano começam as chuvas de verão. De janeiro até março ou abril o tempo costuma ficar assim, instável à tarde.
Desde o dia 1º de janeiro tivemos muitas chuvas, com alguns alagamentos e enchentes em nossa região e em vários outros pontos do Estado.
avenida São Paulo, Itanhaém, 2009

Em Itanhaém não temos residências em área de risco, nos morros, mas temos a segunda maior bacia hidrográfica do Estado, que recebe as águas dos rios que descem a Serra do Mar, e também temos influência das marés, com a zona de mangues.

antigo posto da GCM, no Belas Artes, mais de 200 m de distância do Rio do Poço
Com dezenas de riachos cortando a cidade, o risco de enchentes por conta das chuvas é grande. As pancadas de chuva também não dão tempo para o escoamento das águas. Isso se torna uma combinação arriscada, junto com uma maré alta, quando os rios estão cheios da água do mar também.
É um desastre natural, não cabendo culpar ninguém, acontece quando se juntam esses fatores, que indepedem do homem.

Mas em caso de enchente, a população pode contar com a Guarda Civil Municipal para socorrê-la.
O telefone da Guarda Civil Municipal de Itanhaém é 199, 24 horas por dia.

ex GCM Santana, um bombeiro, GCM's Braiton e Evangelista, com bote, no resgate dos desabrigados
As fotos dessa postagem são de 2009, logo após o Carnaval, esse era o dia em que já estavam baixando as águas. Na ocasião o trabalho da GCM e dos Bombeiros salvou muitas famílias. O acesso aos bairros era somente de barco e caminhões, que os GCM's assumiram para os resgates.
Os GCM's entraram nas águas, se arriscaram a serem arrastados e mesmo se afogarem, receberam até choques elétricos, trabalharam incessantemente por 36 horas, sem descanso, mas cumpriram sua missão de resgatar os desabrigados. Algumas casas tinham mais de 1 metro e meio de água, famílias presas dentro, no escuro, com frio devido à chuva, mas os GCM's e Bombeiros conseguiram minimizar as perdas, tornando-as somente materiais. Os desabrigados foram levados para escolas municipais.

Itanhaém já sabe que pode contar com seus Guardas Civis Municipais. Os que receberam ajuda lembram-se desses heróis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário