Nos últimos cinco anos foi implantado o monitoramento eletrônico, com a instalação de 74 câmeras e que até 2012 serão 100. A guarda disponibiliza também o serviço Disque denuncia (181) e o Serviço de Ronda Escolar (ex Pelotão Escolar).
Entre as marcas da guarda estão a aquisição de 16 motos, 23 carros e uma unidade móvel, a compra de 110 pistolas e 388 coletes, a reativação das discussões do Comitê de Segurança (Camuse), a contratação de mais 132 guardas municipais e a troca de mais 17 mil lâmpadas.
No comando dos trabalhos está o capitão Silas Romualdo (foto). Ele lembra que embora a missão constituição constitucional da guarda seja a proteção dos bens, instalações e serviços municipais, a corporação colabora com a segurança dos munícipes. “Nossa previsão para médio prazo são o aumento de viaturas e efetivo para a realização do preventivo. Queremos modernizar o armamento e adquirir armas não letais, requalificar e aperfeiçoar o efetivo, além de aprimorar o serviço da Ronda Escolar. A guarda também incentiva a participação dos guardas civis em programas de prevenção à violência e uso de drogas, junto às escolas. E atua no patrulhamento comunitário, por meio de bases móveis (o guarda próximo a população)”.
Para o futuro, o capitão Silas diz que o importante é que a corporação continue a receber investimentos governamentais, pois só assim será possível fazer frente aos desafios para daqui a dez ou quinze anos.
“Esperamos o reconhecimento das autoridades estaduais e federais de quem é imprescindível a presença da Guarda Municipal para a segurança do município, incluindo as mesmas no Sistema Único de Segurança. É importante manter o que estamos fazendo, aperfeiçoar e aumentar o atendimento à população. Estamos no caminho certo”.
Fonte: Revista Arraso Acontece
Nenhum comentário:
Postar um comentário