sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Projeto de modernização administrativa de Itapevi está entre os 11 melhores do país


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Cidade foi convidada a apresentar modelo em Encontro de Cooperação entre
Brasil e Moçambique

O amplo projeto de modernização administrativa desenvolvido pela equipe
da prefeita de Itapevi, Dra. Ruth Banholzer, chamou a atenção do Governo
Federal e a cidade foi a única do Estado de São Paulo a apresentar suas ideias
no Encontro de Cooperação entre Brasil e Moçambique, realizado em Brasília
(DF) nos dias 30 de novembro e 1° de dezembro.

O encontro foi promovido pelo Ministério da Fazenda. Itapevi foi escolhido por
participar do Programa Nacional de Apoio à Gestão Administrativa e Fiscal
dos Municípios Brasileiros – o PNAFM. O programa tem o objetivo de garantir
o equilíbrio fiscal e administrativo dos municípios brasileiros por meio da
modernização administrativa.

De acordo com a Secretaria Municipal de Finanças, cerca de 50% do projeto
de modernização desenvolvido pela Prefeitura de Itapevi já está em plena
execução e contempla as secretarias de Administração, Finanças, Receita
e Desenvolvimento Urbano, pastas que realizam atividades essencialmente
administrativas. Por meio dele, já foram realizados, por exemplo, o
Geoprocessamento da cidade, a aquisição de equipamentos de informática,
a troca de mobiliário, a estruturação da nova sede do Procon e a reforma do
atendimento da Secretaria da Receita, entre outras ações.

Ainda segundo a pasta, a ideia do encontro surgiu quando um grupo de 13
municípios de Moçambique procurou o governo brasileiro com a finalidade de
trocar experiências de modernização e extrair projetos testados e aprovados.
Após escolher o PNAFM como modelo por se tratar de um projeto inovador,
o Governo Federal selecionou 11 cidades, dentre as 88 que participam do
programa, para contribuir apresentando seus projetos de modernização ao país
africano.

Além de Itapevi, também estiveram presentes representantes dos municípios
de Palmas (TO), Blumenau (SC), Alvorada (RS), Aparecida de Goiânia (GO),
São Cristóvão (SE) e Arapiraca (AL). Do lado moçambicano, participaram
representantes de Nampula, Nacala e Beira.

Durante o encontro, Itapevi também mostrou diversas ações que estão sendo
executadas fora do âmbito do PNAFM. Alguns dos projetos apresentados
foram a implantação da Central de Videomonitoramento da Guarda, a
construção do Pronto Socorro Central, da nova base do SAMU e de escolas
municipais e o imenso trabalho de pavimentação asfáltica, a principal marca do
governo da prefeita Dra. Ruth Banholzer.

“Temos trabalhado dia e noite para que nossa cidade prossiga nos trilhos do
desenvolvimento. Por isso, foi para mim uma grande satisfação ver que somos
procurados para apresentar nosso modelo de gestão a outros países. Sem
dúvida, esta é uma realidade totalmente nova para Itapevi”, comentou, nessa
quarta-feira (08), Dra. Ruth.

Fotolegenda: Divulgação / PMI

Encontro de Cooperação entre Brasil e Moçambique, realizado em Brasília

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