Segue abaixo o Boletim Informativo (jan/fev 2010) Notícias da Guarda Civil Municipal de Ribeirão Preto, que tem por finalidade dar total transparência às ações da GCM e ressaltar os bons serviços prestados à nossa estimada população.
A publicidade de nossas ações e o amplo acesso dos GCM´s e municípes à Administração da Instituição tem sido um dos mecanismos basilares para alcançarmos o objetivo de bem servir a comunidade. Diante disto,toda crítica e sugestão serão bem vindas e critreriosamente analisadas em prol do aprimoramento do atendimento aos municípes, proteção do patrimônio público, valorização da categoria e colaboração para a preservação da paz social.
Saudações
André Luiz Tavares
Superintendente
Guarda Civil Municipal-RP
Site oficial da GCM-RP: http://www.ribeiraopreto.sp.gov.br/guarda/i23principal.php
Meu blog: http://gcmandretavares.blogspot.com/
Meu twitter: http://gcmandretavares.blogspot.com/
Site oficial GCM-RP: http://www.ribeiraopreto.sp.gov.br/guarda/i23principal.php
Meu ://gcmandretavares.blogspot.com/
Meu twitter: http://twitter.com/GCMAndreTavares
NOTÍCIAS DA GUARDA CIVIL MUNICIPAL
RIBEIRÃO PRETO/SP
BOLETIM INFORMATIVO GCM-RP 02/2010
OPERAÇÃO CARNAVAL 2010
Cerca de 70 guardas civis municipais participam da Operação Carnaval em Ribeirão Preto e Bonfim Paulista, sem prejudicar o patrulhamento interno e externo de patrimônios públicos
A Guarda Civil Municipal organizou um plantão especial neste feriado prolongado de carnaval. Um efetivo de 80 guardas civis atuará nos desfiles de Carnaval, tanto em Ribeirão Preto, quanto em Bonfim Paulista.
Além da vigilância dentro do local dos desfiles, a guarda também manterá o patrulhamento externo (com viaturas), na região onde se realizam os desfiles visando a segurança e tranqüilidade do público.
Segundo André Luiz Tavarez, superintendente da Guarda Civil Municipal, o efetivo também permanecerá nas ruas realizando, normalmente, o trabalho diuturno de preservação dos patrimônios públicos e colaboração na manutenção da paz social.
PROJETO DE MODERNIZAÇÃO DO CAD - GCM Ribeirão Preto
No dia 11 de fevereiro de 2010 o GCM 1ª Classe Adalberto apresentou o Projeto de Modernização da Central de Atendimentos e Despachos da Guarda Civil Municipal de Ribeirão Preto ao Superintendente GCM André Tavares, Diretora Operacional GCMF Lidiana, Diretora Administrativa GCMF Leocádia, Chefe Operacional GCM Elias e Chefe de Treinamento GCM Matiello.
Seguindo orientação da Prefeita Dárcy Vera no sentido de aprimorar os serviços prestados à população por meio de recursos tecnologicos (Projeto Ribeirão Digital) a Guarda Civil Municipal tem ampliado suas atuações utilizando-se da tecnologia. Recentemente passou a monitorar eletrônicamente as unidades de saúde através de 70 (setenta) câmeras e agora também passará a utilizar o sistema de consultas Infoseg, tais avanços exigem a adequação de nossa central de atendimento à modernidade e teremos a felicidade de realizar esse sonho de todos os GCM´s e assim prestar serviços de excelência à população.
Postado por André Luiz Tavares às 06:43 0 comentários
INFOSEG
Guarda Civil Municipal de Ribeirão Preto
passará a operar o Sistema INFOSEG
No dia 12 de fevereiro de 2010 o Superintendente da GCM André Tavares, a Diretora Operacional GCMF Lidiana, Diretora Administrativa GCMF Leocádia e a GCMF 1ª classe Rosângela estiveram na cidade de São Paulo, no prédio da Polícia Civil, onde receberam treinamento para operar o sistema INFOSEG e obtiveram a senha de acesso.
Essa conquista é fruto de um convênio firmado pelo Município de Ribeirão Preto com o Ministério da Justiça e em breve estará em pleno funcionamento. A Guarda Civil Municipal de Ribeirão Preto integrará o seleto rol de aproximadamente 30 GCM ´s operando o sistema em todo o Estado SP.
INFOSEG
A INFOSEG é uma rede que reúne informações de segurança pública dos órgãos de fiscalização do Brasil, através do emprego da tecnologia da Informação e comunicação. Tal rede tem por objetivo a integração das informações de Segurança Pública, Justiça e Fiscalização, como dados de inquéritos, processos, de armas de fogo, de veículos, de condutores e de mandados de prisão.
A rede passou integra informações de Segurança Pública, Justiça e de Fiscalização em todo o País, integra também um conjunto de bases de dados distribuídas pelos estados da Federação e por órgãos do governo federal, sendo sua finalidade disponibilizar as informações contidas em qualquer base integrante ao usuário que dela necessite.
fonte: Rede INFOSEG
MATÉRIA PUBLICADA NO JORNAL GAZETA DE RIBEIRÃO
13/02/2010
GCM fecha convênio para ter informações online
Rede Infoseg permite identificação de suspeitos por meio da placa do veículo, por exemplo
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Ribeirão Preto começará a utilizar, na semana que vem, a Rede Infoseg, num convênio com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). Com o sistema, os guardas poderão ter acesso a informações como antecedentes criminais de suspeitos e histórico de veículos, por meio das placas.Ontem, o superintendente da GCM, André Luiz Tavares, além de mais três guardas, estiveram em São Paulo para firmar o convênio e buscar uma senha a ser utilizada nas pesquisas ao sistema. Os guardas que estiverem nas ruas deverão ligar para a base da GCM, que terá acesso à rede.“Com a rede, o trabalho da GCM fica mais intensificado. Poderemos checar com mais rapidez se um suspeito é procurado, principalmente no Cetrem, onde um procurado da Justiça permaneceu no ano passado, por exemplo”, afirmou Tavares.
AMPLIAÇÃO.
Agora, o superintendente da GCM pretende ampliar a Central de Atendimento e Despacho (CAD), que hoje conta com o monitoramento de unidades de saúde por meio de câmeras. Com a implantação do Infoseg, mais três atendentes deverão permanecer no local. Ainda segundo ele, a médio prazo, deverão ser instaladas mais duas telas de LCD, de 32 polegadas, para que outros prédios públicos e praças também sejam monitoradas. Em caso de ocorrências de furtos, por exemplo, as imagens podem ser anexadas ao processo do suspeito. (GY)
Fonte:http://gazetaderibeirao.cosmo.uol.com.br/conteudo/mostra_noticia.asp?noticia=1674287&area=92020&authent=A8E96528A7247011506EB3379DC91A
Postado por André Luiz Tavares às 05:44 0 comentários
1ª Reunião Regional de Comandantes das Guardas Civis Municipais
Na foto: Prefeita Dárcy Vera discursa aos presentes
1ª Reunião Regional de Comandantes
das Guardas Civis Municipais busca integração e parcerias entre comandos
A prefeita de Ribeirão Preto, Dárcy Vera, participou nesta quarta-feira, dia 10 de fevereiro, no Salão Nobre do Palácio Rio Branco, da I Reunião Regional de Comandantes das Guardas Civis Municipais. O evento, realizado pela Guarda Civil Municipal de Ribeirão Preto, reuniu representantes de 20 municípios vizinhos, com um total de 80 participantes, promovendo a integração e trocas de experiências entre os comandos, além de buscar parcerias para maior capacitação dos efetivos; orientações para obtenção do Sistema Infoseg (sistema de informações de dados relacionados à Segurança Pública); e a inclusão da região no Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci). A reunião também discutiu a prioridade de realizar o Encontro Regional de Guardas Civis Municipais, previsto para acontecer no mês de abril, com enfoque ao papel dos municípios na segurança pública.
A prefeita Dárcy Vera destacou em seu discurso a importância da criação de ações conjuntas, envolvendo os municípios da região para que as corporações ganhem força, visibilidade, organização e modernização. Também ressaltou a busca de parcerias com os prefeitos da região para a realização de treinamentos e cursos que qualifiquem as Guardas Municipais, inclusive se prontificando para que os mesmos sejam sediados em Ribeirão Preto. “Abro as portas para definirmos ações de forma regionalizada, que atendam e beneficiem não só Ribeirão Preto, mas sim, a macrorregião”, disse a prefeita.
André Luiz Tavares, superintendente da Guarda Civil Municipal, afirmou que esta reunião envolvendo os comandos das Guardas foi inédita em Ribeirão Preto. “As propostas apresentadas neste evento registram a preocupação de reestruturação e adequação das Guardas Civis Municipais da região, bem como o melhoramento da qualidade das ações das corporações junto à comunidade e em defesa do patrimônio público”, explica Tavares.
Participaram do encontro representantes das Guardas Civis dos municípios de Aguaí, Araraquara, Barrinha, Bebedouro, Cajuru, Catanduva, Dumont, Embaúba, Franca, Guaíra, Leme, Mococa, Monte Alto, Monte Azul Paulista, Pitangueiras, Pontal, Porto Ferreira, São José do Rio Preto, Santa Cruz da Conceição, Serrana e Taiaçu.
Fonte: http://www.ribeiraopreto.sp.gov.br/ccs/snoticias/i33principal.php?id=13590
Postado por André Luiz Tavares às 05:36 0 comentários
1ª Conferência Municipal de Defesa Civil de Ribeirão Preto
Guarda Civil Municipal coordenou a 1ª Conferência Municipal de Defesa Civil de Ribeirão Preto
Evento realizado no salão nobre da Câmara Municipal em 28 de janeiro de 2009 uniu Secretarias Municipais, Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e sociedade civil em ação conjunta que traça plano preventivo, emergencial e recuperativo da cidade.
Com a proposta de inserir Ribeirão Preto no sistema de gestão de Defesa Civil, a Prefeitura de Ribeirão Preto realizou nesta quinta-feira, dia 28 de janeiro, no Salão Nobre da Câmara Municipal, a 1ª Conferência Municipal de Defesa Civil. O evento, que se estendeu durante todo o dia, uniu representantes de Secretarias Municipais, Guarda Civil Municipal, Polícia Militar e Civil, Corpo de Bombeiros. A ação conjunta visou traçar um plano preventivo, emergencial e recuperativo da cidade adequando o município para casos que necessitem de gestores da defesa civil. Esta 1ª Conferência Municipal de Defesa Civil trouxe para Ribeirão Preto a oportunidade de discutir, em âmbito municipal, questões ligadas a conhecimentos técnicos em defesa civil, bem como medidas de prevenção e redução de desastres e catástrofes; além de difundir junto à comunidade compromisso e consciência de construção de uma cultura de defesa civil e profissionalizar as ações desta área. “A conferência é um pré-requisito para o município apresentar, inicialmente, ao Estado e, posteriormente, ao Governo Federal propostas de um Plano Preventivo de Defesa Civil, contendo ações e sugestões que se tornarão diretrizes nacionais adotadas em todos os municípios”, explicou Marco Antônio dos Santos, secretário municipal da Casa Civil. Segundo André Luiz Tavares, coordenador interino da Defesa Civil, a conferência marca o compromisso consciente do Governo Municipal, de instituições e da comunidade em geral que busca mobilizar órgãos competentes na elaboração de uma política de defesa civil. “Podemos considerar que nossas ações foram iniciadas. O primeiro passo foi dado quando a prefeita Dárcy Vera criou, em novembro do ano passado, a Coordenadoria Municipal e Defesa Civil (Comdec). Agora, com a realização da conferência já caminhamos mais um pouco. Tivemos a oportunidade inédita de discutir e elaborar propostas de Plano Preventivo de Defesa Civil que serão encaminhadas para avaliação do Governo Estadual e posteriormente se tornarão diretrizes nacionais” explica André Tavares.
A prefeita Dárcy Vera destacou a grandiosidade que representou o evento, ressaltando não só as ações preventivas, mas também a realização de trabalho técnico que já contribui minimizando efeitos de eventos naturais, caso ocorram. “O homem público hoje precisa se preparar para as possíveis catástrofes, pois as alterações geológicas e climáticas tornam o trabalho um desafio a cada dia. Com a realização das obras antienchentes registramos o maior desafio de uma administração dos últimos 80 anos em Ribeirão Preto”,disse a prefeita. Ações iniciais da Prefeitura Ribeirão Preto – Desde o ano passado, a prefeita Dárcy Vera iniciou um trabalho voltado às ações gestoras direcionadas a defesa civil no município. Além da obra antienchentes, para a qual conquistou verba de R$ 52 milhões, criou a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, conforme a Lei Municipal nº 2.373, de novembro de 2009, e ainda ampliou o efetivo da Guarda Municipal, com a contratação inicial de 24 novos efetivos e mais 26 até o mês de julho deste ano. O trabalho de Defesa Civil – O processo compreende uma mudança de atitude, ter acesso a recursos técnicos e materiais necessários, assim como assumir responsabilidades para levar a efeito atividades planejadas para a redução de riscos e desastres, e construir comunidades mais seguras.
A 1ª Conferência Municipal de Defesa Civil também contou com a participação do vice-prefeito Marinho Sampaio, do vereador André Luiz, representando a Câmara Municipal; do juiz de Direito João Gandini; do coordenador Regional da Defesa Civil, Major Rubens Delssin; do comandante do 9º Grupamento de Bombeiros, Coronel Juvelino Barbosa Lima; do tenente da Polícia Militar, Alexandre Daibert; de representantes das secretarias municipais da Assistência Social, Meio Ambiente, Saúde, Educação, Infraestrutura, Fazenda, Obras Públicas, Planejamento e Gestão Pública, Esportes, Fundo Social de Solidariedade, Daerp, Guarda Civil Municipal, Polícia Militar e Civil, Corpo de Bombeiros, Associação das Guardas Civis Municipais e Fabarp (Federação das Associações de Bairros de Ribeirão Preto). Além de construir e fortalecer a política pública de Defesa Civil no município adequando ações concretas, a 1ª Conferência também elegeu os delegados que representarão o município de Ribeirão Preto na Conferência Estadual de Defesa Civil, a ser realizada nos próximos meses, ainda sem data definida.
Fonte: http://www.ribeiraopreto.sp.gov.br/ccs/snoticias/i33principal.php?id=13473
PALESTRAS APRESENTADAS NO EVENTO:
1ª palestra: “A Evolução Humana e o Meio Ambiente” - Edmur Eodair Manfrim: Professor de Ciências Biológicas e Diretor da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Ribeirão Preto.
2ª palestra: “Apoio à Defesa Civil sob o prisma da água potável” - Antônio Luigi Calabrese: Professor de Química e Assessor no Departamento de Água e Esgoto de Ribeirão Preto (DAERP).
3ª palestra: “Mobilização e participação da sociedade na prevenção e no controle social sobre a efetivação da política pública de defesa civil” - Mj Bombeiro PM Rubens Delsin: Tecnólogo em obras hidráulicas, formado em Educação Física e atual Coordenador Regional de Defesa Civil da 6ª Região.
4ª palestra: “Ocupações Irregulares” - Dr. Joaquim Rezende: Secretario Municipal de Meio Ambiente de Ribeirão Preto.
DIRETRIZES APROVADAS NA CONFERÊNCIA
1- Criação de Coordenadorias de Defesa Civil (COMDEC´s) em todos os municípios;
2- Dotar as Coordenadorias de Defesa Civil (COMDEC´s) de infra-estrutura completa;
3- Todas as Coordenadorias de Defesa Civil (COMDEC´s) devem ter sede própria com galpão para armazenamento de estoque primário de socorro às vítimas de desastres naturais;
4-Estabelecer verba própria, dentro do orçamento municipal, para as Coordenadorias de Defesa Civil (COMDEC´s);
5- Aumentar o efetivo das Guardas Municipais, que atuam diretamente nas ações de defesa civil;
6- Abertura de concurso público para compor os cargos técnicos de defesa civil, para assegurar o vínculo e a continuidade dos serviços prestados à população;
7- As Coordenadorias de Defesa Civil (COMDEC´s) devem ter em seus quadros sociólogos, geógrafos e demais especialistas, a fim de que estudem a situação do município para a elaboração de plano preventivo e de ações de defesa civil;
8- Criar legislação específica para respaldar os órgãos oficiais nas situações de retirada de pessoas das áreas de risco e disponibilizar recursos para ações de prevenção e mobilização da comunidade;
9- Contratar pedagogos e técnicos para a elaboração de cartilha de orientações à população, no que se refere à Defesa Civil;
10- Aprovar legislação que exija a criação de um programa de educação da população quanto às medidas que previnem transtornos decorrentes de intempéries da natureza, bem como orientação de como agir durante um desastre natural;
11- Criar legislação que determine que os membros das Comdec´s sejam eleitos entre pessoas que comprovem experiência e conhecimento técnico em ações de defesa civil;
12- Criar legislação que obrigue a participação na Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (COMDEC) do Conselho Municipal de Meio ambiente (COMDEMA) e Conselho Municipal de Urbanismo (COMUR);
13- Incluir os temas educação ambiental e defesa civil nas grades curriculares das escolas públicas, sendo as aulas ministradas por integrantes das Coordenadorias de Defesa Civil;
14- Implementar legislação que obrigue maior número de lixeiras e eco pontos nos municípios;
15- Descentralizar a Defesa Civil, através da criação de núcleos de defesa civil nos bairros;
16- Criar legislação isentando às vítimas de desastres naturais do pagamento de taxas de água e esgoto e a suspensão do pagamento de prestações de imóveis financiados.
17- Criar legislação determinando que os Coordenadores de Defesa Civil (Comdec´s, Coordenadores Regionais e Adjuntos) tenham dedicação exclusiva às ações de defesa civil;
18- Celebrar convênios com universidades visando a profissionalização dos técnicos da Coordenadoria de Defesa Civil;
19- Investir em formação, simulados e treinamentos constantes dos integrantes das Coordenadorias de Defesa Civil;
20- Estimular a participação da sociedade nas ações de defesa civil, através da criação de brigadas de voluntários, os quais deverão receber treinamento adequado;
21- Elaborar planos preventivos de defesa civil, abrangendo áreas críticas;
22- Cadastrar as empresas de transportes públicos urbanos para o caso da necessidade de convocá-las para a remoção de pessoas das áreas de riscos.
REPRESENTANTES ELEITOS PARA A ETAPA ESTADUAL
Sociedade Civil - Alexandre Pastova
Sociedade Civil - Antônio Izildo Barelli
Sociedade Civil - Eurípedes Ignácio dos Reis
Sociedade Civil - Letícia Maria Leite
Sociedade Civil - Mônica Kofler Freitas
Sociedade Civil - Osmar Barra
Sociedade Civil - Silvia Diogo
Sociedade Civil - Vera Lúcia Casemiro Lima
Sociedade Civil - Viviane Rodrigues Alexandre
Trabalhador da Defesa Civil - Anderson Rogério da Silva
Trabalhador da Defesa Civil - André de Souza
Trabalhador da Defesa Civil - Carlos Alberto Carneiro
Trabalhador da Defesa Civil - Carlos Alberto Domingos
Trabalhador da Defesa Civil - Juliana Primo
Trabalhador da Defesa Civil - Laurindo Antônio da Silva
Trabalhador da Defesa Civil - Oscar Lincoln Portella
Trabalhador da Defesa Civil - Paulo César Ferreira
Trabalhador da Defesa Civil - Rogério Silva Dias
Trabalhador da Defesa Civil - Stélio Manuel Correia da Fonseca
Trabalhador da Defesa Civil - Vitor Puato de Almeida
Gestor público - Aires Rodrigues da Cunha
Gestor público - Emílio Ricardo Enrique Gerhardt
Gestor público - Emilson Capistrano de Oliveira
Gestor público - José Geraldo Rolfsen Florêncio
Gestor público - Jefferson Matiello
Gestor público - Josué Elias da Silva
Gestor público - Pedro R. Damasceno
Postado por André Luiz Tavares às 05:11 0 comentários
Novos Guardas Municipais devem estar na rua nos próximos 120 dias
Guarda passará a funcionar com efetivo de 242 membros
Vinte e quatro Guardas iniciarão processo de treinamento e outros 26 serão contratados em breve. O aumento do efetivo da Guarda Civil Municipal é um dos compromissos da prefeita Dárcy Vera junto à população.
O processo de treinamento, que se inicia no próximo mês com 24 novos guardas, terá duração de 90 dias e acontece após a aprovação nas etapas teórica, física, psicológica e médica. Nela, o guarda em treinamento é nomeado como “aluno guarda” e é submetido a uma preparação intensa. Somente após esta fase o guarda municipal está apto para sair às ruas.
Além das 24 novas contratações, a Prefeitura de Ribeirão Preto ainda convocará, a partir de 1º de fevereiro, 150 guardas aprovados no último concurso teórico realizado pela Administração Municipal. Estes guardas passarão pelas fases de exames físico, psicológico e médico, além do processo de treinamento de três meses de formação, sendo selecionados mais 26 membros que completarão as vagas restantes e somarão no total 50 novas contratações neste governo.
Segundo André Tavares, desde 2002 a Prefeitura de Ribeirão Preto não realizava contratações. “Essa medida da prefeita Dárcy Vera vem completar o quadro de guardas municipais, somando 242 efetivos”, afirma André Tavares.
Segundo a prefeita Dárcy Vera, com a contratação ganha a categoria, que tem mais estrutura de trabalho, e a administração municipal, que proporcionará mais segurança ao crescente número de prédios municipais, como postos de saúde, escolas municipais, secretarias, entre outros.
Fonte: http://www.ribeiraopreto.sp.gov.br/ccs/snoticias/i33principal.php?id=13466
Postado por André Luiz Tavares às 05:04 0 comentários
GCM IMPEDE FURTO EM SEU HORÁRIO DE FOLGA
No dia 06/02/2010, às 23:20 h, o GCM A. R. L. encontrava-se próximo à sua residência (Av. Caramuru), em horário de folga, e visualizou um tumuldo na via pública e gritos de um transeunte, momento em que percebeu um indivíduo correndo e foi em seu encalço logrando excito em dete-lo. Em contato com a vítima, esta informou que parou seu veículo defronte sua residência, para descarregar as compras do supermercado. Após levar algumas sacolas e retornar ao veículo aberto constatou que havia um indivíduo no seu interior e este quando visualizou a vítima fugiu do local, sendo surpreendido pelo GCM. As partes foram conduzidas ao Plantão Policial, onde o fatos foram registrados.
Parabéns ao GCM A. R. L. que mesmo estando de folga honrou com o compromisso de bem servir a população de Ribeirão Preto.
_____________________________________________________________________________________________________________________
NOTÍCIAS DA GUARDA CIVIL MUNICIPAL
RIBEIRÃO PRETO/SP
BOLETIM INFORMATIVO GCM-RP 01/2010
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DOS GUARDAS MUNICIPAIS (ABRAGUARDAS) VISITOU A GCM DE RIBEIRÃO PRETO
Em breve pretendemos realizar o Encontro Regional de GCM´s
No dia 15/01/2010, o Presidente da ABRAGUARDAS Eziquiel Edson Faria, acompanhado do GCM de São Paulo Carlinhos Silva, esteve na Base da GCM de Ribeirão Preto. Nesta visita foi decidida a realização de um trabalho em conjunto para o enaltecimento das Instituições Guardas Civis Municipais e restou pacífico a necessidade de fortalecer todas as GCM´s da região de Ribeirão Preto, através de uma maior integração e constantes trocas de experiências.
Para isso, primeiramente, será organizada uma reunião entre os comandantes das GCM´s de nossa região, na qual buscaremos através do consenso e de forma democrática estabelecer ações em parceria, ou seja, uma GCM ajudando a outra, por exemplo, se tenho infoseg na minha GCM vou ajudar as demais indicando o caminho a seguir, se vou realizar um curso vou convidar as demais GCM´s da região para participar, etc.
Também, estamos planejando a realização de um Encontro Regional de Guardas Civis Municipais, que deverá se tornar anual, sendo realizado cada ano em um município diferente.
JUNTOS PODEMOS TUDO!
GCM DE RIBEIRÃO PRETO RECUPERA OBJETO DE FURTO EM RESIDÊNCIA
No dia 19/01/2010, por volta das 23 horas, a VTR GCM 511 com os GCM´s Fortuna e Máximo estavam em patrulhamento quando foram solicitados por uma senhora, residente à rua redenção, a qual informou que ao chegar em sua residência, ouviu barulho de alguém que havia acabado de pular o muro dos fundos da casa. De imediato e com o apoio da VTR dos GCM´s Germano e Dias iniciaram patrulhameno nas imediações e lograram êxito em encontrar um adolescente na posse de um aparelho DVD. A vítima reconheceu o aparelho como sendo de sua propriedade e a ocorrência foi encaminhada ao 2º Plantão, onde a autoridade policial determinou a condução do adolescente ao NAI e restitui a res furtiva à sua proprietária.
GCM DE RIBEIRÃO PRETO TIRA TRAFICANTE DE CIRCULAÇÃO
No dia 19/01/2010, por volta das 21 horas, a VTR GCM 510 com os GCM´s Domingos e Rogério estavam a caminho de área municipal, localizada no Jd Aeroporto, recentemente reintegrada ao patrimônio municipal, quando no percurso se depararam com a prática de tráfico de entorpecentes à rua Mogi Guaçu x Rua Mirassol. De imediato solicitaram apoio e com a VTR GCM 514 (GCM´s Adilson e Guedes) efetuaram a prisão em flagrante do meliante.
O preso e a droga encontrada foram encaminhados ao 2º Plantão, onde a autoridade policial ratitificou a voz de prisão em flagrante.
Parabéns aos GCM´s que demonstraram tirocínio policial e retiraram de circulãção mais um transgressor da legislação penal.
GUARDAS CIVIS MUNICIPAIS IMPEDEM FURTO NO CENTRO DE RIBEIRÃO PRETO
No dia 13/01/2010, por volta das 23 horas, os GCM´s Adilson e Guedes encontravam-se em patrulhamento na Praça 7 de Setembro, quando foram informados por um munícipe que em uma construção na Rua Américo Brasiliense estava ocorrendo furto de materiais. De imediato se dirigiram ao local, onde localizaram uma caixa de ferramentas abandonada pela calçada. Um suspeito foi conduzido ao 1º Plantão Policial e o objeto de furto foi apreendido e encaminhado ao Distrito da área.
Parabéns aos GCM´s Adilson e Guedes pela eficiência e pronto atendimento às solicitações dos municípes.
GCM DE RIBEIRÃO PRETO LOCALIZA VEÍCULO QUE FOI ROUBADO NO MUNICÍPIO DE SERRANA
No dia 13/01/2010,por volta das 12 horas, os GCM´s da Vtr 515, Machado e Da Silva, localizaram no bairro Jd Juliana o veículo GM/Corsa Wind, ano 1996, que havia sido roubado na cidade de Serrana, no dia 10/01/2010. De imediato apresentaram a ocorrência no 8º Distrito Policial. A vítima foi localizada e teve o seu veículo restituído.
Parabéns, aos GCM´s Machado e Da Silva, que horaram o compromisso de bem servir a populãção.
GCM´S REALIZAM MAIS UMA PRISÃO EM FLAGRANTE NA BAIXADA DE RIBEIRÃO PRETO
No dia 07/01/2010, por volta das 22 horas os GCM´S Germano e Dias encontravam-se em patrulhamento pelo PS Central, quando foram abordados por um municípe, o qual relatou que momentos antes ao caminhar pela Av. Jerônimo Gonçalves em sentido ao ponto de ônibus foi roubado e agredido fisicamente. Tendo sido subtraído um cartão de vale-transporte com 200 unidades e a importância de R$ 70,00 em espécie.
Diante do relatado pela vítima a VTR GCM iniciou diligência na região e logrou êxito em localizar o meliante nas imediações do Centro Popular de Compras, sendo este reconhecido pela vítima e encaminhado ao 2º Plantão Policial, onde a autoridade policial de serviço ratificou a voz de prisão em flagrante e encaminhou o preso ao Centro de Detenção Provisória e restitui a vítima os objetos roubados.
Parabéns aos GCM´s Germano e Dias que demonstraram profissionalismo e prestaram um excelente serviço ao municípe e a segurança de nossa cidade.
1ª Conferência Municipal de Defesa Civil de Ribeirão Preto
Atendendo solicitação da prefeita Dárcy Vera que visa adequar o município para casos emergenciais que necessitem da atuação de gestores da defesa civil, a Prefeitura de Ribeirão Preto promoveu nesta semana, na sede da Guarda Civil Municipal, uma reunião para preparação da 1ª Conferência Municipal de Defesa Civil, já prevista para acontecer no dia 28 de janeiro, sem local e horários ainda definidos.
O encontro contou com a participação de representantes das secretarias municipais da Assistência Social, Meio Ambiente, Saúde, Educação, Infraestrutura, Fazenda, Obras Públicas, Planejamento e Gestão Pública, Esportes, Fundo Social de Solidariedade, Daerp, Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Associação das Guardas Civis Municipais e Fabarp (Federação das Associações de Bairros de Ribeirão Preto).
Segundo André Luiz Tavares, coordenador interino da Defesa Civil, a reunião buscou construir e fortalecer a política pública de Defesa Civil no município, traçando diretrizes para a realização da 1ª Conferência Municipal de Defesa Civil. “Esta iniciativa marca o compromisso consciente de instituições e da comunidade. O processo compreende uma mudança de atitude, ter acesso a recursos técnicos e materiais necessários, assim como, assumir responsabilidades para levar a efeito atividades planejadas para a redução de riscos e desastres, e construir comunidades mais seguras”, explica André Luiz Tavares.
A realização da 1ª Conferência Municipal de Defesa Civil trará para Ribeirão Preto a oportunidade de discutir, em âmbito municipal e posteriormente, Estadual e Nacional, questões ligadas a conhecimentos técnicos em Defesa Civil, bem como medidas de prevenção e redução de desastres e catástrofes, além de difundir junto à comunidade um compromisso e consciência de construção de uma cultura de Defesa Civil e profissionalizar as ações desta área.
MAIS USUÁRIOS DE DROGAS SÃO FLAGRADOS PELA GUARDA CIVIL MUNICIPAL DE RIBEIRÃO PRETO
Dados da Guarda apontam para aumento de 51,4% no total de detenções
Os dados da Guarda Civil Municipal (GCM) apontam um aumento de 51,4% no número de usuários de drogas encontrados durante os patrulhamentos em Ribeirão Preto de janeiro a outubro deste ano em comparação com o mesmo período do ano passado.
De acordo com os últimos dados da estatística da GCM, até outubro foram encontradas 103 pessoas usando ou portando drogas, ocorrências não caracterizadas como tráfico de entorpecentes. Já nos dez primeiros meses de 2008 o número foi de 68, num total de 109 usuários -os dados indicam que em 2009, portanto, o total de usuários flagrados deverá superar o de 2008.
Segundo o superintendente da GCM, André Luiz Tavares, todos os usuários encontrados são encaminhados para a Polícia Civil, onde têm os casos analisados pelo delegado. De acordo com a implantação da Lei de Drogas, em 2006, o usuário não pode responder criminalmente -e acaba sendo liberado.
Segundo o advogado João Daniel Rassi, autor do livro Lei de Drogas Anotada, pela legislação não há uma quantidade fixa que estabelece quem é traficante ou quem é usuário. "O fato do Estado não ter condições de controlar a venda não é empecilho", afirmou.
É na região da Baixada o local onde a GCM mais encontra usuários consumindo entorpecentes. De acordo com Tavares, o crack é a droga mais usada, por ser mais barata (uma pedra custa R$ 5) e surtir efeito mais rápido. "O crack está deixando de ser uma droga somente de pessoas de baixa renda. Jovens de classes mais altas começam a consumir também", afirmou. (Gabriela Yamada/Gazeta de Ribeirão)
Traficante engole crack
A reportagem teve acesso a uma gravação feita por câmeras do Olho de Águia, monitoradas pela Polícia Militar e GCM, que mostram o exato momento em que um rapaz vomita pedras de crack para vendê-las a quatro homens, durante uma madrugada, atrás do Centro Popular de Compras (CPC).
As pedras são comercializadas e depois o rapaz engole o que não foi vendido, para evitar com que seja feito um flagrante. De acordo com a Polícia Militar, em casos como este, geralmente o acusado é levado para uma das unidades de saúde, onde é feito exame para que seja comprovado o tráfico. (GY)
FONTE: GAZETA DE RIBEIRÃO (02/01/2010)
GUARDA CIVIL MUNICIPAL E MEIO AMBIENTE PARTICIPAM DO PLANTIO DE 150 MUDAS DE ÁRVORES
A Guarda Civil Municipal de Ribeirão Preto e a Secretaria Municipal do Meio Ambiente promoveram nesta quinta-feira, 17 de dezembro, o plantio de 150 mudas de árvores nativas e frutíferas. A ação, de cidadania e educação ambiental, aconteceu na Área de Preservação Ambiental (APA), na Rua 3B, com a Rua Diva Inácio Ambrósio, no bairro Jardim Itaú, e completou a sexta etapa do plantio de árvores do Projeto “Cobertor Verde”. Cerca de 20 guardas participaram do plantio.
A iniciativa das ações do Projeto “Cobertor Verde”, lançado no mês de setembro, já conta com o plantio total de 1.230 árvores. A proposta é chegar a 8 mil mudas para recuperar a área verde do município. Este trabalho atende solicitação da prefeita Dárcy Vera, que visa estimular o plantio e ampliar as áreas verdes na cidade com ações permanentes de arborização.
A presença da Guarda Civil Municipal no plantio registra a preocupação da corporação com o meio ambiente e a qualidade de vida. Também é uma medida de compensação aos danos causados pela emissão de poluentes no ar provocados pelas viaturas. Além disso, o plantio coíbe a invasão das áreas arborizadas.
GUARDA CIVIL MUNICIPAL DE RIBEIRÃO PRETO INICIA SISTEMA DE MONITORAMENTO ELETRÔNICO
EM UNIDADES DE SAÚDE
O projeto consiste no monitoramento através de câmeras, sendo 16 na UBDS Central, 16 na Unidade Distrital do Castelo Branco, 16 na Unidade Distrital Norte, 16 na UBS Jd Zara e 06 na Secretaria da Saúde, totalizando 70 câmeras e possibilitando a vigilância mais intensa destes equipamentos
Aderindo à modernidade do serviço público, proposta pelo Programa Ribeirão Digital, lançado neste mês de dezembro pela prefeita Dárcy Vera, a Guarda Civil Municipal iniciou nesta quinta-feira, dia 17 de dezembro, um sistema de monitoramento eletrônico. A medida visa propiciar uma vigilância mais intensa, incluindo, além da proteção pessoal já realizada por dois Guardas Civis Municipais em cada unidade de saúde, também a vigilância eletrônica.
Segundo André Luiz Tavares, superintendente da Guarda Civil Municipal, essa providência, apontada pela prefeita Dárcy Vera, tem a finalidade de prestar um serviço de qualidade à população e que corresponda às expectativas de uma sociedade globalizada. “O sistema é mais um recurso que a Guarda passa a ter e que prevê o aumento da segurança, com a instalação de câmeras internas nas UBDS, que serão controladas 24 horas por monitores instalados na base na Guarda Civil Municipal. Este serviço tem a proposta de coibir e registrar ocorrências de furtos dentro das UBDS” explica Tavares.
GAZETA DE RIBEIRÃO18/12/2009
UBDSs sob vigia
Saúde em segurança
Guarda Civil começa a monitorar unidades Central e do Castelo Branco com câmeras de vídeo
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Ribeirão Preto começou ontem a monitorar as imagens registradas pelas câmeras das Unidades Básicas Distritais de Saúde (UBDSs) Central e do Castelo Branco, além da Secretaria Municipal de Saúde, com o objetivo principal de fortalecer a segurança e coibir os furtos. De acordo com a secretária da Saúde, Carla Palhares, a intenção é expandir o monitoramento para as outras três UBDSs.
O monitoramento é feito dentro da Central de Atendimento e Despacho (CAD) da GCM, por 24 horas durante todos os dias da semana, que recebeu ontem um computador, para onde as imagens são transmitidas por meio da internet. “O único que custo que tivemos foi o do computador. Mais para frente, minha intenção é instalar duas telas de LCD, de 32 polegadas, para que as imagens fiquem mais bem expostas”, disse o superintendente da GCM, André Luiz Tavares.
Cada UBDS possui dois guardas municipais, que também são monitorados. “Daqui dá para ver se houve algum movimento estranho em determinado ponto e avisar o guarda”, afirmou Tavares. Em casos de ocorrência de furtos, as imagens poderão ser anexadas ao processo criminal do suspeito.
Cada uma das UBDSs que são monitoradas possui 16 câmeras, todas dentro das unidades, em todos os corredores e salas de espera. Até então, só a secretária da Saúde era quem acessava as imagens dos locais, pelo computador de seu gabinete. “Esse é um primeiro ensaio para melhorar a segurança, principalmente nas unidades que funcionam 24 horas. O objetivo não é impedir a entrada de ninguém, e sim de monitorar a entrada de pessoas suspeitas, de bêbados”, afirmou Carla, que disse que não há a intenção de monitorar o trabalho dos funcionários.
Segundo ela, a secretaria registra furtos de diversos materiais, como papel higiênico, sabonete e até torneira. “Geralmente são usuários de droga, que levam a torneira para conseguir dinheiro. A reposição de produtos é feita várias vezes por dia”, afirmou.
GCM quer câmeras em parques
Depois de ter o sistema implantado em todas as cinco Unidades Básicas Distritais de Saúde (UBDSs), o superintendente da Guarda Civil Municipal (GCM), André Luiz Tavares, afirmou que pretende ampliar o monitoramento para as praças públicas, com o objetivo de combater furtos e roubos, além do tráfico de entorpecentes.
“Ainda não há data definida, é um projeto que ainda estamos elaborando”, afirmou Tavares. A segurança das praças públicas é de responsabilidade da GCM, que faz patrulhamentos nos locais com viaturas e de bicicleta. Até o mês passado, de acordo com dados estatísticos da GCM, foram feitas 20.710 patrulhas em praças de Ribeirão. O monitoramento nas praças, que também deverá ser feito por 24 horas, pode também impedir o vandalismo, como o que ocorre no coreto e nos bancos da Praça Sete de Setembro. (GY)
GABRIELA YAMADA
Gazeta de Ribeirão
REALIZAÇÕES DA GCM-RP EM 2009
Turno das 07:00 às 15:00 horas:
- Atende 46 equipamentos municipais (postos fixos);
- Mantém 09 viaturas em patrulhamento (postos móveis), subtraindo as que estão de folga no dia;
- 88 GCM´s no turno (ressalta-se, que desse total devem ser subtraídos os GCM´s de folga, férias, licença prêmio, licença médica e faltas injustificadas).
Turno da 15:00 ás 23:00 horas
- Atende 31 equipamentos municipais (postos fixos);
- Mantém 07 viaturas em patrulhamento (postos móveis), subtraindo as que estão de folga no dia;
- 57 GCM´s no turno (ressalta-se que desse total devem ser subtraídos os GCM´s de folga, férias, licença prêmio, licença médica e faltas injustificadas).
Turno das 23:00 às 07:00 horas
- Atende 26 equipamentos municipais (postos fixos);
- Mantém 03 viaturas em patrulhamento (postos móveis), subtraindo as que estão de folga no dia.
- 47 GCM´s no turno (ressalta-se que desse total devem ser subtraídos os GCM´s de folga, férias, licença prêmio, licença médica e faltas injustificadas).
- ATENDIMENTO DE SOLICITAÇÕES E REALIZAÇÕES DA GCM
A Administração tem mantido diálogo permanente e atendido às solicitações da CIPA, Sindicato Servidores Municipais e Associação dos GCM´s, vejamos:
1• aquisição de protetor solar;
2• colocação de grade de proteção nas vtr´s: Blazer e Paratis;
3• reforma do banheiro masculino, que passou a ter dois vasos sanitários, um mictório e dois chuveiros; (antiga solicitação);
4• aquisição de purificador de água;
5• aquisição de garrafas térmicas para garantir aos GCM´s água gelada em treinamentos e eventos;
6• aquisição de 23.500 (vinte e três mil e quinhentas) munições para treino. Pela 1ª vez os GCM´s tiveram um treinamento com 120 disparos;
7• aquisição de 10 pares de botas operacionais;
8• aquisição de 02 pares de botas para motociclistas;
9• plotagem das motos;
10• aquisição de álcool em gel;
11• aquisição de ventilador para a cabine do calçadão;
12• aquisição de ar condicionado para o CAD;
13• aquisição de 1 (um) aparelho celular para o CAD;
14• aquisição de 2 (duas) máquinas fotográficas, para o patrulhamento ambiental e registro das operações da GCM;
15• aquisição de 30 (trinta) pranchetas de acrílico;
16• aquisição de 40(quarenta) pranchetas de Eucatex;
17• aquisição de 10 (dez) capacetes para motociclistas;
18• aquisição de 40 (quarenta) baterias de HT´s;
19• aquisição de 30 (trinta) presilhas de HT´s;
20• aquisição de 15 (quinze) lanternas recarregáveis 1.000.000 velas;
21• aquisição de 30 pares de bota de PVC p/ ações de Defesa Civil;
22• aquisição de 50 cones para sinalização;
23• aquisição de 50 unidades de fitas zebradas;
24• aquisição de 50 metros de corda;
25• renovação do seguro das viaturas;
26• instalação do sistema de fibra ótica, a fim de melhorar os serviços informatizados e possibilitar o futuro monitoramento pelo CAD das praças da área central;
27• Escala de dois GCM´s com dois rádios de comunicação nas Distritais de Saúde;
28• monitoramento eletrônico das UBDS´s;
29• aquisição de banner GCM para ilustrar reportagens à imprensa televisiva, a fim de divulgar e enaltecer a Instituição;
30• aquisição de 3 (três) holofotes e troca das lâmpadas, visando a melhoria da iluminação da Base GCM e o aumento da segurança dos GCM´s.
31• Renovação do contrato de celulares utilizado pelo Comando: além de reduzir o valor dos minutos também conseguimos gratuidade na ligação entre os chefes e mais um aparelho celular para o CAD, que também fala com os chefes sem qualquer custo à Administração;
32• Não renovamos o contrato de locação de máquina de fotocópias, pois com valor da locação adquirimos uma máquina de fotocópias que terá vida útil de muitos anos;
33•Curso de Requalificação na Academia de Polícia Civil;
34• Campanha de Vacinação da Gripe, em parceria com a CIPA GCM;
35• Campanha de Exames Preventivos, em parceria com a CIPA GCM;
36• aquisição de livros para a Divisão Jurídica;
37• aquisição de ventilador para a contabilidade:
38• aquisição de ventilador para a chefia operacional;
39• aquisição 3 (três) impressoras;
40• aquisição de 01(um) notebook;
41•”up grade” em 4 (quatro) computadores;
42• aquisição de 1 (uma) máquina fotocopiadora/impressora;
43• aquisição de 1 (um) armário arquivo para o RH;
- COMANDO PRÓPRIO
Hoje não só temos um guarda de carreira no comando da GCM, como também temos guardas de carreira na Diretoria Operacional, Diretoria Administrativa, Chefia Operacional e Chefia de Treinamento e Habilitação.
A solicitação de comando próprio é muito antiga, vários governantes até prometeram durante a eleição, mas nunca cumpriam depois de eleitos. A Prefeita Dárcy Vera honrou sua promessa de campanha e realizou o sonho da categoria.
- QUALIFICAÇÃO DOS GCM´s
Por iniciativa pessoal da Prefeita Dárcy Vera todo o efetivo da GCM recebeu orientação de altíssimo nível. O curso realizado na Academia de Polícia Civil do Estado de São Paulo é reconhecido como um dos melhores do país.
Pela primeira vez os GCM´s tiveram um curso ministrado exclusivamente por delegados de polícias renomados e experientes.
A atual Administração preocupa-se com o investimento no ser humano e por isso uma das primeiras providências foi investir na qualificação do profissional GCM, o que certamente resultará em melhores serviços à população.
Cursos realizados:
• Requalificação em Patrulhamento Ciclístico;
• Stress x Relacionamento Humano
• Pilotagem de Motos e VTRs;
• Abordagem e Algemação;
• Imobilização e Manuseio do Bastão Tonfa;
• Requalificação em Segurança Patrimonial, Pessoal, de Bens e Serviços Público Municipais;
• Práticas de Embarque/Desembarque em VTRs, Abordagens e Noções de Patrulhamento;
• Aikido;.
• Kendo
• Curso de Requalificação na Academia de Polícia Civil-SP (todo o efetivo – conclusão em 17/11/09)
- CONTRATAÇÃO DE GCM´s
Depois de mais de 7 (sete) anos de espera, finalmente a contratação de GCM´s acontecerá. No dia, 18 de setembro de 2009, a Prefeita Dárcy Vera autorizou a contratação de 39 GCM´s. Os candidatos aprovados darão continuidade ao concurso em andamento e as contratações serão efetuadas.
Nos últimos anos a GCM perdeu mais de 30 profissionais, por diversos motivos (aposentadoria, óbito etc) sem que ocorresse a devida substituição. Com isso o atendimento à população foi prejudicado, pois enquanto a cidade crescia o efetivo da GCM diminuía.
Não podemos esquecer que a última contratação em 2002 foi de apenas 21 GCM e a penúltima em 1997 de apenas 17 GCMF´s. Hoje, a atual Administração da Prefeita Dárcy Vera já autorizou a contratação de 39 (trinta e nove) GCM´s.
- GCM´S NA COMISSÃO DE LICITAÇÃO
Antes a Comissão de Licitação era restrita a poucos e não se comentava o assunto com os GCM´s. Hoje temos GCM´s do operacional participando e podendo colaborar e fiscalizar para a lisura dos procedimentos licitatórios.
- PATRULHAMENTO CICLÍSTICO
Em março de 2009 implantamos o patrulhamento ciclístico na área central, o que tem gerado excelentes retornos e muitos elogios dos comerciantes e população que realizam suas compras no centro da cidade. Este tipo de serviço consagra a filosofia do patrulhamento comunitário e aproxima a GCM da população.
Para viabilizar este patrulhamento a GCM realizou a manutenção em 7 (sete) bicicletas.
- PATRULHAMENTO MOTOCICLÍSTICO
Neste 2º semestre providenciamos o conserto das motos, mudamos a plotagem para azul marinho e voltamos a ter o patrulhamento motociclístico. Este tipo de patrulhamento significa que os GCM´s podem contar com um apoio mais rápido e também torna mais ágil e eficaz o combate as ações delituosas.
- PROJETOS NAS ESCOLAS
Em 2009 os projetos da GCM ampliaram o nº de crianças atendidas:
Educando para a Vida: 1.556 crianças
Anjos da Guarda: 4.409 crianças
Amigos da Natureza: 816 crianças
Enfim, somente neste ano 6.781 (seis mil setecentos e oitenta e uma) crianças passaram pelos projetos da GCM.
Desta forma, a GCM tem contribuído para a formação de cidadãos de caráter e para o futuro de nossas crianças, orientando-as para o perigo das drogas, a importância dos estudos, o respeito aos mais idosos, a solução pacífica de conflitos, o respeito ao meio ambiente, a educação no trânsito etc.
- PRISÕES EM FLAGRANTE
A GCM aumentou o nº de prisões em flagrante em 2009. Para se ter uma idéia, em 2008, de janeiro a dezembro foram efetuadas 14 (quatorze) prisões em flagrante; em 2009, de janeiro a 30de dezembro a GCM efetuou 22 (vinte e duas) prisões em flagrantes. Isto é, realizou-se 08 (oito) prisões a mais em relação ao ano anterior, o que representa um aumento de 57,15%. Estes resultados são frutos de um trabalho sério e da dedicação dos GCM´s.
- INFOSEG
Este é o Sistema de Informações mais moderno do país, que garante, entre outras coisas, o acesso às placas de veículos e fichas criminais. O convênio em parceria com o Ministério da Justiça já foi assinado pela Prefeita Municipal Dárcy Vera e estamos aguardando o envio dos equipamentos, que também serão fornecidos pelo governo federal, sem qualquer ônus à Administração Municipal.
- DOIS PROJETOS PROTOCOLADOS PLEITEANDO VERBA FEDERAL
1- Proposta de Convênio nº 017447/2009, cadastrada no Ministério da Justiça em 23/04/09;
2- Proposta de Convênio nº 085902/2009, cadastrada no Ministério da Justiça em 23/10/09.
No momento estamos aguardando a aprovação dos projetos, que pela primeira vez foram elaborados em parceria com representantes do Sindicato dos Servidores Municipais e Associação dos Guardas Civis Municipais.
- 1ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA (CONSEG)
A GCM coordenou a etapa municipal de Ribeirão Preto da 1ª CONSEG, que foi sucesso absoluto tendo sido a maior do Estado de São Paulo com mais de mil participantes. Ribeirão Preto esteve presente em todas as etapas (municipal, regional, estadual e nacional) e por escolha da Prefeita Darcy Vera o Superintendente GCM André Tavares foi o representante do poder público municipal na etapa nacional em Brasília, oportunidade em que foram aprovados princípios e diretrizes de extrema importância para o desenvolvimento da instituição GCM, quais sejam:
Princípio 5 - Pautar-se pelo reconhecimento jurídico-legal da importância do município como co-gestor da área, fortalecendo sua atuação na prevenção social do crime e das violências. (258 VOTOS)Diretriz 8. 2.18 B - Regulamentar as Guardas Municipais como polícias municipais: definir suas atribuições constitucionais; regulamentar a categoria; garantir direitos estatutários, dentre eles jornada de trabalho, plano de carreira, aposentadoria, assistência física e mental, regime prisional diferenciado, programas habitacionais, seguro de vida, critérios do exame psicotécnico a cada quatro anos, concurso público, com exigência mínima de nível médio completo. (697 VOTOS) Princípio 5 - Pautar-se pelo reconhecimento jurídico-legal da importância do município como co-gestor da área, fortalecendo sua atuação na prevenção social do crime e das violências. (258 VOTOS).
- DESFILE DE SETE DE SETEMBRO
A Guarda Civil Municipal coordenou os festejos da Independência do Brasil, no dia 7 de setembro, quando mais de 3 mil pessoas desfilaram na Av. Paschoal Inecchi para um público de cerca de 5 (cinco) mil pessoas.
- SERVIÇOS EVENTUAIS DA GCM:
REINTEGRAÇÕES DE POSSE
Neste ano a GCM participou de 5 (cinco) reintegrações de posse, com atuação brilhante dos guardas civis municipais, que garantiram o cumprimento da ordem judicial sem que ocorresse qualquer ato de violência.
1- Reintegração de área na Av. dos Andradas;
2- Reintegração de área na Av. Cásper Líbero;
3- Reintegração de área na Via Norte
4- Reintegração de área no Jd Aeroporto;
5- Reintegração de área na Barragem de Santa Tereza.
DEFESA CIVIL
A GCM, representando a Defesa Civil do Município, em 2009 já atuou efetivamente em vários casos de enchentes e Vendavais, prestando auxílio à população.
MANIFESTAÇÕES NO PALÁCIO DO RIO BRANCO
A GCM atuou em manifestações em frente à Prefeitura e de maneira ordeira e sem violência garantiu a preservação do patrimônio público e contribui para a solução pacífica dos conflitos.
OPERAÇÃO CARNAVAL
A Guarda Civil Municipal organizou plantão especial no feriado prolongado de Carnaval. Um efetivo de 80 guardas civis atuou nos desfiles de carnaval e também manteve o patrulhamento externo (com viaturas), na região onde foram realizados os desfiles de carnaval (Ribeirão Preto e Bonfim Paulista), garantindo a segurança e tranqüilidade para o público presente.
SEMINÁRIO SOBRE DELINQUÊNCIA JUVENIL
A Guarda Civil Municipal apoiou e participou diretamente na realização do III Seminário Internacional sobre Delinqüência Juvenil, realizado nos dias 26 e 27 de março 2009, no Centro de Convenções Ribeirão Preto. Na oportunidade especialistas brasileiros, chilenos e canadenses discutiram o tema e apontaram soluções.
Vários GCM´s participaram ampliando seus conhecimentos, o que se traduz em serviço qualificado à população.
DIA DAS MÃES
No mês de maio a Guarda Civil Municipal preparou uma homenagem a todas as GCMF´s mães. Na oportunidade foi exibido um vídeo elaborado pela Chefe de Recursos Humanos Srª Lídia Valéria Madeira, leitura de poesia pela GCMF Isabel Cristina, entrega de brindes e flores às mães. Para o encerramento foi servido um café da manhã embalado pela voz do Amigo e radialista Loureiro Júnior.
Honraram-nos com suas presenças a prefeita Dárcy Vera, a Secretária do Bem Estar Social Maria Sodré e a Presidente do Fundo Social Mara Regina Canhedo Pereira.
GOVERNO ITINERANTE
A Guarda Civil Municipal participou de todos os Governos Itinerantes, garantindo a segurança e tranqüilidade do evento. Ainda, disponibilizou a população a Exposição Fotográfica retratando os 15 anos de história da Corporação e orientou a população com distribuição de cartilhas com dicas de segurança.
AGRISHOW
Considerada a maior feira de agronegócios da América Latina, a Agrishow é de extrema importância para o município de Ribeirão Preto e a Guarda Civil Municipal preocupada com o sucesso do evento colaborou prestando o serviço de segurança, garantindo aos expositores e público a realização de negócios com tranqüilidade.
CAMINHADA DO CALVÁRIO
Um efetivo de mais de 60 guardas civis municipais atuaram na “Caminha do Calvário”, festa popular que reúne milhares de “seguidores” há 27 anos em Ribeirão Preto para encenação pública da Paixão de Cristo, com início às 16h da sexta-feira, saindo da Esplanada do Theatro Pedro II e seguindo até o Morro de São Bento.Além da segurança neste evento, onde os guardas municipais fazem um cordão de isolamento separando os romeiros e artistas que interpretam a encenação, a corporação manteve o efetivo nas ruas realizando o trabalho diuturno de preservação dos patrimônios públicos, com patrulhamento interno e externo.
GUARDA MUNICIPAL DE RIBEIRÃO PRETO PARTICIPOU DE SEMINÁRIO NACIONAL, EM BRASÍLIA
“Guardas Municipais e Segurança Pública” e “O papel dos Municípios na Segurança Pública” foram os temas do Seminário Nacional, realizado no Auditório Nereu Ramos da Câmara dos Deputados, em Brasília, na quinta-feira, dia 14 de maio de 2009.
Segundo André Luiz Tavares, superintendente da Guarda Civil Municipal de Ribeirão Preto, que participou do seminário, destacou que o objetivo foi discutir a atuação das guardas municipais e o seu papel na segurança pública dos municípios, através da discussão da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 534/02, em tramitação na Câmara. “Além disso, vale destacar que a Guarda Civil Municipal de Ribeirão Preto tem por finalidade atuar com observância total aos ditames legais, ressaltando o caráter comunitário e trabalho preventivo desenvolvido por estas instituições, de modo a prestar serviços de qualidade à população", afirma André
FEIRA DO LIVRO
A Guarda Civil Municipal montou uma operação especial com cerca de 60 GCM´s, divididos em dois turnos, garantiram a segurança do patrimônio público e da população, que freqüentou a feira do livro, no período de 18 a 28 de junho de 2009.
PEDALA RIBEIRÃO
A Guarda Civil Municipal participou da organização do passeio ciclístico “Pedala Ribeirão”, que fez parte dos festejos do aniversário de Ribeirão Preto.
FESTIVAL TANABATA
Aproximadamente 30 GCM´s garantiram a segurança no Festival Tanabata, que aconteceu nos dias 03, 04 e 05 de julho e contabilizou um público de aproximadamente 70 mil pessoas.
APOIO À FISCALIZAÇÃO GERAL
A partir de 14 de setembro a GCM, através de 2 (dois) motociclistas, passou a dar segurança diariamente aos fiscais, contribuindo para o cumprimento da lei e manutenção da ordem no município.
- SEMANA AZUL MARINHO
Eventos voltados aos GCM(F)´s em comemoração ao Aniversário de 16 anos da Instituição e ao Dia do GCM:
Calendário de festividades:
- 03 e 04/10/2009 (sáb e dom): "TORNEIO DE FUTEBOL"
"Local: Associação dos Guardas Civis Municipais
Horário: à partir das 08 horas
- 07/10/2009 (quarta): "MISSA EM AÇÃO DE GRAÇAS"
Local: Catedral Metropolitana
Horário: às 18 horas (GCM´s irem uniformizados)
- 10/10/2009 (sábado): "BAILE GCM"
Local: Ipanema Clube (Salão Vip)
Horário: à partir das 23 horas
OPERAÇÃO FINADOS
No dia 02 de novembro de 2009 a segurança dos Cemitérios da Saudade, Bom Pastor e Bonfim Paulista foi garantida por 35 GCM(F)´s mais o apoio das viaturas que patrulham as ruas do município. A operação foi realizada sem prejuízos aos demais serviços de rotina da GCM, que também se manteve presente nas unidades de saúde, praças e demais prédios públicos.
OPERAÇÃO NATAL
Cerca de 50 GCM´s, diariamente, no período de 01 à 24 de dezembro, garantiram a segurança da população que freqüentou o centro da cidade de Ribeirão Preto e principalmente o calçadão, para realizarem suas compras natalinas. Os GCM´s efetuaram patrulhamento a pé, ciclístico, motociclístico e de viaturas em toda a extensão do calçadão, quadrilátero central e nas Praças XV de Novembro, Carlos Gomes, Bandeiras e Sete de Setembro, no período das 8h às 23 horas.
GUARDA CIVIL MUNICIPAL E MEIO AMBIENTE
A Guarda Civil Municipal e a Secretaria Municipal do Meio Ambiente promoveram na quinta-feira, 17 de dezembro, o plantio de 150 mudas de árvores nativas e frutíferas. A ação de cidadania dos GCM´s aconteceu na Área de Preservação Ambiental (APA), na Rua 3B, com a Rua Diva Inácio Ambrósio, no bairro Jardim Itaú. Cerca de 20 guardas participaram diretamente do plantio.
MONITORAMENTO ELETRÔNICO DAS UBDS´s
Aderindo à modernidade do serviço público, proposta pelo Programa Ribeirão Digital, lançado neste mês de dezembro pela prefeita Dárcy Vera, a Guarda Civil Municipal iniciou na quinta-feira, dia 17 de dezembro, um sistema de monitoramento eletrônico junto às Unidades Básicas Distritais de Saúde UBDS´s Central, Norte, Leste, UBS Jd. Zara bem como na sede da Secretaria Municipal de Saúde. A medida, que se estenderá às outras UBDS, visa propiciar uma vigilância mais intensa, incluindo, além da proteção pessoal já realizada por dois Guardas Civis Municipais em cada unidade de saúde, também a vigilância eletrônica. O projeto consiste no monitoramento através de 70 (setenta) câmeras.
PARTICIPAÇÃO DA GCM NOS CONSELHOS MUNICIPAIS
- Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes (CMDCA);
- Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (COMDEC);
- Conselho Municipal de Urbanismo (COMUR);
- Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PET);
- FORTEC: a GCM tem assento na Diretoria da Fortec, através do Superintendente André Tavares que foi empossado pela Exma Prefeita Municipal no cargo de Curador da Instituição.
APOIO ÀS SECRETARIAS
Salienta-se, também, que a GCM esteve presente em todos os eventos organizados pela Administração, por exemplo, Carnaval, Caminhada do Calvário, Agrishow, Virada Cultural, Aniversário da cidade, Feira do Livro, FEAPAM, Desfile de Sete de Setembro, Eleições do Conselho Tutelar etc. Ainda, realizamos operações especiais nos cemitérios no Dia de Finados, Operação Natal, de Reintegração de Posse, participação em todos os eventos promovidos pela Secretaria da Cultura, segurança em jogos oficiais promovidos pela Secretaria de Esportes, apoio ao Fundo Social nas campanhas do agasalho, combate à dengue, campanhas de vacinação, etc.
Ribeirão Preto, 31 de dezembro de 2009.
André Luiz Tavares
Superintendente
Lidiana Alves Azevedo Standoro
Diretora Operacional
Leocádia Maria Bini
Diretora Administrativa
Jason Moisés Albuquerque
Diretor Financeiro
Josué Elias da Silva
Chefe Operacional
Jefferson Matiello
Chefe de Treinamento e Habilitação
Júlio Antônio Lopes Marcelino
Chefe de Ad
Enviado por: Comandante André
Nenhum comentário:
Postar um comentário