quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010 Luiz Damasceno
Porte de armas e formação com a Polícia Federal estão nos planos da corporação
Em reunião no final da tarde da última quarta-feira (3), o prefeito Gilmar Rinaldi e o secretário de Ações de Segurança Pública e Trânsito, Arno Leonhardt, conversaram com representantes da Guarda Municipal (GM) a respeito de reivindicações da categoria e o projeto de qualificação e formação do efetivo de segurança da cidade. Na oportunidade, os presentes concordaram em encaminhar à Polícia Federal o convênio que dá início ao processo de regularização do porte de armas para a Guarda.
Após a assinatura, ainda com data indefinida, a GM deve preencher uma série de outros requisitos para obter o porte. A partir de sexta-feira (5), um grupo de trabalho deve se reunir quinzenalmente para acompanhar a evolução do projeto e traçar os próximos passos. Gilmar Rinaldi também assumiu o compromisso de adquirir novos equipamentos imediatamente, a partir de um resumo das principais necessidades materiais da GM, a ser entregue até a próxima semana ao prefeito.
Ainda no final de fevereiro a Administração Municipal abre o processo licitatório para adquirir 25 novas câmeras de videomonitoramento, que somadas às quatro já existentes, ampliarão o alcance do policiamento comunitário em regiões estratégicas da cidade. Nas próxima semanas, Gilmar também pretende convocar os prefeitos da região metropolitana para discutir a implementação da Academia Integrada de Guardas Municipais (AGM), para a qual Esteio recebeu mais de 3 milhões de reais em recursos do Governo Federal em dezembro de 2009.
Saiba mais sobre a AGM
A AGM, sediada em Esteio, será um espaço de referência no Estado, fornecendo qualificação profissional para o efetivo de todas cidades que possuem o órgão, de acordo com a matriz curricular proposta pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP). "Essa academia será um exemplo para todo o Brasil", avaliou o ministro Tarso Genro no lançamento da AGM. "As guardas municipais possuem um papel fundamental no policiamento comunitário, garantindo a eficácia das políticas de prevenção e apoiando os demais órgãos de segurança".
A primeira fase do projeto prevê a formação de 1560 guardas das 11 cidades da Grande Porto Alegre já em 2010, em instituições de ensino a serem definidas pela SENASP. Após a elaboração do modelo pedagógico e de gestão, a Academia Integrada das Guardas Municipais terá a sua sede física no município, em área a ser definida.
Publicado em PREFEITURA DE ESTEIO
--
Postado por GCM Guilherme no Blog do GCM Guilherme em 2/04/2010 07:49:00 PM
sábado, 13 de fevereiro de 2010
Esteio: Cidade terá Academia Integrada de Guardas Municipais
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário