sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Rio Claro terá Guarda Civil Municipal Ambiental (GCMA)


Membro da Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal, o vereador Julinho Lopes sugeriu ao secretário de Segurança Gustavo Viégas Carneiro a implantação da Guarda Civil Municipal Ambiental em Rio Claro. A solicitação é alinhada às diretrizes de atuação do vereador, que visam efetivar ações ligadas ao meio ambiente.


A proposta é qualificar e capacitar o efetivo já existente da GCM para atuar em questões ambientais como, por exemplo, despejos irregulares de resíduos sólidos em locais impróprios da cidade. O projeto já está em andamento e conta com o apoio da Polícia Ambiental no sentido de transmitir informações e orientações à Guarda.

O secretário de Segurança afirma que a proposta sugerida pelo vereador visa aperfeiçoar as atividades realizadas pela GCM e enfatiza que sugestões como esta apontam que o poder Legislativo e Executivo devem caminhar juntos para o desenvolvimento e crescimento de Rio Claro. “Os vereadores conhecem as necessidades do município e acredito que a Câmara Municipal e a prefeitura devem estar alinhadas em prol da comunidade”, assinala o secretário.

O vereador Julinho Lopes destaca que a Guarda Civil Municipal irá fiscalizar ações relativas ao meio ambiente, e informa que há a integração com outros setores públicos. “Contamos também com o apoio da secretaria de Planejamento e Meio Ambiente. O objetivo é que, quando for constata alguma irregularidade, o responsável seja advertido no primeiro momento, e repetindo a infração haverá a aplicação de uma multa”, esclarece o parlamentar.

De acordo com o vereador, os guardas também irão realizar ações de conscientização com o objetivo de tornar as pessoas mais informadas sobre maneiras de melhorar e adequar atividades sobre o meio ambiente. “É preciso mostrar à população a importância de se preservar a natureza e agir corretamente", diz.

Publicado em http://jornalcidade.uol.com.br/rioclaro/dia-a-dia/dia-a-dia/65987-Rio-Claro-tera-Guarda-Civil-Municipal-Ambiental-GCMA-

Nenhum comentário:

Postar um comentário