quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

NOTICIA GUARDA MUNICIPAL DE JUNDIAI

Operação Natal: GMJ reforça segurança à população
Darlei Antônio
gmj
Como já acontece diariamente, o Canil também estará presente durante o patrulhamento noturno
Com a aproximação do Natal, o comércio já começa a apresentar movimento maior; para que os comerciantes e a população tenham a sua segurança garantida, possam fazer as compras de final do ano com tranquilidade, a Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ) – por meio da Divisão Operacional, coordenada pelo inspetor João Massarenti Neto – disponibiliza a partir desta quarta-feira (01) para o período noturno, quando as lojas permanecerão abertas até as 22 horas, 50 profissionais a mais que farão o patrulhamento dos locais com maior movimentação, além daqueles que já atuam diariamente. Viaturas e motocicletas estarão circulando pelas principais vias com o apoio das equipes do Canil e seus cães trabalhadores.

Inspetor Massarenti lembra que o patrulhamento continua sua rotina diária, de segunda a segunda, diuturnamente, porém mais ampliado para atender a demanda característica desta época do ano. “Os guardas estarão à disposição da comunidade para qualquer tipo de orientação e principalmente no atendimento a uma situação mais emergencial.

Dessa forma, estamos colocando mais GMs nos principais corredores de lojas da cidade realizando um trabalho integrado com os demais órgãos de segurança pública, a fiscalização do comércio e mesmo ao trânsito. Cabe ressaltar que a qualquer atitude suspeita ou mesmo a constatação de ato delituoso, deve-se entrar em contato com a Corporação pelo telefone 153-Disque Emergência ou 4492-9060 (Centro de Operações Táticas – COT) onde a viatura mais próxima ao local dos fatos será acionada tomando as devidas providências.”

Sendo assim, as rondas serão intensificadas na região central, vilas Arens, Rami, Hortolândia, Ponte São João, Rua do Retiro, Eloy Chaves, com viaturas em circulação e também estacionadas em pontos estratégicos.

Importante ressaltar que cabe ao cidadão realizar atividades rotineiras da maneira mais segura possível, evitando assim imprevistos desagradáveis, principalmente nesta época do ano. Existem hábitos que são praticados de maneira involuntária cotidianamente, facilitando ações criminosas. A Guarda Municipal busca orientar a comunidade sobre como proceder; as ações sugeridas são baseadas em experiências de combate ao crime, vivenciadas por profissionais de segurança pública. Agir de maneira preventiva é sempre recomendável, essencial para garantir o bem-estar.


Dicas da GMJ

Estas são algumas das inúmeras dicas que dão a orientação necessária numa situação de emergência.

- Não ande sozinho; sempre que for possível, não se exponha gratuitamente à ação dos meliantes, passeando desacompanhado por locais ermos e/ou em horas avançadas.

- quando estiver só, escolha o seu trajeto, evitando passar por locais desertos e/ou pouco iluminados. Mantenha-se alerta ao cruzar com suspeitos e não pare para atender a pedidos que lhe despertem desconfiança. Caminhe perto da guia da calçada e atravesse a rua a qualquer sinal de perigo; ao pressentir a aproximação de estranhos em atitude suspeita, entre no primeiro local habitado que encontrar e peça ajuda.

- não carregue consigo grandes importâncias em dinheiro ou outros valores (mantenha bolsa sempre à vista!); se o fizer sem a necessidade imperiosa, procure guardar o numerário de modo seguro e discreto, evitando grandes aglomerações onde agem os meliantes, e lugares sem movimento onde poderão roubá-lo.

– ao parar em ponto de ônibus, procure os que se situam em locais de grande movimento, preferencialmente aqueles localizados á porta dos estabelecimentos comerciais.

- desconfie sempre de estranhos e de conversa que tente aproximação.

- para sua maior segurança, habitue-se a dirigir com os vidros do automóvel fechados, usando o sistema interno de ventilação, caso exista.

- nos semáforos, pare sempre com a primeira marcha engatada e fique alerta à aproximação de estranhos, mesmo que não lhe pareçam suspeitos.

- nunca deixe as chaves no contato de seu carro, ainda que seja por alguns momentos, e se acostume a trazer consigo suas cópias.

- se for obrigado a estacionar em via pública, procure fazê-lo em locais movimentados e bem iluminados. Não deixe expostos quaisquer objetos que esteja transportando: tranque-os no porta-malas sempre que possível. Ao descer, certifique-se de que todas as portas estão efetivamente trancadas e os vidros fechados.

- não traga consigo os documentos originais de seu veículo: utilize-se de cópias autenticadas pela repartição de trânsito. Procure não transportar valores em seu carro quando estiver desacompanhado.

Estas são algumas das inúmeras dicas para orientar numa situação de emergência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário