sábado, 28 de agosto de 2010

GUARDAS DE SALVADOR VÃO AO RIO DE JANEIRO E BELÉM





Por ASCOM-SUSPREV- 28-08-10
Entre os dias 15 e 20 de agosto, 21 Guardas Municipais do Salvador representaram a Superintendência de Segurança Urbana e Prevenção à Violência- SUSPREV em dois eventos significativos pelo país. Em Belém- PA, um grupo de Guardas participou do Curso de Atualização de Procedimentos Tático-operacionais, voltado para questões enfrentadas no dia a dia profissional dos agentes. No Rio de Janeiro- RJ, 18 GM´s, sob o comando do seu superintendente, coronel Cassivandro da Costa Santos, estiveram presentes ao XX Congresso Nacional das Guardas Municipais, ao Fórum Nacional de Segurança Pública Municipal, ao Fórum Brasileiro de Monitoramento de Cidades, à IV Feira Nacional de Segurança Pública - FENASEN/EXPOGM, e aos Encontros Nacionais de Comandantes de Guardas Municipais e de Secretários e Gestores Municipais de Segurança.
Atendendo a ilustre convite da Guarda Municipal de Belém, uma equipe da Guarda de Salvador foi designada a participar do Curso de Atualização de Procedimentos Tático-operacionais, de 15 a 20 de agosto. O curso teve o objetivo de, além de integrar as Guardas Municipais do país, capacitar os agentes de segurança para situações diversas e peculiares. A grade curricular foi composta com disciplinas como abordagem tática, ações de choque e tonfa, além de tática de patrulhamento urbano.
Os Guardas Municipais do Salvador, Osvaldo Vitório, Fabio Amaral e Carlos Damasceno tiveram desempenho elogiado no curso. Para eles, o aprendizado vai fazer grande diferença ao ser aplicado. O GM Vitório destacou ainda que trata-se de um curso que todos os Guardas deveriam fazer, pois é voltado para a atividade operacional de Guarda Municipal, onde em uma semana foram abordados, para além da teoria, atitudes e posturas a serem desenvolvidas na prática cotidiana. “Temos toda a intenção de repassar o que aprendemos para todos os Guardas de Salvador, que não puderam participar”, acrescenta Vitório.
No Rio de Janeiro, coronel Cassivandro aproveitou para cobrar junto à coordenadora de Projetos e Programas de Prevenção da Secretaria Nacional de Segurança Pública - PRONASCI, Cristina Gross Vilanova, maior brevidade na liberação dos recursos já aprovados para a Guarda Municipal do Salvador. O GM Ubirajara Azevedo, comandante do Grupamento de Operações com Cães – GOC, destacou que o evento ocorre em momento oportuno. “Em todo o país, cresce o movimento em prol da busca pela regulamentação das atribuições das Guardas Municipais através da aprovação do Projeto de Emenda Constitucional - PEC 534/2002. Nessas oportunidades discutimos desde os avanços da aprovação da PEC até a troca de experiência entre as Guardas Municipais de todo país”, salientou.
Ainda na capital carioca, foram debatidos temas como: Liderança e Gestão de Pessoas em Segurança Pública; Competências Operacionais dos Operadores de Segurança Municipal; Estratégias Tecnológicas para Gestão das Secretarias Municipais de Segurança Violência e Criminalidade: Premissas Para Uma Reforma Urbana e Diretrizes Nacionais da Segurança Urbana. O GM Uiliam Dias, chefe do Setor de Gestão de Serviços – SEGES- SUSPREV, se mostrou entusiasmado com as diversas atividades oferecidas no evento. “Tivemos oportunidade de trocar experiências com instituições experientes, fazendo intercâmbio de conhecimentos sobre a organização e a legislação pertinente às Guardas Municipais desde o amparo legal para atuação no trânsito e a questão da proteção ao cidadão”, resumiu.
Atenciosamente,

Noel Tavares DRT 2720

ASCOM-SUSPREV

Nenhum comentário:

Postar um comentário