Para colaborar com a padronização das Guardas Municipais encaminho-lhes o seguinte POP (Procedimento Operacional Padrão).
Para o posto de sentinela.
Os assuntos tratados nos P.O.P., são resultados de pesquisas e de inúmeras ocorrências atendidas por membros deste Departamento, que assim como VOCÊ, objetiva diminuir ao máximo, os erros profissionais na atividade operacional.
Os erros profissionais podem matar, ferir ou causas danos materiais, e ainda, conseqüências civis e judiciais a VOCÊ.
A excelência dos nossos serviços é dever e responsabilidade de TODOS NÓS.
A corporação por intermédio do treinamento dos P.O.P. (Procedimentos Operacionais Padrões), pretende dar à atividade da Guarda Municipal, condições para que se garanta a qualidade do serviço do guarda, desta forma, o treinamento entra em nova fase com os P.O.P..
Lembre-se:
“Toda a ação tem um objetivo a ser alcançada, se em determinado momento você observar que um P.O.P., não é adequado e não produzira o resultado esperado, elabore um relatório de não conformidade e proponha a alteração devidamente fundamentada”.
POP (Procedimento Operacional Padrão) para o posto deSENTINELA
A atribuição de Sentinela é de suma importância, pois, além de manter a segurança do local é o guarda que representa o Departamento no primeiro momento para com as pessoas. O guarda é o cartão postal do Departamento.
Buscando padronizar as ações deste Departamento, determino que seja cumprido o POP (Procedimento Operacional Padrão) para SENTINELA DA REGIONAL PALMARES, como segue:
MATERIAIS NECESSÁRIOS:
1. Uniforme operacional;
2. Revólver Cal. 38 ou Pistola PT 100 com seus respectivos carregadores;
3. Algemas com a chave;
4. Caneta;
5. Folhas para anotações (bloco ou agenda de bolso);
6. Cinturão com complementos;
7. Porta-tonfa ou cassetete;
VERIFICAÇÃO DO POSTO
1. Deverá ser verificado as condições do posto como:
- se esta limpo, mantendo limpo e entregar limpo;
- se há alguma coisa danificada;
- tomar conhecimento do livro de ocorrência;
- verificar o equipamento (cancela) se esta em bom funcionamento;
- verificar em nas suas imediações se há algo de diferente;
- informar ao supervisor que esta assumindo o posto, com ou sem alterações.
POSTURA
1. Estar devidamente uniformizado;
2. Estar sempre atento (a tudo que ocorre ao seu redor);
3. Não ficar com conversa com terceiros, perdendo sua atenção;
4. Estar sempre atento e a disposição para atender e dar informações aos solicitantes.
PROCEDIMENTOS
1. Após a entrada e saída de veículos a cancela deverá permanecer baixada. Enquanto não estiver em uso, a cancela deverá permanecer abaixada;
2. Abrir a cancela somente após a identificação do motorista, observando os integrantes no interior do veículo se houver;
3. No caso de visitante, efetuar o preenchimento da ficha de entrada, anotando os dados do veiculo, condutor e passageiro, (horário de chegada e saída) assim como o local aonde irá (ou entregar documentos);
4. Registrar a entrada dos integrantes do quadro da guarda fora do horário de serviço (marcando horário de chegada e saída e o que vieram fazer);
5. Agir energicamente no cumprimento do dever, mas não com truculência, respeitando as pessoas e fazer ser respeitado;
6. Não permitir passagem de pessoas por locais indevidos;
7. Comunicar e informar por escrito (em livro próprio e relatórios da sentinela) quando as normas de trânsito forem desobedecidas por integrantes deste Departamento ou por quaisquer outras pessoas;
8- Não deverá se ausentar de seu posto sem que seja substituído, e ao final de seu expediente deverá aguardar rendição e informar todas as anormalidades ocorridas para o seu sucessor;
9. Em nenhuma hipótese deverá abandonar ou afastar-se do posto de serviço, se for o caso, solicitar apoio interno para qualquer atendimento (ocorrências), salvo exceção para orientação, sem perder o posto de vista, e que não descumpra a sua função;
10. Não entreter-se com atividades estranhas ao serviço (bate-papo, leitura, estudar no posto, e atitudes que lhe colocariam em risco);
11. Não permitir aglomeração de pessoas no local de serviço;
RESULTADO ESPERADO
1. Tirar um serviço sem novidades;
2. Manter a sua segurança e de terceiros;
3. Preservar o patrimônio em sua responsabilidade:
- Veículos particulares e oficiais;
- patrimônio em sua responsabilidade;
ESCLARECIMENTOS
Sentinela (guarda):
O Sentinela é o guarda responsável pelas pessoas no interior da unidade, pelo patrimônio público e particular sob sua responsabilidade.
Observação: Este procedimento esta sujeito a alterações ,qualquer manifestação, positiva ou negativa, ou ajuste nos P.O.Ps. encaminhar-nos para estudos.
PAULO RICARDO RODRIGUES BENTO
Comandante da Guarda Municipal
Prefeitura de Santo André
Secretaria de Segurança Pública Urbana e Trânsito
Diretor do Departamento da Guarda Municipal
Tel.: 44213970 ou 4428-1722

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