terça-feira, 20 de julho de 2010
GCM Santa Barbara d'Oeste ocupa bairro após agressão a Patrulheiros.
Apesar das intimidações, a Guarda Municipal vai manter a segurança no Conjunto Habitacional Roberto Romano. Nesta semana, no plantão policial já foram registrados dois TCOs (Termos Circunstanciados de Ocorrência) e uma prisão em flagrante pela corporação. Os primeiros foram registrados por causa de agressões aos guardas municipais e a prisão em flagrante por causa de danos a uma viatura.
Para o secretário de Segurança, Trânsito de Defesa Civil, Paulo Jodas, em sua visão, parece que a Guarda Municipal está atrapalhando alguma atividade criminosa no bairro. Os patrulheiros têm sofrido provocações. Além disso, tem algumas pessoas agindo de forma descontrolada e violenta inclusive lançando bombas contra os guardas. "Nossos homens são bem preparados para não aceitar provocações", disse. E completou dizendo que estão preocupados com a questão do Romano.
De acordo com Jodas, a segurança na zona urbana será mantida pela Guarda Municipal, porém, com mudança de comportamento. As viaturas serão mantidas em pontos fixos, próximas de possíveis pontos de tráfico. Aproveitou também para fazer um apelo a Delegacia Seccional para que designe uma equipe da Dise para apurar a relação dos criminosos no bairro e se precisarem a Guarda Municipal pode colaborar com muitas informações.
Muitos moradores do bairro, segundo o secretário de Segurança, têm procurado a Guarda Municipal para agradecer a presença dos patrulheiros. "Será mantida a segurança urbana respeitando os cidadãos de bem e agindo dentro de sua função." E concluiu: "A criminalidade será enfrentada com coragem e inteligência."
Moradores do Romano ouvidos pelo Diário aprovaram a ação da Guarda Municipal no bairro. Todos pediram anonimato com medo de represálias. Um morador disse que quem reclamou na quinta-feira foi uma minoria, porque os moradores de bem preferem a presença da Guarda para garantir a segurança.
Outra moradora exclamou: "Tem sido uma bênção a presença da Guarda." Ela falou que os vendedores de drogas saíram das ruas e estão ficando escondidos dentro de casa. "Está uma paz e um silêncio o Romano. Comentou também que agora tem conseguido dormir, pois à noite os vendedores de drogas ficavam entrando e saindo do prédio batendo o portão não possibilitando que os moradores dormissem sossegados. "Parabéns para a Guarda."
Mais um morador elogiou a presença da Guarda Municipal. Ele falou que no bairro tinham muitos carros com o som alto e esse problema foi resolvido. "A Guarda deve ficar direto aqui", falou.
Secretaria de Obras abre rua a pedido de moradores
A presença da Guarda Municipal no Conjunto Habitacional Roberto Romano tem aproximado a corporação da comunidade. O trabalho tem promovido também ações em outras demandas do bairro, como a abertura de uma rua.
A Prefeitura de Santa Bárbara d'Oeste, por meio da Secretaria de Obras e Serviços, realizou na tarde de ontem a abertura do trecho final da Rua Padre Victorio Freguglia, ao tráfego de veículos e pedestres, com interligação direta para a Rua Dr. Luis Roberto dos Santos Mano.A obra vai facilitar o acesso dos moradores dos bairros Rochelle 1 e 2 e Conjunto Habitacional Roberto Romano, na zona sul da cidade.
A abertura da rua atende a uma solicitação de moradores feita aos guardas civis municipais, que iniciaram esta semana uma ação de reforço à segurança urbana no Romano. De acordo com o inspetor da Guarda Civil, Osnir Fernandes dos Santos, a medida foi amplamente aplaudida pela comunidade local. "Os moradores gostaram e elogiaram muito porque a obra facilita o acesso ao bairro e também ao Rochelle", disse.
Guardas sofrem agressão e viatura é danificada
A Guarda Municipal realizou na quinta-feira, dia 15, a prisão em flagrante no Conjunto Habitacional Roberto Romano do jovem Aeliton Ribeiro, 25 anos, operador de máquinas, por dano na viatura Gol placas DBS 8227.
Os guardas Carlos Archanjo e Lacerda realizavam patrulhamento quando o Aeliton, conhecido como Ezinho, arremessou artefato explosivo de fabricação caseira. Isso motivou abordagem por parte da Guarda, mas o jovem se recusou a se identificar investindo nos guardas, sendo necessário uso da força física. Os amigos do jovem também investiram nos guardas. Foi necessário apoio de outra viatura. O jovem deu um golpe com os pés e quebrou o vidro do veículo gol.
Na confusão EPV, 20 anos, desferiu uma voadora no guarda Archanjo e HJB, 29 anos, investiu contra Lacerda. Foi feito um TCO no caso dos dois. Ezinho pagou fiança de R$ 450,00 e foi solto. HJB contou que levou uma coroada na boca de um guarda. O caso foi apresentado no plantão policial ao delegado Rodolpho Lopes do Canto Junior.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário