quarta-feira, 28 de julho de 2010

Capacitação dos Guardas Municipais em Salvador, no mês de julho termina com balanço positivo

Capacitação dos Guardas Municipais: mês de julho termina com balanço positivo


Por ASCOM-SUSPREV- 27-07-10.
Por serem atribuídas aos Guardas Municipais diversas funções no âmbito da segurança urbana e ações de prevenção à violência, a Gerência de Desenvolvimento e Corregedoria da SUSPREV (GDCOR), através do Centro de Formação da Guarda Municipal do Salvador (CFGMS), tem se empenhado em atender todas as necessidades para uma capacitação de excelência para seus servidores. Assim tem sido durante o mês de julho, em que quatro turmas de agentes estiveram envolvidos em cursos com temas abrangentes que traduzem a diversidade de atuação dos Guardas Municipais do Salvador.

Fiscalização das operações de carga e descarga, aplicação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) frente a casos de violência nas ruas, e, por fim, capacitação que abranje a noção das competências do Guarda Municipal enquanto agente de cidadania dentro das comunidades. Estes são alguns dos temas tratados na série de cursos oferecidos aos agentes da Superintendência de Segurança Urbana e Prevenção à Violência- SUSPREV, ministrados em três diferentes localidades da cidade de Salvador.

Organizado pela Transalvador, o Curso Capacitação para a Área de Trânsito com Foco em Transporte foi planejado para 40 Guardas Municipais, e realizado no auditório do órgão, no Vale dos Barris, sempre no turno matutino, entre os dias 12 e 23 deste mês.

Em 13 de julho, foi a vez de 32 Guardas participarem do curso Capacitação sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, no auditório do Edifício Bahia Center, anexo da Câmara Municipal. O treinamento foi realizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) aos Guardas Municipais que atuam em diversos áreas da cidade, para que saibam como encaminhar os casos de violação de direitos aos órgãos públicos e conselhos tutelares da cidade a partir do conhecimento do Sistema de Garantia de Direitos previsto no ECA.

Por fim, até o dia 30 deste mês, 4 Guardas Municipais terão finalizado o Curso de Promotor de Polícia Comunitária, em que os participantes foram solicitados por ofício da Coordenação de Gestão da Qualidade e Policiamento Comunitário (CGQPC, localizado no CAB, antigo 5º Batalhão) ao gabinete da SUSPREV, sendo os mesmos designados de forma proporcional por áreas de operação. A capacitação, que está sendo realizada das 8h às 12h, na Faculdade D. Pedro II, no Comércio, tem como objetivo difundir a filosofia da polícia comunitária, ou seja, o caráter preventivo das ações policiais, obtendo melhor retorno das comunidades em que estes agentes atuam. Segundo a Capitã Ana Cidreira, é fundamental que haja maior sensibilidade com a demanda social das comunidades, que reflita numa real polícia de aproximação. “A Guarda Municipal é nova aqui em Salvador, mas já é um braço importante na busca desta filosofia”, afirmou. O curso, que conta também com agentes da Polícia Militar e Civil, além do Departamento de Polícia Técnica, se estende até o mês de outubro, com a formação de mais seis turmas.

NOEL TAVARES.
ASCOM- SUSPREV.
9984-2710 / 3183-8304 / ascomsusprev@gmail.com / http://www.segurancaurbana.salvador.ba.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário