Foi concluído no mês de julho de 2.010 o projeto de Plano de Carreira da Guarda Municipal de Varginha. O mesmo foi elaborado por uma comissão composta por integrantes da Guarda Municipal, indicados pela Direção e Associação GMV.
O documento é fruto de uma ampla discussão que envolveu representantes da Guarda Municipal e visa melhorar as condições de trabalho e o atendimento à população.
“Este documento é resultado de um compromisso que o Prefeito Eduardo “Corujinha” e o Diretor Guilherme Tadeu Ramos Maia tem com os Guardas Municipais. Este projeto busca valorizar os funcionários, ao mesmo tempo em que permite que a estrutura acompanhe a evolução dos trabalhos desenvolvidos pela Guarda Municipal, que hoje não se limitam apenas à segurança dos prédios públicos”, destacou o comandante da Guarda Municipal Mauricio Maciel.
Entre os principais pontos definidos pelo projeto está a criação de níveis hierárquicos com salários diferenciados. Os funcionários serão admitidos como Guardas Municipais 3ª Classe e poderão de acordo com seleções internas serem promovidos. Para cada um dos cargos, existem requisitos que devem ser atendidos pelos interessados, como nível de escolaridade, cursos e disciplina, entre outros.
O projeto normatiza como será feita a avaliação e as porcentagens, dentro da corporação, para cada um dos níveis hierárquicos.
Sendo um estímulo e incentivo aos profissionais desta categoria, a conclusão da primeira etapa do Plano, passa pela avaliação da Direção da Guarda Municipal de Varginha, Procuradoria Municipal e Prefeito Municipal, sendo, que depois de examinado será encaminhado como Projeto de Lei à Câmara Municipal de Varginha.
“Estamos no limite da responsabilidade, tudo o que foi discutido na comissão para melhorar a vida do servidor, esta contemplado. Este plano de carreira levou em conta a valorização da categoria e também o crescimento da Guarda Municipal dentro de nossas realidades”, afirma o Comandante Mauricio Maciel.
O PLANO
Durante 04 meses a Comissão estudou leis, planos de carreira de outras Guardas Municipais e concluiu este trabalho, que visa proporcionar melhores condições de trabalho, incluindo revisão salarial e possibilidade de ascensão profissional.
A criação do Plano de Carreira vai permitir que os guardas municipais cresçam profissionalmente dentro da Prefeitura.
Para ser promovido, o profissional será avaliado pelo desempenho das suas funções com um concurso interno. Além disso, também será levada em consideração a sua conduta moral, ética e profissional de acordo com as atribuições desenvolvidas. Para os cargos de Subinspetor, Inspetor e Comandante serão exigidos curso de nível superior e para os demais de ensino médio.
O guarda que ingressar na como 3ª classe pode subir para 2ª classe, 1ª classe, classe especial, e chegar a subinspetor e inspetor ou comandante. “Tudo vai depender do seu esforço, da sua responsabilidade, disciplina, dinamismo, objetividade, organização, do grau de escolaridade, entre outros fatores”, explicou o Subinspetor Alexandre Marques Costa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário