HEROISMO - 26/01/2010 - 10:58
Bombeiros de Sumaré salvam rapaz que tentava suicídio
Sentimento de dever cumprido. Assim foi como resumiu, hoje (26 de janeiro), o bombeiro Dari Almeida Flor, 29 anos, um salvamento espetacular feito anteontem. Ele foi um dos principais responsáveis em salvar de um rapaz de 22 anos, que tentava se jogar de um pontilhão, no centro de Sumaré. A tentativa de suicídio e o resgate com final feliz foram filmados integralmente por uma equipe de televisão. Integrante do Corpo de Bombeiros Municipal de Sumaré (CBMS) há seis anos e com mais três anos e meio de serviços prestados à Guarda Civil Municipal de Sumaré (GCMS), Dari colocou à prova toda experiência, treinamento e preparo psicológico recebidos constantemente na corporação.
Situações como a de anteontem podem acontecer a qualquer momento na vida de profissionais que trabalham com emergências. Ele e os colegas de equipe: Félix Guttemberg e João Paulo Venzel salvaram a vida de E.S., que sofre de problemas psiquiátricos e tentava cometer suicídio. O rapaz estava prestes a se jogar de uma altura aproximada de cinco metros, no viaduto Aristides Moranza, entrada principal da área central do município. Após cinco ou dez minutos de negociação, Dari conseguiu ganhar a confiança da vítima e em seguida o bombeiro deu um salto preciso, conteve o rapaz, impedindo-o de se jogar.
Antes da intervenção do bombeiro, que ocorreu já em cima do pontilhão, algumas providências tinham sido tomadas em terra para o caso de a vítima se jogar. O trânsito foi interditado no sentido centro-bairro e a Viatura de Resgate do CBMS foi colocada sob o local onde estava a vítima para diminuir o impacto, caso o rapaz se jogasse. Coincidentemente, o bombeiro Dari conhecia a vítima de tentativa de suicídio, pois há poucos minutos tinha socorrido o rapaz, que reclamava de dores abdominais e foi conduzido ao hospital. Os bombeiros Dari, Guttemberg e Venzel voltavam de ocorrência nas proximidades do viaduto, quando receberam o chamado para o salvamento.
Os três bombeiros e um policial militar percorreram pelas margens da linha de trem para se aproximarem cuidadosamente da vítima. O rapaz estava no parapeito do pontilhão e segurava a grade lateral, prestes a se atirar. Uma equipe de televisão passava pelo local e registrou toda a ação, desde a tentativa do bombeiro Dari em convencer o rapaz a desistir do suicídio, até o oportuno e certeiro bote que segurou a vítima. Em seguida, os demais bombeiros e um policial militar auxiliaram retirar o rapaz. Munido com uma corda, um dos bombeiros colocou-se em posição estratégica, de modo que a vítima permitisse a aproximação dos outros profissionais do salvamento. Retirado do pontilhão, o rapaz foi encaminhado ao hospital para receber atendimento psiquiátrico. Não era a primeira vez que o rapaz tentava suicídio, segundo o Corpo de Bombeiros.
Emoção
Estudante de curso superior de Enfermagem, o bombeiro Dari não escondia a emoção com o final feliz do resgate. “É uma sensação do dever cumprido, pois é colocado em prática o treinamento psicológico que recebemos”, destacou o profissional. Ele se lembrou de um resgate traumático em que participou, em 2005, e que, infelizmente, não foi possível salvar as vítimas. Um rapaz caiu num silo de farelo de trigo em uma granja e outro também ficou preso no silo ao tentar salvá-lo. Para retirar as vítimas, os bombeiros tiveram que abrir um buraco de mais de dois metros na parede do silo. Um dos rapazes já foi retirado sem vida, o outro chegou ser reanimado, encaminhado para o hospital, mas resistiu por apenas 36 horas. “Nossa missão é salvar vidas, por isso ações como esta no viaduto é muito gratificante”, destacou Dari.
Treinamento
Segundo o subinspetor Laércio Sant´Ana Júnior, coordenador das áreas de Prevenção e Educação do Corpo de Bombeiros Municipal de Sumaré, constantemente os homens da corporação recebem os mais diversos cursos de aperfeiçoamento, como de Salvamento em Altura e Gerenciamento de Crise, que trabalham o psicológico dos profissionais. Além disso, anualmente, são feitas reciclagens de aprendizado em geral. O subinspetor acrescenta que também há instruções diárias, nas quais são passadas informações teóricas sobre as situações de emergência que podem aparecer no dia a dia dos bombeiros. Em Sumaré, o Corpo de Bombeiros é 100% municipalizado, conta com quatro viaturas e 32 homens, sendo que seis deles foram incorporados este mês, após terem passado em Concurso Público e feito o Curso de Formação. O trabalho de emergência é feito de maneira integrada com o Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU).
"http://www.sumare.sp.gov.br/news.php?id=2991"
Nenhum comentário:
Postar um comentário