sábado, 6 de março de 2010

Catamduva: GCM obtém autorização para porte armas

Autorização possibilita que os guardas portem revólver calibre 38 e pistola 380.

A Guarda Civil Municipal de Catanduva – GCM – é a única da região que obteve a autorização da Polícia Federal para que seus guardas atuem pela cidade, portando armas de fogo.

De acordo com informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura, a Guarda Civil Municipal possui porte de armas desde a sua criação.

“A diferença é que antigamente quem autorizava o uso de armas era o Estado; após a criação da Lei do Desarmamento, quem passou a autorizar o porte foi a Polícia Federal”, explicou, em nota.

A assessoria ainda destaca que o candidato deve atender todas as exigências contidas na Matriz Curricular Nacional Para Guardas Municipais - expedida pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP do Ministério da Justiça).

“Vale lembrar que também se faz necessário passar no curso de Formação para Guardas Municipais, também exigido na Matriz Curricular, perfazendo um total de 572 horas-aulas”, detalhou, lembrando que a carga horária é equivalente a cursos de pós-graduação Latu-sensu.

A GCM enfatiza que os guardas estão qualificados e possuem treinamentos que também abrange o emprego de equipamentos letais e não letais. A autorização possibilita que os guardas portem revólver calibre 38 e pistola 380. “Existe uma preparação. Todos fazem uma avaliação psicotécnica obrigatória realizada com psicólogos registrados e autorizados pela Polícia Federal” finalizou. Além de Catanduva, a cidade de Birigui, região de Araçatuba, também possui a habilitação da Polícia Federal para que seus guardas andem armados.

Publicado em O REGIONAL
--
Postado por GCM Guilherme no Blog do GCM Guilherme em 3/04/2010 08:32:00 AM

Nenhum comentário:

Postar um comentário