sábado, 30 de janeiro de 2010

Notícias da Guarda Municipal de Salvador

clip_image002 clip_image004

SUSPREV PRESENTE EM OBSERVATÓRIO DO CARNAVAL

Guardas Municipais do Núcleo de Projetos Especiais (Nupe) palestraram sobre medidas preventivas da violência na maior festa popular do mundo

ASCOM/SUSPREV- 25-01-10

Na sexta-feira passada (22), a SUSPREV esteve presente ao Observatório da Discriminação Racial, Violência Contra a Mulher e Atos Homofóbicos-2010. O foco de observação da capacitação realizada foi o tema da violência e da segurança pública, em que palestrantes do Fórum da Juventude Negra, Polícia Civil, Polícia Militar e Guarda Municipal expuseram, no Auditório da SEFAZ, de que maneira pretendem atuar no Carnaval deste ano. “Esperamos que essa discussão seja proveitosa para que possamos adquirir conhecimento e melhor trabalhar pela nossa cidade neste grande evento”, abriu a sessão de palestras Edmilson Sales, sub-secretário Municipal da Reparação.

A representante da Polícia Civil, Isabel Alice, falou da necessidade de uma ação conjunta dos órgãos municipais e estaduais nas festas populares, mostrando os Postos de Policiamento Integrados (PPI´s, que atuam com policiamento civil e militar), a intensificação das Centrais de Flagrante e do efetivo de policiais, o uso de novas tecnologias, como celulares com acesso à internet e câmeras no circuito carnavalesco, e os trabalhos da polícia civil também no carnaval nos bairros da cidade e no interior do estado.

Em seguida, a assistente social e membro do Fórum da Juventude Negra, Carla Akotirene, falou sobre a visão da sociedade civil em relação à violência e segurança pública no carnaval de Salvador. “Defendemos que o Observatório Racial seja um instrumento de mudança e reversão e parabenizo a Guarda Municipal pelos trabalhos de conscientização e prevenção da violência realizado nas escolas e comunidades de Salvador.”

Dando continuidade, a SUSPREV, representada pelas Guardas Municipais do Núcleo de Projetos Especiais (Nupe), Elza Carolina e Renata Nascimento, abordou a importância da educação como medida preventiva fundamental para o combate às diversas formas de violência e fizeram um apanhado geral das ações da Guarda no carnaval passado. “O auxílio à SESP no ordenamento do comércio informal, a assistência dada ao folião e a maior fluidez no tráfego de veículos no circuito da folia, além do apoio aos trabalhos de recolhimento e encaminhamento de documentos pessoais perdidos, foram motivos de elogios à Guarda Municipal”, afirmou a GM Elza Carolina, que finalizou a palestra mostrando as ações a serem realizadas pala SUSPREV em seu segundo ano de Carnaval. “Através do Decreto 20.505 de 28 de dezembro de 2009 (Estatuto das Festas Populares), poderemos ampliar nossa atuação com amparo legal e maior propriedade. Dessa forma, a instituição pretende manter os resultados satisfatórios alcançados ano passado e firmar a Guarda Municipal como órgão de fundamental importância para o município de Salvador”.

Por fim, o representante do Núcleo de Religiões de Matriz Africana da Polícia Militar da Bahia (NAFRO/PM-BA), Sargento Eurico, palestrou sobre a atuação do grupo no Observatório Racial durante o carnaval e o trabalho de conscientização realizado pelo núcleo entre os policiais militares.

Noel Tavares

ASCOM-SUSPREV

Nenhum comentário:

Postar um comentário