terça-feira, 4 de maio de 2010

Prefeitura de São Luís realiza ações contra a violência nas escolas municipais

 

Prefeitura de São Luís realiza ações contra a violência nas escolas municipais

“Projeto Bullyng, Estou Fora” prega a cultura da paz na rede de ensino de São Luís

As secretarias municipais de Segurança com Cidadania (Semusc) e de Educação (Semed) realizam, em parceria, um projeto antibullyng (contra o ato de violência) nas unidades de ensino de São Luís. Graças à iniciativa, grupos de Segurança Escolar da Guarda Municipal vêm trabalhando a cultura de paz na rede municipal de ensino.

O bullyng escolar é uma forma de violência caracterizada pela intimidação e agressões físicas ou morais em alunos incapazes de se defenderem, sejam crianças ou adolescentes, no interior da escola municipal.

Segundo o secretário municipal de Segurança com Cidadania, Luiz Carlos Magalhães, o projeto 'Bullyng, Estou Fora', idealizado pelo guarda municipal Antonio Berguison, por exemplo, já está sendo desenvolvido na Unidade Escolar Alberto Pinheiro, no Centro da cidade. Na escola, os guardas municipais, que desempenham as atividades de conscientização de cultura de paz nas escolas do município, realizam palestras, apresentam peças teatrais e vídeos sobre o bullyng e contra a violência.

Na semana passada, Luiz Carlos Magalhães e a secretária municipal de Educação, Suely Tonial, participaram do I Seminário sobre o Bullyng Escolar, realizado pela ONG Plan com apoio da Prefeitura de São Luís. "As oficinas apresentadas no evento colaboraram bastante no sentido de aperfeiçoar e agregar valor ao andamento do nosso projeto", destacou o titular da Semusc.

O seminário teve como objetivo sensibilizar a sociedade civil sobre o perigo do bullyng escolar e apresentar o Programa de Enfrentamento "Educar para a Paz". Estiveram presentes uma das maiores especialista do país sobre o Bullyng Escolar, Cleo Fank, e o gerente nacional de Programas da Plan, Gualberbo Aldama. Segundo o titular da Semusc, a Plan se colocou à disposição como parceira na ampliação do projeto 'Bullyng, Estou Fora' nas escolas municipais de São Luís.

Sistema de Segurança fortalecido - Na oportunidade, Luiz Carlos Magalhães listou ainda uma agenda positiva das ações desenvolvidas pela Semusc. Ele destacou os projetos que tratam do reaparelhamento, aperfeiçoamento e fortalecimento do Sistema Municipal de Segurança Cidadã na capital.

Foto: A. BAETA

Secretário Luiz Carlos Magalhães destacou o reaparelhamento e ações de treinamento na Guarda

Segundo Magalhães, as iniciativas fazem parte do conjunto de ações conquistadas pela administração municipal após a inclusão da capital ludovicense no Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci). Entre elas está a melhoria da estrutura da Guarda Municipal e a capacitação profissional.

"Nós implementamos ações de reaparelhamento do sistema e de capacitação e treinamento do guarda municipal", apontou Luiz Carlos Magalhães.

Para melhorar a capacidade de respostas, Luiz Carlos informou que os guardas municipais começaram a trabalhar, desde o mês passado, com o porte da pistola taser (armamento não-letal) nos Terminais de Integração de São Luís.

Luiz Carlos disse que os guardas passaram pelo treinamento de operador de Taser m26 para manusear a nova arma, capaz de imobilizar instantaneamente sem causar danos físicos. "O novo equipamento é uma opção mais segura para ser utilizada em situações de resistência. Os tasers são usados em dezenas de cidades ao redor do mundo", frisou.

O titular da Semusc lembrou que foram entregues ainda novos equipamentos e acessórios de salvatagem e fardamentos a 109 salva-vidas da Guarda Municipal (GM), com o objetivo de reforçar as ações do órgão na área de salvatagem. "O prefeito João Castelo entregou à Semusc um buggy (viatura), uma lancha resgate I com 19 pés e motor 90 HP Mercury e um bote inflável com motor 50 HP", citou.

Luiz Carlos disse que está sendo realizada uma reforma na frota da Secretaria e que mais quatro veículos Pick-ups foram adquiridos pelo órgão. Ele lembrou que, somente na gestão do prefeito João Castelo, 21 anos depois da criação da Guarda Municipal, é que a Prefeitura da capital está investindo para melhorar e modernizar a instituição encarregada de preservar a segurança pública na área do Município.

"É importante frisar que o último grande investimento ocorreu exatamente em 1989 por ocasião da criação da Guarda Municipal. Mas agora, graças ao planejamento estratégico que fizemos e ao apoio e à dedicação do prefeito João Castelo, está sendo possível, efetivamente, investir na valorização e capacitação dos nossos servidores, como também no reaparelhamento da nossa instituição", finalizou.

Prefeitura de São Luís realiza ações contra a violência nas escolas municipais

Nenhum comentário:

Postar um comentário