A Guarda Civil Municipal de Botucatu está oferecendo treinamento para 26 GCM de São Manuel e Pratânia. Serão 600 horas de cursos, teóricos, físicos e com armamento letal e dispersivo, segundo informou o Secretário de Segurança Adjair de Campos.
“Todo o treinamento terá como base 32 disciplinas do Senasp, (Secretaria Nacional de Segurança Pública), totalizando aproximadamente 600 horas de treinamento. Haverá um treinamento de tiros, que será feito com empresa especializada e supervisionada pela Polícia Federal”, afirmou.
O treinamento foi organizado pela GCM de Botucatu, depois que integrantes da Guarda de São Manuel, procuraram a unidade local, para obter informações sobre treinamentos.
“Nosso objetivo é a regionalização das nossas atividades, envolvendo Botucatu, São Manuel, Pratânia e outras cidades e implantarmos o Grupo de Gestão Integrado, que nada mais é identificar os marginais que atuam em nossas cidades, dentro dos padrões da guarda comunitária, que é a mais próxima da população”, afirmou.
O Grupo de Gestão Integrada trocará informações estratégicas e desenvolverá ações ostensivas e preventivas de acordo com as necessidades. “Os mesmos criminosos que agem em São Manuel, podem agir em Botucatu e Pratânia e atuando integrados temos mais chances de obter sucesso”, explicou Adjair.
De São Manuel participam do curso nos próximos dois meses 22 GCMs, informou o comandante José Aparecido Gomes. A vizinha cidade tem a mais antiga Guarda da região, fundada há cerca de 40 anos.
Inicialmente a Guarda era “Noturna” e posteriormente passou a ser “Civil”, atuando na proteção de prédios municipais e escolas. Segundo o comandante Gomes a GCM de Botucatu tem uma característica importante, que são os monitoramentos de segurança eletrônicos.
Pratânia enviou cinco pessoas para treinamento. Segundo explicou o vice-prefeito da cidade Daniel Luis Carvalho, o município está se preparando para a criação da GCM. “Estamos com cinco pessoas que são seguranças municipais, mas nosso objetivo é criar no mais curto espaço de tempo a nossa Guarda. Esse treinamento será fundamental”, disse o vice-prefeito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário