segunda-feira, 13 de setembro de 2010
GCM de Esteio começa curso de capacitação
Os agentes da Guarda Municipal e da Fiscalização de Trânsito de Esteio começaram, na manhã desta segunda-feira (13), o curso de capacitação para operar o novo sistema inteligente de atendimento às ocorrências no município. As aulas, que estão sendo realizadas na Casa de Educação Cultura e Inclusão (Ceci), serão realizadas até o dia 29, sempre das 8h às 12. Os 40 agentes estão se revezando em suas atividades para acompanhar o curso. Os policiais da Brigada Militar também foram convidados para se integrar ao curso, a partir da próxima semana.
A partir do final deste mês, iPads, rádios portáteis digitais e mini-tablets passam a compor o arsenal da Guarda Municipal e Fiscalização de Trânsito de Esteio. Os equipamentos fazem parte de uma iniciativa pioneira no país, que articula uma rede integrada de vigilância e tecnologia da informação para o atendimento das chamadas e ocorrências. Os novo sistema já se encontra em fase de testes e começa a ser utilizado com as novas câmeras de videomonitoramento que estão sendo instaladas na cidade. A empresa paulista ADS é parceira do município na implantação do projeto piloto. Ela vai doar os equipamentos (mini-tablets, impressora e rádio-base, além dos softwares) para quatro viaturas, sem nenhum custo. O município, em contrapartida, entra com o conhecimento operacional do sistema e experiência no atendimento às ocorrências.
Como funciona
Integrados à central de monitoramento, que observa as 32 câmeras de vigilância instaladas em pontos estratégicos da cidade, os equipamentos permitem a localização em tempo real de todas as viaturas enquanto um software inteligente gerencia as prioridades de atendimento procedimentos adotados pela guarda e fiscalização de trânsito.
Ao receber o chamado, o sistema identifica qual guarnição está mais próxima da ocorrência e aciona o despacho para os agentes em condição de atender. Nas viaturas, mapas com GPS sinalizam o itinerário mais adequado e o iPad acoplado permite a visualização do local por meio das imagens captadas pelas câmeras. Na sala de operações, monitores acompanham toda a ação, verificando a necessidade de reforços. Ao final de cada operação é gerado um número de protocolo, que é impresso na própria viatura e entregue aos cidadãos envolvidos. O documento permite conferir via Internet todos os dados e imprimir o boletim de ocorrência sem a necessidade de comparecer à delegacia.
O sistema também gera relatórios com estatísticas que podem ser acessadas online, auxiliando na análise das atuações e no planejamento estratégico das ações futuras. Numa próxima etapa, outros órgãos de segurança devem ser integrados e solicitados de forma automática pelo sistema inteligente.
Publicado em http://www.esteio.rs.gov.br/home/show_page.asp?id_SHOW_noticia=21005&user=&id_CONTEUDO=5&codID_CAT=2&imgCAT=tema_noticias_r2_c1.jpg&categoria=NotÃcias
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário